sexta-feira, 1 de agosto de 2014

TIPOS DE OBREIROS -


  1.  O BOM OBREIRO O bom obreiro tem suas características destacadas nas Sagradas Escrituras. Em 1 Timóteo 4.6, Paulo fala ao jovem obreiro Timóteo obreiro a ser fiel e diligente no ministério, pois, assim, ele seria “um bom ministro de Jesus Cristo”. Em Mateus 25.21,23, na parábola dos dez talentos, Jesus fala que os servos que investiram nos talentos que lhes foram deixados para administrar receberam de seu senhor o reconhecimento como servos bons e fiéis: “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. “Bom”, segundo os textos bíblicos de Timóteo e Mateus, é ser sadio na fé, no viver e na doutrina bíblica; equilibrado em tudo; capaz; aprovado (2Tm 2.15); limpo quanto ao bom combate espiritual (2Tm 4.8); e duradouro quanto ao seu trabalho e aos frutos de seu trabalho. Os sinais de um bom obreiro são nítidos. Ele é fiel, leal à toda prova e humilde. O humilde aprende mais, resiste mais, aparece pouco, mas faz muito. Um exemplo disso está em Lucas, em Atos dos Apóstolos; Aristarco (Cl 4.10) e Epafras (Fm 23). Outros sinais são a sua espiritualidade e consagração. Ele também é dócil. É fácil de se lidar com ele. O bom obreiro é diligente, esforçado. Às vezes até exagera no trabalho do Senhor. Temos o exemplo de  Epafrodito (Fp 2.25-30). Ele também é discreto e controla seus impulsos e sua língua ao falar. Apóstolo Paulo é um exemplo, como podemos ver no texto em que fala de suas “visões e revelações do Senhor” (2Co 12.1) e de seu “espinho na carne” (2Co 12.7). Outro exemplo do modo como ele sabia controlar seus impulsos está no comentário a respeito de Demas, seu obreiro auxiliar: “Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica”, 2Tm 4.10. Nada mais Paulo quis falar sobre Demas. Outro sinal marcante de um bom obreiro é a sociabilidade. Ele é sociável com os seus pares de ministério, a sua congregação e a família. Imagine um obreiro que ninguém o quer por ser anti-social. É inadmissível.

        2.     O MAU OBREIRO “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão!”, Fp 3.2. “Respondendo-lhe, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo”, Mt 25.26. “Não terão conhecimento os obreiros da iniqüidade, que comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor”, Sl 14.4. Os textos acima deixam claro que obreiro de má qualidade é aquele que é infiel e não procura melhorar. Mas como um bom obreiro torna-se mau ou ruim? O bom obreiro costuma tornar-se mau aos poucos. Temos os exemplos bíblicos de Judas Iscariotes, discípulo de Jesus; Geazi, servo do profeta Eliseu; e Demas, cooperador do apóstolo Paulo. A mudança é fruto dos maus costumes e maus hábitos que o obreiro trouxe do passado, ou os adquiriu depois, e não largou. Outra coisa que pode afetar um bom obreiro, tornando-o ruim é o desconhecimento do seu temperamento e o agir segundo este (Pv 16.32; 23.12; 25.28). Há também o caso de bons obreiros que se tornam maus por copiarem maus exemplos dos outros e de fora ou por ter má formação ministerial (Lc 9.49-50). Um obreiro estranho, misterioso, enigmático, isolado de todos, também tem tudo para se tornar um mau obreiro, bem como o obreiro sempre imaturo social, emocional e espiritualmente (Ec 10.16). Por último podemos citar como fator que pode provocar essa mudança negativa o obreiro receber poderes em demasia, como no caso de Joabe (2Sm 3.39; 16.10; 19.22). Os sinais de um mau obreiro estão listados em Mateus 25.26, Jeremias 6.13 e 50.6, e Miquéias 3.9-11. Ele é parasita, indolente, ocioso, preguiçoso, desordenado na sua vida, na família e no seu trabalho; não tem ordem, é ambicioso por posição, cargo e credencial; é invejoso, mercenário e mercadeja os dons e as coisas de Deus. Neste caso, temos os exemplos de Balaão e Simão, o mago (At 8.18). O mau obreiro também é liberal na doutrina bíblica, e nos bons e santos costumes da igreja, como o sacerdote Urias (2Rs 16) e as duplas Himeneu e Fileto, e Himeneu e Alexandre (2Tm 2.17-18 e 4.14-15). Aliás, muitos maus obreiros costumam agir em dupla. O mau obreiro é briguento. Daí, passa a politiqueiro. É divisionista por rebeldia (1Rs 13.26) e reclamador crônico, diferente de Jesus, do qual é dito em Isaías 53.7 que “não abriu a sua boca”. Ele ainda procura ser “independente” e isolado. Geralmente, para ser insubmisso. É constantemente problemático. É um problema para si mesmo. Ele dá problema, gera e depois alimenta o problema. Em outras palavras, ele complica um problema já existente. Ezequiel 34 diz que o mau obreiro larga as ovelhas e o seu campo. Ele tem mau caráter, e isso é altamente comprometedor. Quando ele dá fruto, este não vinga.
             Exemplos de maus obreiros Uma das duplas de maus obreiros célebres nas Escrituras é Nadabe e Abiú. Ela é conhecida como a dupla inovadora (Lv 10.1-10). Coré (Nm 16.13) foi insubmisso ante Moisés, o dirigente constituído por Deus. Aitofel, o gilonita, portanto de Judá (2Sm 15.12-13), era conselheiro pessoal de Davi, mas juntou-se a Absalão na revolta deste contra o rei, seu pai. Por isso, Aitofel é chamado por alguns “o Judas do Antigo Testamento”. Geazi, o auxiliar do profeta Eliseu, que aparece em 2 Reis 4 em diante, era oportunista, mercenário e ganancioso. Diótrefes (3Jo 9.10) era indelicado, violento e perseguidor. Contrasta com isso a proverbial cortesia de Paulo, como podemos constatar na sua Epístola a Filemom. É como no Templo, onde havia pedras preparadas (1Rs 6.7), mas que não eram vistas (1Rs 6.18). Abiatar, o sacerdote (2Sm 8.17), ajudou a conduzir a Arca do Senhor (1Cr 15.11), mas foi infiel no final do reino de Davi (1Rs 1.7; 2.27). Joabe, o grande general de Davi (2Sm 8.16), não foi fiel a Davi até o fim (1Rs 1.7; 2.28). Ele juntou-se a Adonias, o filho mais velho de Davi, no seu complô contra o pai.
            O FALSO OBREIRO O pseudo obreiro é aquele que nunca foi obreiro de fato. O falso obreiro vê o ministério como uma carreira profissional, uma profissão. Um exemplo é o levita de Juízes 17.6-12 e 18.14. Paulo escreveu sobre o falso obreiro em suas epístolas. “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo”, 2Co 11.13. João também se referiu a eles: “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós”, 1Jo 2.19.
O EX-OBREIRO Ex-obreiro, aqui, não se trata do obreiro jubilado, nem do obreiro licenciado temporariamente, nem do portador de doença crônica etc. Trata-se do obreiro que renunciou e abandonou o seu ministério. É o obreiro que abdica de seu ministério. Paulo, escrevendo em 1 Coríntios 9.27, fala de sua preocupação quanto à reprovação: “Para que eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. Demas é um exemplo de obreiro reprovado (2Tm 4.10). Em Filemom, versículo 24, Paulo o cita como um de seus cooperadores. Em Colossenses 4.14, mais uma vez vemos Paulo citando-o com apreço. Mas, em 2 Timóteo 4.10, o apóstolo nos conta o desvio de Demas: “Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica.” Jesus exortou seus discípulos, dizendo do perigo de “quem lança mão do arado, e olha para trás”: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”, Lc 9.62. Paulo, escrevendo em 1 Timóteo 1.6, lembra que alguns obreiros não foram até o fim: “Do que desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas”. Ainda falando a Timóteo, Paulo deixa claro que, infelizmente, “alguns fizeram naufrágio na fé” (1Tm 1.19). Certa vez, depois um discurso considera do duro, o Mestre perguntou aos doze, os únicos que permaneceram após as usas palavras: “Quereis vós também retirar-vos?” Ao que Simão Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.67-68).
Para que o bom obreiro possa continuar a melhorar no exercício de sua função na obra de Deus, ele terá que observar pelo menos alguns pontos considerados essenciais para sua formação.
             1º) O bom obreiro deve gostar de ler, e ler muito. É bom também que ele curse formalmente ou no mínimo que seja um bom autodidata. Ele deve ainda contatar e conviver com pessoas cultas, tanto na cultura bíblica como secular.
             2º) Deve fazer uma constante auto-avaliação. O bom obreiro deve ter autocrítica. Para o nosso melhoramento como obreiros do Senhor, devemos analisar o nosso gráfico constantemente. Estamos subindo, conforme as palavras de Paulo em Filipenses 3.14? Estamos parados, conforme o servo mau e negligente da parábola do Mestre em Mateus 25.25? Ou estamos descendo, conforme a descrição dos sacerdotes inferiores aos levitas em 2 Crônicas 29.34?
           3º) Deve freqüentar ambientes de culto.
           4º) Deve ser humilde. O humilde aprende muito mais, e mais depressa.
           5º) Deve ser atento observador dos bons obreiros.
           6º) Deve exercitar-se na prática do trabalho do Senhor. A experiência é um grande mestre.
           7º) Deve estudar a Palavra de Deus continuamente; e não apenas lê-la (Sl 119.98).”

Jovens cristãos são ridicularizados por causa do Evangelho no Egito


Jovens cristãos são ridicularizados por causa do Evangelho no Egito
Na escola, com seus colegas ou mesmo com seus vizinhos, crianças e jovens cristãos são ridicularizados sem cessar por suas convicções de fé, não lhes sendo concedido o direito de resposta ou de defesa.
Há alguns meses, Yusuf, um garoto cristão de doze anos, olhava desesperadamente para seus colegas de classe, ao seu redor, na escola em Minya, localizada no Alto Egito. Os outros meninos o insultavam e assediavam, zombando dele por causa de sua crença no que chamavam de Bíblia "corrupta". Por fim, Yusuf escapou da escola em meio a lágrimas e soluços. Ao chegar a sua casa, sentiu-se tão humilhado e derrotado que rasgou sua Bíblia em frustração furiosa.
É comum cristãos egípcios de todas as idades enfrentarem ataques contra os fundamentos de sua fé. São confrontados com mentiras hostis sobre suas crenças cristãs na mídia. Muitas vezes, são forçados a ouvir ataques difundidos publicamente pelos alto-falantes dos minaretes das mesquitas, que colocam em dúvida deliberadamente a teologia cristã em todo o país.
Seja andando pelas ruas ou dentro de transportes públicos, os cristãos são frequentemente atingidos por gravações de áudio do Alcorão ou discursos de pregadores famosos islâmicos zombando de questões da fé cristã: "A Bíblia não é a Palavra de Deus", argumentam. "Jesus não foi crucificado e Deus não pode ser uma trindade".
Crianças como Yusuf sofrem muitas retaliações. Seja na escola com seus colegas ou mesmo com seus vizinhos, são ridicularizadas sem cessar por suas convicções cristãs, não lhes sendo concedido o direito de resposta ou de defesa de suas crenças.
"Eu sei e não tenho medo" é um programa apologético criado em 2012 para ensinar aos cristãos como responder às acusações mais comuns e às falsas alegações sobre a fé cristã que enfrentam todos os dias. Projetado para expandir-se em todo o país, o projeto visa preparar esta geração de jovens, que enfrenta pressão diária para defender sua fé. O programa inclui um material com orientações sobre como sobreviver em meio às dificuldades, bem como um curso de conscientização sobre os direitos civis.
Pedido de oração
- Ore para que esta iniciativa impacte a vida de jovens cristãos como Yusuf, de forma que possam permanecer firmes diante da perseguição.
* Nomes, fotos e outras informações foram alterados por motivos de segurança.

"moocareta" promete agitar o Renascer Hall nesta sexta

"moocareta" é uma balada indoor, aos moldes das tradicionais micaretas ou festas de carnaval fora de época, mas de conceitos muito diferentes: as músicas possuem letras cristãs, não há venda de bebidas alcoólicas, nem incentivo à sexualidade.
O objetivo da festa é a divulgação da campanha "Sou Careta Drogas Bah!", que, desde 1999, combate o vício das drogas, com conscientização, construção de Centros de Recuperação e Grupos de Apoio a Usuários e Familiares (GAUF).
Com público previsto para 2.500 pessoas, a segunda edição do evento será realizada nesta sexta-feira (01/07), no salão do Renascer Hall, em São Paulo, das 20 horas à meia-noite.
Além da mega estrutura de som e iluminação, o ambiente contará com uma praça de alimentação, ambulatório e estacionamento.
De acordo com a organização do “moocareta”, Banda DOPA (Axé), Perseverança (samba), Felipe Lancaster (pop rock), RAJ (pop) e DJ MP7 (eletropraise) serão as atrações deste ano.
Todo evento terá cobertura da Rede Gospel de Televisão e Rádio, portal iGospel, programa O2TV e diversos meios espontâneos. 
Os ingressos estão disponíveis no local do evento e em todas igrejas Renascer em Cristo, no valor R$ 20,00. Confira o teaser da festa:
Programação:
20:00 - PERSEVERANÇA (samba)
20:30 - MC BRUNINHO (funk)
20:45 - BANDA RAJ (pop)
21:15 - DJ MP7 SESSION 1 (eletrônico)
21:30 - FILIPE LANCASTER (pop)
22:00 - DJ MP7 SESSION 2 (eletrônico)
22:25 - PALAVRA
22:40 - BANDA DOPA (axé) 
23:30 - ENCERRAMENTO
Confirao mapa do local do evento:
Serviço:
“moocareta 2014”
Data: 1 de agosto (sexta-feira)
Horário: a partir das 20 horas
Local: Renascer Hall
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, 1290 - Mooca (São Paulo/SP)
Valor do ingresso: R$20,00
Pontos de venda: Todas as igrejas Renascer em Cristo e no local do evento
Redação iGospel

ATENÇÃO BAHIA - É HOJE - Apóstolo Estevam ministrará no Renascer Hall Bahia



O culto, que acontece nesta sexta-feira, terá a participação de Bispa Sonia e do Renascer Praise



Nesta sexta-feira (1/8), acontece a “Noite de Poder”, com a ministração do Apóstolo Estevam e Bispa Sonia Hernandes Hernandes no Renascer Hall Bahia. O louvor ficará por conta do Renascer Praise e de Mariana Ava.
A igreja fica localizada na Avenida Octávio Mangabeira, 2.365, no bairro da Pituba, em Salvador.
A Renascer em Cristo está no prédio há mais de 13 anos, de portas abertas, levando palavras de salvação aos soteropolitanos. O local possui mais 700 metros quadrados e passou por uma série de reformas. Foi um trabalho árduo para adequar a estrutura do présdio às necessidades ministeriais da igreja.
Os responsáveis pela igreja Bispo Vinicius Reinato e sua esposa Pastora Bárbara Reinato acompanharam as obras.
Serviço:
“Noite de Poder” com Apóstolo Estevam e Bispa Sonia
Data: 1 de agosto
Horário: 20 horas
Local: Renascer Hall Bahia
Endereço: Avenida Octávio Mangabeira, 2.365 – Pituba (Salvador/BA)
Redação iGospel

Cristãos fazem campanha na internet em apoio aos fiéis perseguidos no Iraque


Cristãos fazem campanha na internet em apoio aos fiéis perseguidos no Iraque
Uma campanha de apoio aos cristãos iraquianos da cidade de Mosul tem levado milhares de internautas a colocarem a imagem da letra “N” em seus perfis no Twitter e no Facebook. A iniciativa é um gesto de apoio aos fiéis que estão sendo expulsos da região pelos extremistas muçulmanos do grupo Estado Islâmico (ISIS na sigla em inglês).
De acordo com a agência Missão Portas Abertas, os extremistas tem pintado a letra “N” (em árabe) nas casas dos cristãos, identificando-os como “nazarenos”, ou seja, seguidores de Jesus Cristo e desleais às causas do grupo.
A pintura da letra “N” nas paredes das casas é uma forma de ajudar os militantes do ISIS a localizar onde poderiam estar aqueles que se recusam a abandonar a fé cristã, e oferecer duas alternativas: deixar tudo para trás, saindo apenas com a roupa do corpo, ou morrer à espada.
“Os cristãos tiveram de deixar tudo para trás (carros, ouro, dinheiro, telefones celulares). Só lhes foi permitido manter suas roupas”, relatou a Portas Abertas, a partir de informações obtidas pela World Watch Monitor.
Os missionários da Portas Abertas tem acolhido os cristãos refugiados e relatado que o semblante daqueles que recebem ajuda é de profunda tristeza por terem de deixar sua cidade e história de vida para trás. A Agência France Presse noticiou que “pela primeira vez na história do Iraque, Mosul está vazia de cristãos”.
A Portas Abertas tem apoiado e socorrido os cristãos refugiados. Homens idosos e mães que vieram para coletar comida tinham em seu semblante as marcas de profunda tristeza, o cenário mais triste visto nos últimos dias.
No Twitter, as hashtags #‎NosSomosN #WeAreN #‎SeJunte têm sido usadas para identificar postagens a respeito do assunto. Desde cristãos que vivem na região até cristãos que têm orado pela causa estão usando a tag como forma de manifestar solidariedade e apoio.
“O que estamos fazendo acomodados enquanto nossos irmãos sofrem lá fora?”, questiona a Missão Portas Abertas, convidando os cristãos brasileiros a intercederem pelos fiéis da Igreja Perseguida.

CPADNEWS

CGADB: Edital de Convocação para 42ª AGO EDITAL DE CONVOCAÇÃO 42ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA FORTALEZA - CE -

O Presidente e a Mesa Diretora da CGADB nos termos do art. 30, incisos I e II do Estatuto Social, convocam a todos os membros adimplentes para, em Assembleia Geral Ordinária (42ª AGO), reunir-se nos dias 21 a 24 de abril de 2015, no CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ, localizado na cidade de Fortaleza-CE, na Avenida Washington Soares nº 999 - Bairro Edson Queiroz, para 
apreciar e deliberar sobre os assuntos da pauta a seguir estabelecida: 

1)    Apreciação e deliberação, de recurso administrativo de convencional contra decisão da 6ª. Assembleia Geral Extraordinária, na forma do Artigo 32, VI do Estatuto, desde que não esteja pendente de decisão judicial. 

2)    Apreciar e deliberar sobre os relatórios da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal, relativos ao biênio 2013 e 2014, na forma do artigo 8º, inciso III do Regimento Interno, bem como dos demais órgãos e das pessoas jurídicas vinculadas. 

3)    Homologação do cadastramento de Convenção Estadual, conforme artigo 32, inciso V, do Estatuto Social. 4)    Proposta de criação do Código de Ética e Disciplina dos membros da CGADB. Comunica, outrossim, que o evento será realizado no endereço acima mencionado, obedecendo à seguinte programação: Abertura solene às 19hs do dia 21 de Abril de 2015. 

As sessões dos dias 22 e 23 de abril serão precedidas de devocional e funcionarão no horário regulamentar clique aqui das 09h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min.

 A última sessão ocorrerá no dia 24 de abril será precedida de devocional, e funcionará no horário regulamentar das 09h00min às 12h00min. 

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 03 de novembro de 2014, até às 19h00 (horário de Brasília) do dia 23 de dezembro de 2014, mediante pagamento da taxa líquida e irrestituível de R$ 120,00 (cento e vinte reais), exclusivamente através de boleto bancário, disponibilizado no site da CGADB, www.cgadb.org.br, sendo vedado o pagamento de inscrição diretamente na Tesouraria.

 A inscrição somente será considerada efetivada após a comprovação do estabelecimento bancário, caso contrário será cancelada.

 Nos termos do artigo 8º, inciso III, do Estatuto Social, poderão se inscrever os ministros que estiverem adimplentes com as suas anuidades até o dia 31 de dezembro de 2013.

 O direito de inscrever-se somente poderá ser exercido pelos membros que estiverem registrados na CGADB até o dia 28 de novembro de 2014. O acesso dos membros às sessões plenárias se dará mediante controle eletrônico.

 A CGADB não fornecerá alimentação, locomoção e hospedagem, as quais deverão ser custeadas por cada membro. Informações adicionais e/ou consultas poderão ser realizadas na sede social na Avenida Vicente de Carvalho, 1083, Rio de Janeiro, RJ, ou pelos telefones: (21) 3351-3054, 3351-3387, 3351-5256. Rio de Janeiro, 1 de agosto de 2014. José Wellington Bezerra da Costa Presidente 



Fonte: Jornal Mensageiro da Paz - Agosto de 2014

UM CANDIDATO PARA TODOS BRASILEIROS , PASTOR EVERALDO

Pastor Everaldo em campanha no bairro onde nasceu, Acari, na zona norte do Rio de Janeiro
Pastor Everaldo em campanha no bairro onde nasceu, Acari, na zona norte do Rio de Janeiro, acompanhado pela esposa, a cantora gospel Ester Batista, no dia 06 de julho de 2014
São Paulo - Everaldo Dias Pereira, 56 anos, nascido dentro de um templo da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro, é o primeiro candidato a presidente a usar o nome de "Pastor" na urna.
Apesar do título e de sua história ligada à religião, Pastor Everaldo se apressa em dizer que não é candidato apenas dos evangélicos.
"Sou um candidato do Partido Social Cristão.

'Evangélicos' não é um partido político, então não

 existe um candidato dos evangélicos. Existe o 

candidato do PSC que é um evangélico que não abre

 mão e não nega sua fé", afirma o candidato, 

ressaltando que o uso do nome "Pastor" na urna não 

foi planejado.
"Sou conhecido assim desde que minha vida política começou. Pastor Everaldo, é o meu nome."
Escolhido pelo PSC ainda em 2011, Everaldo afirma que sua candidatura busca representar "74% da população brasileira que quer mudança" e reconhece que a conturbada passagem do deputado Marco Feliciano (PSC) pela presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara deu notoriedade ao partido.
"Foi muito bom porque a sociedade passou a conhecer o PSC e a clareza com que defendemos o que acreditamos.
Mais de 80% são contra o aborto, é a sociedade brasileira, não é uma coisa de religiosos, de evangélicos", afirmou, dizendo que Feliciano foi um ""marco divisor" para a legenda.
O pastor define-se como conservador no sentido moral e liberal no sentido econômico.
"Somos conservadores no sentido moral, dos costumes, da boa tradição brasileira e liberais no mercado. Tem que trabalhar, o Estado tem que tirar a mão de cima", explicou, criticando a alta carga tributária do Brasil.
Segundo ele, os brasileiros querem alguém que "fale claramente aquilo que defende".
"Não é falar uma coisa e praticar outra. Eu respondo pelo PSC, que é transparente", diz, recusando-se a comentar a falta de posicionamento de seus adversários sobre os temas polêmicos para o público evangélico, como aborto e união homoafetiva.
Everaldo não conta como "automático" o apoio evangélico à sua candidatura. Diz que pede o voto de todos, mas não negocia apoio.
"Eu era evangélico e na eleição passada não votei em uma candidata evangélica (Marina Silva). Evangélicos têm liberdade, sabem raciocinar e escolher o melhor para o País".

http://exame.abril.com.br/geral/noticias/pastor-diz-que-nao-quer-ser-candidato-so-dos-evangelicos?fullsite=true

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...