segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Assaltantes Fazem Arrastão na Igreja Mundial e Um Morre em Troca de Tiros

Suspeitos invadiram igreja evangélica e roubaram R$ 4 mil. Polícia foi acionada e houve tiroteio; um morreu e dois foram presos.

  Assaltantes Fazem 
Arrastão na Igreja Mundial e Um Morre em Troca de Tiros

Três homens foram presos após roubarem igreja na zona leste de São Paulo. O crime aconteceu na tarde deste domingo no bairro Cidade Tiradentes.

Os criminosos roubaram R$ 4 mil em dinheiro do escritório da Igreja Mundial e fugiram de carro. O veículo foi localizado pela polícia. Os suspeitos chegaram a atirar da polícia enquanto desciam do carro. No revide, dois infratores foram atingidos.

A dupla foi socorrida e levada ao Pronto Socorro Tiradentes, mas um deles não resistiu e morreu. O outro permanece internado. O terceiro infrator foi detido e não foi atingido.

Segundo a polícia, com a quadrilha foram apreendidos dois revólveres calibre 38, todo dinheiro roubado, celulares, cartões de crédito, bolsas e outros pertences das vítimas.



Com informações eBand / Agência Estado

 

Últimos cristãos pensam em deixar cidade iraquiana que já foi exemplo de paz religiosa

O ultimo cristão da cidade vai à igreja todas as manhãs, para limpá-la e relembrar o passado.

Romel Hawal, 48, nasceu em Habbanyia Cece, na província de Al Anbar, no Iraque.

Na época em que ele era criança, a maioria da população era cristã.

Hoje, seu filho de 11 anos não conhece nenhum cristão e não se recorda de ter frequentado a igreja.

"Meu filho reza sobre o Alcorão, não sobre a Bíblia", conta Hawal.

Sua esposa quer sair da cidade, ou mesmo do país, para juntar-se ao que se transformou em um êxodo de cristãos do Iraque e do Oriente Médio.

Porém, Hawal diz que sente a obrigação de ficar e tem recebido o apoio de amigos muçulmanos.

"O que me dá coragem é que meus irmãos muçulmanos dizem para eu não partir", diz ele.

Aqui em Habbaniya Cece, as pessoas falam que a cidade é um oásis de harmonia étnica e religiosa, onde cristãos e muçulmanos, árabes e curdos, sunitas e xiitas vivem há décadas sem atritos.

Em uma estreita faixa de estrada perto da igreja de Hawal, chamada Maria Rainha da Paz, ficam uma igreja assíria, duas mesquitas sunitas e uma mesquita xiita.

"Este é o melhor lugar que você vai encontrar no Iraque, pois temos cristãos e muçulmanos vivendo juntos", afirma o prefeito Sabah Fawzi, que é muçulmano e que resolveu passar pela igreja de Hawal para falar com ele.

"Quando minha esposa e minhas filhas querem alguma coisa, elas vêm à igreja para pedir a Deus", disse o prefeito.

Porém, até mesmo nessa rua, os prédios contam uma história bem mais complicada.

A igreja assíria, São Jorge Mártir, está vazia e abandonada, depois de ter sofrido uma explosão em 2005.

A mesquita xiita Husseiniya Habbaniya ganhou uma nova sede, mas não tem imam nem clérigo, devido aos ataques contra os xiitas na região, como a bomba que explodiu em 2006 e danificou o antigo prédio.

Os moradores contam que esses e outros ataques acabaram com a interdependência estabelecida ao longo do século passado.

Como a província de Anbar tornou-se uma fortaleza para a al-Qaeda e outros grupos extremistas sunitas no Iraque, os cristãos e os xiitas sentiram-se excluídos e fugiram da região.

A cidade de cerca de 10 mil habitantes, que antes da invasão americana possuía 70 famílias cristãs, agora tem apenas uma.

Também não há xiitas suficientes para lotar a nova mesquita.

Khadem Owaid, o zelador da mesquite xiita, diz que a população da cidade não participou da onda de violência sectária que se alastrou pela província depois de 2003.

"A ocupação destruiu tudo", conta Owaid.

"Foram pessoas de fora que vieram para causar intriga e tentar nos dividir.

Mas agora já estamos convivendo sem problemas".

Na igreja Maria Rainha da Paz, Hawal agora é zelador não apenas de uma antiga igreja, mas de uma história.

Durante o século passado, Habbaniya era um importante centro para os cristãos assírios de todo o Iraque, pois contava com uma elite instruída e dialeto único.

Os regimentos assírios lutaram ao lado dos ingleses contra os nacionalistas árabes e as potências do Eixo.

O nome Habbaniya Cece vem do quartel civil fundado pela força aérea britânica após a Primeira Guerra Mundial De seus colegas britânicos, os assírios trouxeram o futebol para o Iraque, conta o arquidiácono Emanuel Youkhana, da Igreja Assíria do Oriente, em Beirute, que nasceu em Habbaniya.

A população cristã começou a diminuir nos anos 70 e 80 por razões econômicas, dizem os moradores e o arquidiácono.

Hawal, que é assírio, mudou para a igreja Maria Rainha da Paz, que é católica romana, depois que seu irmão se tornou o zelador.

Ele permaneceu ali após seu irmão se mudar para Bagdá e, em seguida, para a região do Curdistão, no norte do Iraque.

Praticamente metade dos cristãos iraquianos deixaram o país desde a invasão.

Hawal lembra das celebrações de Natal no jardim da igreja.

Ele passava a noite acordado com seus vizinhos muçulmanos, tanto árabes como curdos.

"Faz parte de nossa história", diz ele.

"Eu ainda posso sentir meus amigos e minha família aqui.

Muitos amigos dizem que eu deveria partir, que têm trabalho para mim onde eles estão, mas eu não posso deixar a igreja", explica ele.

Fawzi, o prefeito, lamenta a perda de seus antigos vizinhos: "eu daria a minha própria vida para que este lugar voltasse a ter a vida que tinha antes".

O edifício da igreja é agora um monumento à sua ausência, com pesados bancos de madeira arrastados para os cantos do piso de concreto.

Não há ar condicionado ou eletricidade.

O que há por ali é um grande campo de lixo.

"Quando venho aqui, sinto dor", diz Hawal.

"Acho que ela nunca mais vai voltar a ser como era, quando tínhamos um belo jardim".

O que desapareceu também foram os sons que definiam a cidade.

"O sino da igreja e os azzan da mesquita tocavam aqui", conta Nafah Ramá al-Dulaimi, 72, que tem uma pequena loja de roupas ao lado da igreja, referindo-se à chamada para a oração islâmica, que toca cinco vezes ao dia.

Al-Dulaimi conta que costumava manter uma caderneta com os nomes de todas as famílias da cidade, cristãs e muçulmanas, mas ela a queimou dois ou três anos atrás, "porque eu não quero lembrar".

Assim como Hawal, ela recorda especialmente de quando celebravam o Natal juntos.

Os amigos cristãos lhe avisavam quando o feriado estava se aproximando e ela preparava bolos e tortas para a ocasião.

Mas este ano, ela diz que "não sabia que dia seria o Natal".

Hawal conta que sua vida havia se tornado culturalmente idêntica à de seus vizinhos.

Na sua loja de materiais de construção, há um cartaz pendurado com a frase "Allahu Akbar", ou "Deus é Grande", e os clientes o conhecem como Abu Yousif (pai de Yousif).

A família faz as orações em casa, mas os rituais ficam incompletos sem um sacerdote.

Segundo ele, a parte mais difícil é criar seu filho nesta cidade."Sempre que eu olho para ele meu coração fica partido", diz Hawal.

"Ele é meu melhor amigo.

Eu só quero que ele viva uma vida normal e que possa praticar as tradições cristãs.

Se outra família cristã cuidasse da igreja, Hawal deixaria a cidade.

Mesmo com melhoras na segurança, ele se preocupa com Yousif.

Às vezes, sua esposa o chama para dizer que Yousif desapareceu e Hawal tem que acompanhar o garoto até o campo de futebol, onde ele brinca com amigos muçulmanos _ eles gostam do jogo que os cristãos assírios trouxeram para o Iraque, momentaneamente livres de conflitos sectários.

Mas Hawal sabe bem dos perigos."Tenho medo de perder meu filho.

Eu sempre digo para ele não ir longe e para não conversar com estranhos.

Ele é tudo que me restou", diz Hawal.

Fonte: Yahoo

Igreja no Egito sofre incêndio após lançamento de coquetel molotov

Uma igreja de Rafah, na fronteira entre Egito e Gaza, sofreu um incêndio neste sábado depois que um desconhecido lançou um coquetel molotov contra sua fachada.

Segundo a fonte, que preferiu se manter no anonimato, não houve vítimas no ataque contra a igreja de Mar Guirguis, situada na parte egípcia de Rafah.

O pequeno incêndio foi controlado por bombeiros, policiais e moradores que se dirigiram à igreja após o ataque.

Este fato ocorre em um momento de instabilidade política no Egito pelas revoltas populares contra o regime de Hosni Mubarak, iniciadas em 25 de janeiro.

Esta manhã foi registrada uma explosão em um dos principais gasodutos da cidade de Al Arish, a cerca de 45 quilômetros de Rafah, em uma ação que fontes oficiais não descartaram que possa ser uma sabotagem.

Fonte: EFE

Primeiro-ministro britânico pede combate ao fundamentalismo islâmico

David Cameron distinguiu a religião islâmica das práticas de extremismo que ele havia criticado.

Na conferência sobre segurança realizada em Munique, na Alemanha, o primeiro-ministro britânico David Cameron criticou a “doutrina do Estado multicultural” e afirmou que o Reino Unido precisa de uma identidade nacional mais forte para impedir que as pessoas recorram a “qualquer tipo de extremismo”.

Cameron demonstrou estar mais firme em relação a grupos ligados ao fundamentalismo islâmico, dizendo que deveria haver maior controle no repasse de dinheiro público a essas instituições.

Segundo ele, ministros devem evitar se relacionar com esses grupos, que têm de ser impedidos de difundir sua mensagem em universidades e prisões. “Francamente, nós precisamos de muito menos tolerância passiva dos últimos anos e muito mais liberalismo ativo, muscular”, afirmou.

"Vamos julgar propriamente essas organizações: Elas acreditam em direitos humanos universais – incluindo para mulheres e pessoas de outras crenças? Elas acreditam em igualdade de todos perante a lei? Elas acreditam na democracia e no direito das pessoas de eleger seu próprio governo? Elas encorajam a integração ou o separatismo?", declarou Cameron.

Diferenças

Cameron distinguiu a religião islâmica das práticas de extremismo que ele havia criticado. Segundo ele, o fundamentalismo é uma ideologia política que atraía pessoas que se sentiam “desenraizadas” e desconectadas de seus países.

“Precisamos ser claros: o extremismo islâmico e o Islã não são a mesma coisa”, disse ele.

No sábado (5/2), dia em que ele fez o discurso, ocorreu um grande protesto organizado pela Liga de Defesa Inglesa, grupo de extrema direita que se opõe à disseminação do Islã na Inglaterra.

Em outubro do ano passado, a chanceler alemã, Angela Merkel, havia feita um discurso semelhante. Em reunião com lideranças jovens de seu partido, ela disse que a ideia de pessoas de origens culturais diferentes vivendo lado a lado pacificamente não estava funcionando na Alemanha.

Para ela, o Islã já faz parte do país, mas os imigrantes precisam se esforçar mais para se integrar e aprender a língua alemã.

Fonte: Opera Mundi

Padres abandonam batina por amor

Sacerdotes da Baixada Cuiabana foram recentemente afastados das atividades religiosas por manter ‘casos’.

Na Baixada Cuiabana há pelo menos seis casos recentes, incluindo o do frei Erivan Messias da Silva, preso na saída de um motel com uma adolescente de 16 anos, de padres que foram afastados pela Igreja ou tiveram de pedir afastamento por causa de envolvimento amoroso com fieis. A reportagem vai omitir os outros nomes porque, ao contrário do frei Erivan, a nenhum deles foi atribuído qualquer crime.

Esse é um levantamento extra-oficial, feito pela reportagem do Diário. Há três meses, o pároco de uma igreja de Cuiabá, homem de 35 anos, foi afastado do exercício do sacerdócio depois de ser flagrado na companhia de um rapaz de pouco mais de 20 anos, com o qual se relacionava há algum tempo.

A descoberta somente aconteceu porque o padre estava sendo chantageado por uma funcionária responsável pela limpeza da casa paroquial.

A mulher, além de vê-lo com o rapaz, descobriu uma câmera fotográfica em que havia cenas amorosas entre o religioso e seu amante. Ela teria mostrado as imagens para pessoas da comunidade e exigia dinheiro do pároco para não levá-las à mídia.

A reportagem apurou que o padre precisou denunciá-la à Polícia Civil porque sentia sua vida ameaçada. Agindo assim, não teve como continuar ocultando a vida paralela que mantinha.

Há pouco mais de dois anos, a situação de quebra do juramento do celibato envolveu um padre e uma professora. Os dois trabalhavam na mesma escola católica e mantinham um relacionamento sigiloso, até a professora engravidar. Descobertos, o religioso acabou abandonando a batina.

Há cerca de quatro anos, um outro padre - que também atuava em uma comunidade católica da periferia de Cuiabá e que tinha até filho com uma fiel - se viu obrigado a deixar a Igreja.

Esse religioso chegou a viajar para Roma, onde fez curso de extensão do ministério religioso, por conta da Igreja Católica, deixando aqui a mulher grávida. Ao retornar, continuou se relacionando com a mesma pessoa.

Como a história amorosa se tornava cada dia mais evidente, acabou sendo chamado por seus superiores, momento que decidiu abandonar a batina. Informações dão conta de que hoje ele constituiu família com a então amante, com quem já tem outros filhos.

Os outros dois casos ocorrem em duas cidades vizinhas à Capital. Em ambos os religiosos também se envolveram com mulheres.

Um deles decidiu abandonar a igreja de imediato. Já o outro permaneceu por um longo período no ministério religioso, apesar dos comentários que corriam na pequena cidade de pouco mais de 18 mil habitantes. Sua saída somente aconteceu após a gravidez e o nascimento do filho.

O caso do frei Erivan Messias da Silva, de 50 anos, foi o único que se tornou um escândalo policial e ocupou espaço na mídia. Os outros cinco casos, como não caracterizaram crime, tiveram repercussão nas comunidades e foram tratados internamente pela Igreja.

Fonte: Diário de Cuiabá

ANGOLA - Executivo promove fórum sobre combate à pobreza



Dundo - O executivo da província da Lunda Norte vai promover de 8 a 10 do mês em curso, na cidade do Dundo, um seminário sobre "A implementação dos programas municipais integrados de desenvolvimento rural e o combate à pobreza" na região.
 
De acordo com o director provincial da comunicação social, António Mussumari, em declarações hoje, domingo, a Angop, o seminário realizar – se-a sob o lema "Combate à pobreza, um compromisso do governo angolano.
 
O evento tem como objectivos, capacitar os participantes em diversas matérias sobre a melhoria e aumento dos níveis de acesso ao ensino obrigatório à população, assim como outros relacionados com a formação.
 
O igualmente porta-voz do encontro esclareceu que a acção formativa, comportará três painéis, subdivididos em vários temas programados e será ministrado por prelectores seleccionados localmente.
 
Participarão ao fórum presidido, pelo vice-governador para o sector político e social, Moisés Chingongo, administradores municipais, comunais, gestores públicos, autoridades tradicionais, religiosos e sociedade civil.

ANGOLA - Luta pela independência teve como alicerce a palavra de Deus

Luanda - O governador de Luanda, José Maria dos Santos, afirmou hoje, domingo, que a luta pela libertação nacional teve outro alicerce forte, que foi a Palavra de Deus divulgada pelo profeta Simão Gonçalves Toco.

 
O governador fez este pronunciamento ao intervir durante um culto realizado na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista), realçando que a acção desenvolvida pelo profeta Simão Gonçalves Toco e por todos os seguidores que derramaram o seu sangue permitiu igualmente que Angola hoje fosse um país independente.

 
Na ocasião, afirmou que “as autoridades coloniais temiam mais os fiéis da Igreja Tocoista dos que os homens que usavam as armas, porque as suas palavras eram mais fortes que as próprias balas, uma vez que elas tinham uma base firme que era Deus”.

 
Pediu aos fiéis desta congregação religiosa que tenham a mesma colaboração com todos na governação da Província de Luanda, tal como contribuíram na luta pela libertação nacional.

 
"Gostaríamos de contar com a vossa colaboração e orações na governação de Luanda para que haja harmonia, fraternidade e responsabilidade e tenhamos uma boa gestão”, referiu.

 
José Maria apelou na ocasião para o combate ao lixo na cidade de Luanda, começando nas casas de cada um, escolas, locais de trabalho com vista a tornar a capital um local saudável para se viver.

 
“Só combatendo o lixo é que poderemos ter uma população saudável, e Luanda apesar de ser em extensão a província mais pequena é a mais complexa para governar pois aqui está concentrada mais de metade da população angolana, pelo que peço a ajuda dos fiéis da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo”, asseverou.

 
Realçou que, nesta congregação conta com cidadãos com maturidade que podem dar o seu contributo na boa governação e gestão da cidade capital.

 
O Governador de Luanda fez-se acompanhar na visita a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo por todos os vice-governadores desta província.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...