quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pastores Dizem que o Aparecimento do Calvinismo é Real, Apesar dos Inquéritos - Pastors say that the appearance of Calvinism is Real, Despite Polls

Apesar de um inquérito que mostra o contrário, alguns pastores estão convencidos de que existe um reaparecimento do Calvinismo ou da Teologia Reformada, principalmente entre os jovens crentes de hoje.
Um novo inquérito do Barna Group, apresentado na segunda-feira, revelou que a proporção de Pastores Protestantes, que identificam a sua Igreja como “Calvinista ou Reformada,” permaneceu a mesma – cerca de três em dez – em comparação com os últimos dez anos.
The Ventura, um grupo de pesquisa com sede na Califórnia, procurou explorar se o “Novo Calvinismo” afetava as fidelidades dos Pastores e se as Igrejas Reformadas estavam realmente a crescer, como apregoavam alguns observadores.
Enquanto o inquérito demonstrava que as Igrejas Calvinistas cresceram em fiéis, desde 80 fiéis adultos por semana em 2000 até 90 fiéis no ano de 2010, as Igrejas Wesleyana e Arminiana também demonstraram um crescimento de 85 para 100 fiéis.
O inquérito mostrou, igualmente, que entre os jovens pastores (com idade entre os 27 e os 45 anos) 29% foram identificados como Reformistas enquanto 34% foram identificados como Wesleyanos. Os Pastores com idade entre os 46 e os 64 anos estavam divididos de forma mais igual (34% eram Reformistas e 33% eram Arminianos) e os Pastores com 65 anos ou mais estavam menos propensos a descreveram-se como Reformistas (26%) ou Arminianos (27%).
A identificação com estes rótulos foi deixada ao critério da interpretação de cada Pastor.
O diretor do estudo, David Kinnaman, afirmou que “não descobri nenhuma prova discernível” no estudo de que haja uma mudança Reformista entre os líderes da Congregação dos EUA, na última década.
“Qualquer que seja o ímpeto que rodeia as Igrejas Reformistas e os respectivos líderes, os eventos e as associações não têm ido muito além das fronteiras tradicionais ou não afetaram as alianças da maioria dos líderes de hoje das Igrejas,” declarou David no inquérito.
O Reverendo Kevin DeYoung, Pastor sênior da University Reformed Church em East Lansing, não acredita que o inquérito “nos diga muito.”
Por um lado, é difícil avaliar se há um ressurgimento Reformista – ou se é através da venda de livros, de conferências ou no modo como os Pastores se identificam – afirmou o Reverendo.
Por outro lado, muitos Pastores preferem não usar qualquer rótulo teológico, declarou DeYoung. Outros podem aderir à teologia que serve tanto ao Calvinismo como ao Arminianismo, não percebendo que o rótulo, de fato, serve, acrescentou.
“Tudo isto para dizer que não creio que o inquérito seja uma boa ou má notícia para os Calvinistas” disse ao The Christian Post.
O Pastor Reformista, que leciona a muitos estudantes universitários, verificou um número crescente de jovens Cristãos “mudando” para o Calvinismo. Rejeitam o evangelismo contemporâneo e abarcam os fundamentos dos ensinamentos do Reformista do século XVI, John Calvin, que incluem a crença na soberania de Deus, a suficiência e a autoridade da Escritura, a depravação total da humanidade e a doutrina da justificação somente pela Fé.
“Estou convencido que muitos Cristãos entre os 20 e os 30 anos, designam-se por Reformistas algo que não aconteceria há uns anos atrás.” Afirmou DeYoung.
O investigador da Life Way e Pastor Ed Stetzer partilha a mesma perspectiva e acredita que um inquérito de alguns 600 Pastores não pode medir com precisão esse aumento.
“Penso que há um ressurgimento do Calvinismo (em particular dentro do Evangelismo), mas uma vez que é novo e é um subconjunto de um grupo considerável de pastores (para propósito de votação), não é evidente através do inquérito,” escreveu no seu blog.
O Barna Group entrevistou alguns 600 Protestantes do clero por todo o território dos EUA, em setembro. A amostra nacional de inquéritos anteriores, incluindo aquele produzido no ano de 2000, foi também de mais ou menos 600 Pastores.
Kinnaman reconheceu que um inquérito pode não ser capaz de identificar concretamente um ressurgimento.
“É importante salientar que a influência das Igrejas Reformistas podem ser, igualmente, medidas através por outros meios que estão indisponíveis de momento, tal como a certeza teológica de adeptos auto-denominados, o seu nível de aceitação face àqueles que não são Calvinistas e os novos métodos que os líderes Reformistas estão a usar para realçar os seus pontos de vista perante os seus pares e o público,” afirmou.
Ainda assim, o Pastor Reformista DeYoung reconheceu que com mais de 300.000 Igrejas nos EUA, é preciso um grande movimento para ver a mudança no cenário das Igrejas americanas.
Apesar dos Estados Unidos não ver o tipo de ressurgimento Reformista onde dezenas de milhares de Igrejas estão tornando-se Calvinistas, DeYoung acredita que haverá um ligeiro aumento no futuro. DeYoung indicou que seria interessante a retirada de seminaristas graduados de liderar os seminários Evangelistas.

Fernando Fé, Cantor de Música de Gospel, Lançará seu DVD “Eu Creio” ao Vivo na Flórida - Fernando Faith, Gospel Singer of Music, will launch its DVD "I Believe" Live in Florida

O Cantor Fernando Fé, cantor de música de gospel, lançará seu DVD “Eu Creio” ao vivo na Flórida.
O evento será esperado “do you tube para um público esperado de 3.500 pessoas, no Centro de Família da Primeira Igreja Batista Brasileira da Flórida (PIB – Flórida) do Sul da Flórida.
O show para acontecer no dia 27 de novembro, será produzido pela Ritmo da Terra Produções Artísticas, em parceria com a PIB – Flórida e patrocinado pelo Brazilian Depot. O evento contará com uma equipe dos melhores profissionais do mercado americano, para produzir um grande espetáculo. Fernando já se prepara para o evento e dá detalhes de sua “correria” no seu Twitter.
“Minha gente aqui em Sao Francisco-California são 18:27hs..daqui a pouco vou para um culto e as 22:00hs corro para o aeroporto rumo a Florida,” disse o cantor.
Através do microblog, o cantor recebe motivações também de seus amigos e conhecidos.
“Estamos orando pela gravação do seu Cd. Deus é contigo te amamos!!!”
Fernado Fé, original de Salvador, Bahia, nasceu em um lar evangélico e começou a louvar ainda criança, na Primeira Igreja Batista em Feira de Santana, na Bahia.
Sua primeira experiência com Deus foi quando teve um problema no fêmur que ameçou Fernando de parar de andar. Hoje, totalmente curado, o cantor atribui essa vitória unicamente ao Senhor.
Após algum tempo, ele formou a Banda Salvador, uma das bandas mais animadas e carismáticas do gospel nacional, além de ser única do gênero que interpreta ritmos baianos, onde é vocalista. A Banda atualmente reside em São Paulo e já lançou três CDs: Pódium, Ritmo da Terra e Salvador-BA, todos pela Bompastor.

LifeChurch.tv: Usuários do Aplicativo da Bíblia YouVersion Crescem para 10,7 Milhões

youversion
Líderes de uma das 10 maiores Igrejas nos Estados Unidos anunciaram terça feira, que o aplicativo da Bíblia YouVerion superou todas as expectativas e agora tem 10,7 milhões de usuários.

A YouVersion começou como um simples e pequeno sonho de tornar a Bíblia mais acessível e ter a geração mais jovem letrada na Bíblia. Líderes da LifeChurch.tv de Oklahoma lançaram o aplicativo de smartphone em 2008 com a esperança de que iria ter 60.000 a 80.000 usuários durante o ano.
Mas em três anos, a YouVersion explodiu a ser um dos aplicativos mais populares com 10 milhões de usuários. A cada 2,8 segundos alguém novo instala o aplicativo e durante o mesmo período 12 outras pessoas estão usando ela para ler a Bíblia.
“Podemos ser a geração que atualmente se volta e diz, ‘Nós não somente queremos expressar que nós amamos a Bíblia e pensar que a Bíblia é algo que nós podemos ler, mas nós em verdade queremos ser a geração que se incorpora a Bíblia como parte de nossas vidas,” pediu Bobby Gruenewald, líder de inovação na LifeChurch.tv, na transmissão ao vivo por internet, terça-feira.
Somente no fim de semana passado, houve mais de 100.000 downloads do aplicativo, compartilhou a equipe da YouVersion.
A LifeChurch.tv, conhecida por sua inovação e habilidade de conectar-se com a geração mais jovem, primeiramente lançou a YouVersion online para usuários em 2007. A idéia foi em resposta às estatísticas que mostraram que apesar da fácil distribuição da Bíblia e disponibilidade em muitos idiomas, cada geração está se tornando menos letrada em Bíblia. Cerca de 20.000 usuários fizeram download do programa em somente cinco meses da versão online.
Em 2008, a equipe lançou a versão móvel para fones e viram o tráfego crescer. Eles decidiram que ai é onde Deus está se movendo e pôs mais recursos atrás do desenvolvimento da YouVersion para smartphones.
A aplicação gratuita de YouVersion está agora disponível em nove diferentes plataformas e em 20 idiomas diferentes. A plataforma mais popular até o momento é o iPhone, mas o que mais cresce é o Android. Os usuários podem ler a Bíblia em sua totalidade, buscar por passagens com certos critérios, e escolher planos de leitura. Há 23 diferentes tipos de leitura que os leitores podem escolher.
Até sexta-feira, uma seção para notas de rodapé irá estar disponível na YouVersion.com. E na próxima semana, essas seções de notas estarão disponíveis nas plataformas móveis, começando com o Blackberry. O iPhone irá ser a última plataforma com uma área de notas porque o processo de aprovação leva tempo.
“O que nós podemos ver com o aplicativo e o número de pessoas falando sobre isso e compartilhando isso com outros, é que nós estamos vendo o que eu penso ser o começo de uma revolução,” disse Terry Storch, que lidera a equipe digerati na LifeChurch.tv.

Pastor Brasileiro da Igreja South Bay Fala Sobre Plantação de Igrejas - Brazilian Church's Pastor Speaks About South Bay Church Planting

O brasileiro Filipe Santos, pastor associado da Igreja norte-americana South Bay, na Califórnia, conta como a Igreja vem obtendo rápido crescendo e fala sobre como plantar Igrejas.
O pastor Filipe, veio com sua família cristã para Michigan, a pedido da empresa em que seu pai trabalhava (Ford). Seu chamado para pastor e participação no movimento de plantação de Igrejas veio então após afastar-se de Deus em Michigan, percebendo que sua fé era baseada na fé de seus pais.
“Quando eu tinha 15 anos a minha família mudou para Michigan, para Detroit, meu pai trabalhava para Ford...E lá eu [meio que] virei as minhas costas a Deus. Eu percebi que a minha fé era baseada na fé dos meus pais. Era mais religião que um relacionamento com Deus.”
Filipe, que diz que recebeu o chamado de Deus ainda em Michigan, voltou ao Brasil para completar o último ano do colegial, mas já com o plano de voltar aos Estados Unidos para estudar teologia. Após 4 anos estudando em uma Universidade na Carolina do Sul ele recebeu o chamado para tornar-se então pastor.
A Igreja South Bay, em que ele é pastor associado, foi criada a menos de dois anos atrás e obteve um crescimento rápido através de uma parceria com mais 17 Igrejas de fora, os quais os suportam financeiramente e espiritualmente. Segundo ele, o apoio foi indispensável para a Igreja localizada no Silicon Valley, na Califórnia, onde ele diz não ter uma presença forte do Cristianismo.
“Antes de mudar para cá nós sabiamos que essa é uma região onde o Evangelho não está prevalecendo, não tem uma presença forte do Cristianismo. 95% das pessoas aqui não frequentam a Igreja cristã. Então vindo para nós sabíamos que só dá para fazer o que a gente quer fazer com essa visão se tivermos uma parceira com outras Igrejas que financeiramente e espiritualmente vão estar nos apoiando,” disse ele.
Filipe conta que a Igreja foi o resultado da união de três famílias que se mudaram para a Califórnia com o objetivo de plantar uma Igreja. E enquanto ela se estabelecia, todos recebiam as orações das outras Igrejas e seu apoio financeiro.
“Então parte era estratégia e parte era a parte espiritual ... O primeiro culto tinha mais de 200 pessoas já aqui...” “agora acho que estamos com 530 pessoas mais ou menos no domingo,” disse Filipe.
O culto abraça diferentes grupos étnicos e idiomas, citando por exemplo, os portugueses, indianos, filipinos, brasileiros, etc., “é uma mistura!” destacou ele.
“Eu acho que é muito mais forte, é muito mais parecido com o céu,” enfatizou.
Perguntado sobre a idéia de dar os cultos em Português ele argumenta “... na nossa visão a gente prefere ter Igrejas que unem as culturas e não separam elas de acordo com sua língua.”
Com relação ao projeto de plantação de Igrejas da South Bay ele diz que “é parte da nossa visão como Igreja de implantar as Igrejas.” E acrescenta, “nós fazemos parte de um network que chama Vision 360, é um network que uniu e está unindo todas as Igrejas do Silicon Valley juntas que têm um coração de plantar outras Igrejas.”
Ele explica que a estratégia da plantação de Igrejas consiste na formação de equipes, que dão os primeiros passos no local onde se planeja implantar a Igreja.
“Uma pessoa tem a visão..., e dessa visão você começa a formar uma equipe. Agora temos o projeto de plantar uma Igreja em São Francisco. E dessa equipe de 6 ou 10, essa equipe vai formando o que chamamos de ‘launching team.’”
O objetivo, ele diz, é que esse grupo de 10 torne-se um grupo de 30 ou 40 pessoas e que este grupo por sua vez convide todas as pessoas que eles conhecem para um ‘Previous Service,’ que é o culto mensal.
“Quando a gente começou foram seis famílias, e nós formamos um ‘launching team’ de 40 pessoas, e demorou 3 meses. E depois esse ‘launching team’ convidou todo o mundo que eles conheciam para três previous services (cultos prévios), que são cultos para a comunidade vir e participar.”... “Então nesses cultos tiveram 100, 150, 175 pessoas. E o último desse mensal é o que chamamos de ‘launching Sunday’ que é o primeiro culto semanal da Igreja,” completou.
Sobre a escolha do local para a Igreja ser plantada, ele comenta que “O processo de achar o lugar, é um processo de oração, ... pedindo a Deus a nos guiar para saber exatamente onde Ele quer que a gente esteja ... o nosso alvo é de estar nas comunidades que são mais influenciáveis do Silicon Valley.”
Por enquanto a Igreja está sendo em uma escola, mas Filipe diz que tem planos para encontrar um novo local para o próximo ano, visto o rápido crescimento da Igreja.
O suporte financeiro recebido é parte de um processo de apoio de cinco anos, em que vai diminuindo a porcentagem de apoio a cada ano, até que a Igreja seja suportada completamente por suas próprias oferendas.
“O primeiro ano nós somos 90 % apoiados pelas Igrejas de fora. O segundo ano é mais ou menos 70%,” explicou.
Falando sobre a South Bay “O ano passado era mais ou menos 70 [%] de fora e 30 [%] de dentro. é um processo a cada ano vai diminuindo o apoio de fora e aumentando o de dentro.”
Ele tem a expectativa de encontrar um outro lugar para o culto, relembrando o trabalho de montagem e desmontagem na preparação dos cultos de cada semana no ginásio da escola. “Então todo o domingo às 6:45h da manhã tem uma equipe de voluntários que vem e transforma o ginásio em um lugar que é um auditório para a Igreja ... e agora com três cultos, todos os cultos estão lotados e não tem muita opção de ir para um 4º culto,” mencionou ele.
Desta maneira, a Igreja planeja levantar uma quantia de $ 500 mil para o próximo local da Igreja, sendo que $ 50 mil desse valor é para ajudar uma Igreja em Etiópia, na áfrica, que é uma das Igrejas parceiras ,
Para obter tal sucesso como Igreja, Filipe ressalta que as pessoas não devem ter seu foco no crescimento da Igreja em si, mas sim na mensagem de Jesus Cristo.
 “As pessoas sempre perguntam por que a sua Igreja está crescendo e como a gente faz para crescer também, na verdade a resposta não é assim. O seu foco tem que tá em crescer a Igreja. O foco tem que tá na mensagem de Jesus Cristo.”
 “Se o nosso coração é de alcançar o mundo com a única mensagem que muda o coração humano, Deus está procurando essas pessoas com esse coração. Então não é como a gente pode crescer a Igreja, mas como a gente pode estar disponível para ser usado por Deus, para alcançar as pessoas que Ele já tá querendo alcançar. ... o simples é o seguinte, eu acho que é muito importante a gente começar a pensar como juntos a gente pode unir nossas forças, as nossas finanças, nosso coração para alcançar o mundo que está perdido com a mensagem que pode garantir a eternidade das pessoas e trazer o amor de Deus à nossa cultura.”
Na web:

Grupo Pró-Aborto Processa FDA por Ampliar o Acesso a Medicamentos Plano B - Pro-Abortion Group Sues FDA to Expand Access to Medicines Plan B

Os defensores dos direitos reprodutivos entraram com uma ação judicial contra a agência Administração Federal de Alimentação e Medicamentos dos EUA para acabar com as restrições de idade sobre o Plano B de contracepção.
Na terça-feira, o Centro de Direitos Reprodutivos (CDR) apresentou uma moção de desprezo contra a FDA por limitar mais o acesso aos serviços do Plano B de contracepção de emergência àqueles com 18 anos ou mais. A ação é uma continuação de uma determinação do Tribunal Distrital dos EUA de 2009 que ordena que a agência reconsidere a sua política e permita que os adolescentes como os jovens de 14 anos possam adquirir o Plano B.
 “O FDA teve muito tempo, inúmeras oportunidades e das esmagadoras evidências científicas apresentadas para tomar uma decisão sobre o Plano B,” declarou a presidente do Centro de Direitos Reprodutivos, Nancy Northup.
Northup também criticou o presidente Barack Obama e sua administração para fazer política em vez de insistir que o FDA pare de restringir o acesso à droga.
Os líderes cristãos e grupos pró-família há muito temiam que um acesso maior aos contraceptivos para menores de idade iria diminuir a família.
Richar Land, Batista do Sul, comentou após a decisão do Tribunal Distrital, "Na maioria das escolas, uma menina de 17 anos não pode obter uma aspirina da enfermeira da escola sem autorização dos pais, mas ela pode comprar uma droga [de aborto] no balcão sem uma receita ou sem notificação dos pais a fim de matar seu filho em potencial."
Os grupos pró-vida, como o Family Research Council consideram contracepcionais de emergência com pílulas de aborto. Em uma entrevista anterior ao The Christian Post, o Diretor do FRC, Jeanne Monahan declarou: "contraceptivos de emergência... agem como uma droga do aborto porque impedem a implantação na maioria dos casos."
O grupo Pró-escolha, defende ainda a divulgação das informações afirmando a segurança dos contraceptivos de emergência.
"Todos os fatos científicos estão aí e os especialistas da FDA que concordam que a contracepção de emergência tem se mostrado segura e eficaz para ser vendida no balcão para todas as idades," reforça Suzanne Novak, principal advogada do caso.
Antes da ação de terça-feira, o centro inicialmente entrou com uma petição cidadã em 2001 em nome de mais de 70 organizações médicas e de saúde pública, pedindo ao FDA para conceder a contracepção de emergência de acordo com estado. Quando a FDA se recusou a se pronunciar sobre a petição, o CDR ajuizou ação em 2005 em um tribunal federal.
Em 2009, o tribunal decidiu que a agência agiu de "má-fé e em resposta a pressões políticas," quando se atrasou em tomar uma decisão sobre o Plano B. O CDR alega que a restrição etária é politicamente motivada.
Logo após a sentença, o FDA relatou que tinha a intenção de tomar uma decisão final sobre a disponibilidade da droga a mulheres com idade inferior a 17. Mas este ano, a agência admitiu que não pretende rever suas restrições.
Novak afirma que o FDA está "boicotando" o inevitável, e insta a agência a "seguir a ciência, e tornar contracepção de emergência sem receita médica disponível para mulheres de todas as idades."

Evangélicos: Não Precisamos do Ritual de Exorcismo, Somente de Jesus

albert-mohlerCom uma atenção renovada ao ritual de exorcismo, um teólogo decidiu pronunciar a posição evangélica sobre o ritual que hoje poucos praticam.
  • (Foto: AlbertMohler.com)
    Dr. R. Albert Mohler, Jr., presidente do Seminário Teológico Batista do Sul (Southern Baptist Theological Seminary). Com uma atenção renovada ao ritual de exorcismo, ele decidiu pronunciar a posição evangélica sobre o ritual que hoje poucos praticam, 16 de novembro de 2010.
As existência do diabo e seus demônios é real, mas um ritual de exorcismo é desnecessário, disse o Dr. Albert Mohler, presidente da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, em seu blog popular na segunda-feira.
A única arma que os Cristãos precisam é o nome de Jesus, frisou.
"Os evangélicos não precisam de um ritual de exorcismo, porque ao adotar esse tipo de invenção seria infligir à superioridade do Evangelho," escreveu Mohler.
No fim de semana passado, um grupo de bispos católicos realizou uma conferência a portas fechadas em Baltimore para discutir os fundamentos teológicos do ritual do exorcismo e apresentar, em detalhes, a prática e o uso dos rituais associados com exorcismo.
O Bispo Thomas J. Paprocki de Springfield, Ilinóis, que organizou a conferência, disse que a possessão demoníaca é rara, mas que eles precisam estar preparados.
"A expectativa e objetivo real aqui é fornecer treinamento para que cada diocese, realmente, possa ter os seus próprios recursos para lidar com essas investigações," disse à ABC News.
Nem todos os padres católicos estão de acordo com os esforços de Paprocki.
Um padre que enviou ao National Catholic Reporter uma cópia da carta convite de Paprocki escreveu em maio: "você consegue acreditar nisso em 2010?"
Mohler não nega relatos no Novo Testamento que mostram casos de clara e real de possessão demoníaca. Jesus e o apóstolo Paulo libertaram os indivíduos atormentados, observou ele.
Mas o líder evangélico afirmou que nenhum ritual do exorcismo foi realizado nesses casos e não havia nenhuma noção de um ministério sacerdotal de ordenação de exorcistas. A única coisa envolvida na expulsão de demônios de um indivíduo era "o nome de Jesus e a proclamação do Evangelho."
O que as forças das trevas temem mais é o nome de Jesus, a autoridade da Bíblia e do Evangelho, Mohler ressaltou.
"Não há nada que os demônios temam ou odeiem mais do que evangelismo e missões, onde o Evangelho tira os seus poderes sobrenaturais sobre suas possessões, tornando-os impotentes e incapazes. Toda vez que um crente compartilha o Evangelho e declara o nome de Jesus, os demônios e o diabo perdem seu poder," afirmou.
Ele também observou que não há provas de que os Cristãos - uma vez unidos a Cristo pela fé e recebendo o dom do Espírito que habita em nós- possam ser possuídos por demônios.
"Nós não precisamos de um ritual de exorcismo, só o nome de Jesus," afirmou. "Nós não recebemos o sacerdócio de exorcistas - pois cada crente está armado com a promessa do evangelho, unido a Cristo pela fé, e habitado pelo Espírito Santo."
Alguns dos temas específicos discutidos pelos bispos católicos durante a conferência do fim de semana, incluíram o fenômeno maligno na cultura contemporânea, as estratégias para o cuidado pastoral, um exame de outros fenômenos relacionados com a presença do mal, e assuntos de especial interesse para os bispos relacionados ao fenômeno do mal e do uso do ritual do exorcismo.

Osso!


Humberto

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...