segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Governo da China fecha o cerco contra cristãos

Cristãos na China orando
Cristãos na China orando
No extremo noroeste da China, habitado por grupos étnicos minoritários muçulmanos (como o povo uigur, por exemplo), o governo chinês fez muito esforço para manter a região estabilizada desde os tumultos em 2007.
Nos últimos anos, a polícia aumentou a segurança. Há carros blindados nas ruas, delegacias em cada esquina e toneladas de câmeras espalhadas por toda parte. A região agora está sob o que provavelmente é a mais intensa vigilância por parte do governo no mundo.
Como é a vida em um lugar onde cada movimento pode ser monitorado? “Cheguei a ser revistada 37 vezes em um só dia. Quando você vai ao mercado, quando dirige um carro, quando vai ao cinema, quando pega um trem, até mesmo o seu smartphone é revistado”, conta uma líder cristã. “É como viver em uma grande prisão”, diz outro cristão local.
Durante anos, a China tentou suprimir um movimento separatista e derrotou os terroristas islâmicos sem hesitação. Para aumentar a vigilância à população, o governo recrutou seis vezes mais policiais neste ano do que no ano passado.
Além disso, todos os apartamentos serão obrigados a colocar um código QR, contendo informações digitais de quem vive e ocupa aquele espaço para uma verificação regular. Devido às muitas revistas e monitoramento nas atividades religiosas, os cristãos estão se tornando raros.
As igrejas registradas pelo governo chinês também precisarão instalar um dispositivo para monitoramento durante os cultos de domingo. Qualquer pessoa que participar terá que registrar sua identificação ao entrar na igreja. Muitos cristãos deixaram de ir às igrejas registradas.
Em janeiro, entrou em vigor uma versão revisada do Regulamento de Assuntos Religiosos que endurece o controle das autoridades sobre as atividades religiosas e estabelece multas e novas responsabilidades legais.
A repressão não é inédita. Nos últimos meses, a China derrubou várias igrejas – alegando serem ilegais -, confiscou cruzes e obrigou a substituição de imagens de Jesus Cristo por retratos do presidente Xi Jinping.
Ainda que na teoria exista liberdade de culto na China, na prática isso é bem diferente.
“Isso não pode ser chamado de liberdade religiosa, mas de perseguição religiosa disfarçada de liberdade. O que a China quer é se certificar de que o que é dito dentro desses espaços está em concordância com o que o Partido Comunista quer que as pessoas acreditem”, afirmou Brynne Lawrence, da China Aid, organização nos Estados Unidos com ampla rede de ativistas e cristãos chineses.
A nova regra mantém a proibição de exercer a profissão daqueles que não têm a permissão do governo e enfatiza que grupos não autorizados não poderão receber doações ou divulgar informações religiosas na internet, por exemplo. Quem descumprir a lei sofrerá sanções mais duras do que as atuais, como multas de 100 mil a 300 mil iuanes (R$ 50.400 e R$ 151.200).
Apesar de, por enquanto, o texto só especificar punições em dinheiro, todos sabem que também existe o risco de prisão.
“Os novos regulamentos dão aos funcionários mais poder sobre os religiosos da China, e é provável que usem isso”, advertiu Lawrence, que teme que a repressão aumente.
A Igreja Perseguida da China, pede orações, pois o cerco a cristãos tem se tornado cada vez mais opressor.
Fonte: Missão Portas Abertas e UOL

Líder evangélico e governista vão ao 2º turno na eleição da Costa Rica

 O líder evangélico Fabricio Alvarado, do Partido Restauración Nacional (PRN), e o jornalista e cientista político do governista Partido Acción Ciudadana (PAC), Carlos Alvarado, irão disputar o segundo turno nas eleições presidenciais da Costa Rica em 1º de abril.
De acordo com o tribunal eleitoral do país, com 86,57% das urnas apuradas, Fabricio contava com 24,78% dos votos ante 21,74% do concorrente. Ambos não conseguiram os 40% necessários para a vitória no primeiro turno. No total, 13 nomes disputaram o pleito.
Cerca de 3,3 milhões de pessoas foram convocadas às urnas neste domingo (4) para escolher o presidente e os 57 deputados para o período 2018-2022. A votação terminou por volta das 22h (no horário de Brasília) sem incidentes e os resultados iniciais foram divulgadas nas primeiras horas desta segunda-feira.
O atual presidente do país, Luis Guillermo Solís, encerrará o seu mandato no próximo dia 8 de maio.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...