Postagens

Mostrando postagens de Março 28, 2017

´Tem gente criando igreja no fundo do quintal´, diz teóloga

A migração de fiéis entre instituições de diferentes matrizes religiosas é uma das explicações para o surgimento de uma igreja por hora no país, analisa a teóloga Maria Clara Bingemer, professora da PUC-Rio. Dados divulgados pelo GLOBO mostram que desde 2010 foram registradas na Receita Federal 67.951 "organizações religiosas ou filosóficas" — uma média de 25 por dia. Segundo Maria Clara, novas associações não conseguem necessariamente manter os fiéis por muito tempo, o que transforma os templos em lugar de trânsito. Como explicar o fenômeno da proliferação de igrejas de diferentes matrizes religiosas?
Para considerar igreja tem que ter um certo numero de fiéis, normas, sistemas rituais, códigos.. É fato que, nesse movimento neopentecostal, tem gente que está criando igreja no fundo do quintal. Então, a gente teria que ver o que chamar de igreja, o que está se aplicando nesse sentido, se existe um crescimento quantitativo de várias agremiações em torno da religião, da fé, ou …

Bispo diz que Estado Islâmico conseguiu o fim do cristianismo no Iraque

Imagem
O bispo anglicano Andrew White, mais conhecido pelo apelido “Vigário de Bagdá”, vem fazendo um alerta para o desaparecimento do cristianismo no Iraque.
“A hora chegou, a história do cristianismo no Iraque terminou. Em breve, não haverá nenhum cristão”, declarou White em entrevista à Fox News. “Alguns dizem que os cristãos deveriam ficar para manter sua presença histórica, mas isso se tornou muito difícil. Todos os cristãos que fugiram do Iraque e dos territórios capturados pelo Estado Islâmico no Oriente Médio, dizem a mesma coisa: não há como voltar. Eles já sofreram demais”.

Andrew White foi o maior líder da igreja anglicana no Iraque, mas acabou forçado a deixar o país em 2014, por causa da ameaça de morte dos extremistas islâmicos. Ele também enfrentou problemas dentro da denominação por ter usado dinheiro da igreja para libertar escravas sexuais das mãos dos jihadistas.

O bispo sempre enfatizou que não entregou dinheiro aos radicais islâmicos. White nega as acusações, afirmando que …

Pastor acusado por abuso sexual é morto a tiros durante culto; cunhado é principal suspeito

Imagem
O pastor da igreja evangélica Assembleia de Deus Ministério Apascentando Ovelhas, Custódio Gonçalves, de 57 anos, foi baleado dentro do templo que fica no bairro Santo Antônio, em Manilha, Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro na noite deste domingo (26).
De acordo com matéria da TV Globo, a polícia foi acionado por volta das 20h30. E encontrou o pastor já sem vida no local.

Ainda não se sabe o que teria motivado o crime. A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí está investigando o caso.

Ninguém havia sidopreso até então. Na madrugada desta segunda-feira (27) um suspeito foi levado à unidade de polícia para prestar depoimento. 

Cunhado é principal suspeito

A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG) já tem um suspeito do homicídio do pastor Custódio Gonçalves, de 57 anos, assassinado dentro da igreja Assembleia de Deus Ministério Apascentando Ovelhas, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. 

O cunhado do pastor foi levado por agentes da …

Bancada evangélica pede a retirada da proposta sobre "diversidade de gênero e orientação sexual" nas escolas

Imagem
Cerca de uma semana após a divulgação do decreto (Nº 9.005/2017) sobre as "Funções de Confiança do Ministério da Educação", assinado pelo presidente Michel Temer no dia 14 de março, a Bancada Evangélica encaminhou um pedido formal ao ministro Mendonça Filho, para que as ações sobre "diversidade de gênero e orientação sexual" sejam retiradas da lista de competências do MEC.

O documento foi entregue por ofício pelo deputado Flavinho (PSB-SP), que afirma que a inclusão desses temas (ou não) desses temas como parte de políticas públicas deve ser decidida antes pelo Congresso.

O parlamentar lembrou que conforme os cidadãos já expressaram por meio de manifestações e mobilizações de vereadores na maior parte dos municípios brasileiros, o "debate sobre diversidade de gênero e orientação sexual" vai contra a vontade da maioria. A preocupação da bancada evangélica e de muitas famílias é que esta proposta abra espaço para a ideologia de gênero.

"A introdução desta…