quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A MÁ ADMINISTRAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Resultado de imagem para má administraçãoA princípio ,  para falar de consequência me é necessário fazer uma densa análise da etimologia da palavra consequência, palavra esta que tem sua raiz no Latim,CONSEQUENTIA, de CONSEQUIRE, que por sua vez quer dizer “seguir, ir atrás”, de COM-, “junto”, mais SEQUI, “seguir”. Trazendo ao nosso entendimento que consequência é um fato ou acontecimento que segue ou é resultado de outro; efeito.
Por sua vez a palavra má ou mal, significa mau, ruim, maligno, de má índole e também possui sua origem no Latim malus.
A palavra administração tem sua origem no Latim Adque significa direção, tendência para, e minister que significa subordinação ou obediência.
Entre várias definições a mais moderna definição de administração “é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”.
Resultado de imagem para má administraçãoAté aqui expliquei minunciosamente o significado de cada palavra do contexto que desejo me adentrar e mostrar-lhes as consequências de uma má administração. Que muitas vezes é irreversível para com o município e os munícipes.
A exemplo disto podemos citar o caso de uma escola modelo padrão FNDE que já deveria ter sido concluída no município de Jacobina do Piauí – PI, mas, devido uma má administração do passado suas consequências perduram até os dias hodiernos.
Antes que você cogite a possibilidade de falar que já faz muito tempo que não se deveria mais falar em uma gestão do passado, vale salientar que quando em uma gestão se administra o bem público mal, as consequências são terríveis e levando ao extremo pode ser inrreversível.
Como não citar uma gestão do passado, quando ela até hoje gera consequências terríveis para o município? Ora, se as consequências ainda perduram é essencial que os fatos sejam expostos. Haja vista que o significado da palavra consequência é exatamente um fato que se segue após outro. Sendo que neste caso, existe duas linhas paralelas sendo uma boa e outra ruim, isto é, existe a consequência boa e outra ruim.
Resultado de imagem para má administraçãoPermita-me mostrar-lhes essas duas vertentes: enquanto a gestão no passado deixou o município no CAUC dentre outras consequências terríveis, como o terreno onde estava sendo construída uma escola padrão FNDE que atualmente está parada prejudicando centenas de alunos da rede estadual, que sonharam estudar em um ambiente que iria contribuir para um melhor aprendizado, conforme já veiculado na imprensa recentemente.
A outra vertente da atual gestão inaugurou a reconstrução de duas creches na sede e colégios na zona rural do município seguindo um excelente padrão de qualidade. Estou explanando somente sobre a área da educação.
Portanto, as consequências de uma má administração, não dura apenas 4 anos, ela poderá durar vários e vários anos e muitas vezes pode ser inrreversível para o município. Como de fato sabemos de várias condenações do município por direitos trabalhistas que contribui para dificultar ao extremo a atual administração, mas que com muita cautela está sendo aplausível e mantendo-se equilibrada.
Ora, administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
 Roberto Torrecilhas 



 https://www.cidadesemfoco.com/as-consequencias-de-uma-ma-administracao-por-jornalista-fernandes-neto/#ixzz51wJYODRi

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...