quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Qual o significado do nome Pison em Genesis 2? É o nome de um rio?

A passagem se encontra em Gênesis 2,10-14: Um rio saía de Éden para regar o jardim e de lá se dividia formando quatro braços. O primeiro chama-se Pison; rodeia toda a terra de Hévila, onde há ouro; é puro o ouro dessa terra na qual se encontram o bdélio e a pedra de ônix. O segundo rio chama-se Geon: rodeia toda a terra de Cuch. O terceiro rio se chama Tigre: corre pelo oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates.

A descrição diz que de um rio, que saía do Éden (em hebraico gan Eden = "Jardim das delícias"), nasciam outros 4 rios. Pison, Geon, Tigre e Eufrates. A intenção dessas indicações não é a de indicar a localização do paraíso, mas sublinhar que toda a água que dá vida ao mundo vem do paraíso.

O Tigre e o Eufrates são muito conhecidos, nascendo nas montanhas da Turquia. Ambos os rios passam pela Síria e vão para o Iraque. Antes de entrar no Mar se unem. Esses rios dão vida à região conhecida na época bíblica como Mesopotamia. Os outros dois rios não são conhecidos.
Quando se fala do Rio Pison, é indicado Hévila. Conforme Gênesis 10,29 trata-se de uma região da Arábia.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...