domingo, 21 de agosto de 2016

Calebe - conquistando seu sonho aos 85 anos

Calebe aparece na Bíblia quando Moisés envia de Cades-Barnéia 12 representantes das tribos de Israel para espiar a terra de Canaã, e Calebe era um deles, representando a tribo de Judá, conf. (Nm 13.1-6). 
Era um jovem corajoso, e ao retornar com o grupo de espias, não concordou com o relato dado pelos mesmos a Moisés a respeito da terra de Canaã, levando todos os filhos de Israel ao desânimo e à murmuração, quando disseram que as cidades eram grandes e fortes, o povo poderoso e diante dos gigantes, filhos de Anaque, se sentiram como gafanhotos e assim também aos olhos deles (Js 14.6-14).
Mas Calebe não se conformou em ser chamado de ‘gafanhoto’, sabia do valor que ele tinha diante de um Deus que havia demonstrado o seu cuidado e poder para com eles, e lhe ajudaria a conquistar aquela Josué foi um dos espias e seu companheiro de fé, e quase foram apedrejados não fosse a intervenção divina  naquele momento(Nm 14.6-10). Pelo erro dos outros, Calebe foi penalizado a perambular 40 anos pelo deserto até que todos que murmuraram contra o Senhor morressem, para então herdar a terra prometida (Nm 14.29-38).
1. EM MEIO AO CASTIGO DO POVO, DEUS FAZ PROMESSAS A CALEBE
“Porem o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança” (Nm 14.24).Calebe conservou-se firme e constante, sem mudar de intento, a sua fé e confiança em Deus lhe ajudaria a conquistar aquela terra, e isto muito agradou ao Senhor.
2. MUITO TEMPO PASSOU E CALEBE AGORA ESTAVA COM 85 ANOS – DARIA TEMPO?
Muita coisa aconteceu no deserto durante esses 40 anos, mas estava ali Calebe perseverando, guardando no coração a realização do sonho que tinha base na promessa recebida do Senhor.Josué assume a liderança após a morte de Moisés, e toda Canaã é conquistada pelo povo israelita e chegou o momento da distribuição da terra com as tribos de Israel.
3.  O DIA TÃO ESPERADO POR CALEBE CHEGOU E ELE APRESENTA-SE A JOSUÉ
Dá o seu relatório: “Da idade de 40 anos era eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração. Mas meus irmãos que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porem, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus. Então Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor, meu Deus...quarenta e cinco anos, há agora, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos. E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair e para entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois, naquele dia, tu ouviste que os anaquins estão alí, grandes e fortes cidades há ali; porventura o Senhor será comigo para os expelir, como o Senhor disse. E Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança” (Js 14.7-13).Calebe recebe de Josué a sua herança no meio dos filhos de Judá (Js 15.13,14).“E expeliu Calebe dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã e Talmai, gerados de Anaque” (Js 15. 14). (Os anaquins constituíam uma raça de gigantes que habitavam partes da terra de Canaã).
EIS O SEGREDO DE CALEBE PARA REALIZAR GRANDES CONQUISTAS:
1. Perseverança em esperar o dia de realizar o seu sonho.
2. Fé e confiança que Deus iria ajudá-lo a realizar o sonho.
3. Não perdeu o ânimo de querer realizar o seu sonho.
A atitude de Calebe mostra que a perseverança na fé e a confiança em Deus e nas suas promessas produzem ânimo, vigor e jovialidade na vida do idoso, fazendo-o caminhar de cabeça erguida, sentindo no coração a alegria do Espírito Santo. Existem muitos jovens desanimados, que se acham sem forças para realizar qualquer tarefa. E muita gente idosa que é ativa e dinâmica. Seja essa pessoa, exemplo para os nossos jovens! Mantenha sua mente jovem, mesmo que ela esteja dentro de um corpo velho e cansado, porque no fim das contas, é ela (sua mente), quem comanda, claro, guiada pelo Espírito Santo.
Siga o exemplo de Calebe e conquiste sua terra prometida. Dê uma rejuvenescida em sua mente e resgate os sonhos perdidos. Você vai conseguir, creia!“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6.10). “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão (Is 40.31).
CONCLUSÃO
Perseverar é conservar-se firme e constante em um propósito, sem variar ou mudar de intento. Continuar. Fé “é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêm” (Hb 11.1). Confiança - segurança íntima ou esperança em alguém. Ânimo - disposição resoluta em face da adversidade. Coragem. Motivação, disposição num dado momento. 


http://www.ieadpe.org.br/index.php/departamentos/proati/658-calebe-conquistando-seu-sonho-aos-85-anos

A ARAPUCA DOS FARISEUS

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...