sábado, 2 de julho de 2016

Qual o primeiro Evangelho que foi escrito e quais suas caracteristicas?

Quem é o evangelista Marcos?
Marcos era oriundo da cidade de Jerusalém filho de tal Maria, e que em sua casa se reunia a comunidade cristão original de Jerusalém. Diz o texto que Pedro quando foi libertado da prisão foi acolhido nesta casa. Marcos era primo de Barnabé, um companheiro de viagens de Paulo e que Marcos acompanhou Paulo na sua primeira viagem, mas que depois se separou. Vamos depois encontrar Marcos em Roma e possivelmente foi companheiro de Pedro. Os estudiosos colocam o seu Evangelho como que um resumo da catequese de Pedro em Roma.
A ordem cronológica dos quatro evangelhos.
O Novo Testamento apresenta os evangelhos em ordem de importância ou de uso nas comunidades, e não pela cronologia, assim encontramos no Novo Testamento : Mateus, Marcos, Lucas e João.
Mas a ordem cronológica para estudos com mais detalhes seguem a seguinte ordem:
1 - evangelho de Marcos escrito por Marcos na cidade de Roma no ano de (64 d. C);
2 - evangelho de Mateus escrito por Mateus em Jerusalém para comunidade de Judeus cristão (70 d.C);
3 - evangelho de Lucas escrito por Lucas em Antioquia para os gentios por volta de (80 d.C), estes três evangelhos são chamados de sinóticos, pois tem muitas semelhanças entre si e podem ser comparados em seus textos e feitos estudos a partir destas comparações;
4 - evangelho de João escrito por João para a comunidade dos gentios na Ásia Menor em Éfeso (95 d.C.).
Os evangelhos narram à vida de Jesus, mas nem todos os detalhes, a riqueza esta nos textos que eram utilizados, estes textos eram significativos para a comunidade, lidos e repetidos inicialmente em forma oral, mas depois foram escrito pelos evangelistas as comunidades espalhadas pelo Império Romano. A palavra de Jesus servia para iluminar os fatos da vida da comunidade.
Características de Marcos
Este evangelho apresenta três características básicas:
1 -brevidade (é o evangelho mais curto);
2 – o Evangelho mostra um Jesus poderoso em ações;
3 - a organização (tem um esquema definido a Catequese de Pedro).
O Evangelho de Marcos apresenta detalhes, que são próprios de uma testemunha ocular, de Pedro e transmitidos oralmente inúmeras vezes através de Marcos a seus ouvintes. Os aspectos que são próprios de Pedro, sua convivência com Jesus, testemunha dos fatos e ensinamentos de Jesus, Marcos apresenta em seu evangelho. Como esta obra foi escrita na cidade de Roma, para romanos, tornou-se necessário explicar costumes judaicos (7,3; 14,12; 15,42), e Marcos no escrito do evangelho substitui o grego por latim. Seu evangelho é uma resposta para a comunidade que esta em crise, por causa da perseguição do Império Romano aos cristãos de Roma. Na abertura de seu evangelho ele apresenta Jesus Cristo como o salvador em contraposição a Cesar Imperador Romano que se considerava deus. O culto ao Imperador era muito difundido nos santuários de Roma e os cristãos eram obrigados a estas praticas. Preocupa-se Marcos em apresentar Jesus, a partir da crise que vive a comunidade, com os ensinamentos de Jesus, suas Parábolas, milagres Paixão e ressurreição ajudam a comunidade criar condições, vencer os desafios e conquistar novos membros.
Nota: Encontramos estas características com mais riqueza de detalhes na introdução da obra de: Battaglia, Urichio, Lancelotti, Comentário ao Evangelho de São Marcos, Vozes, Petrópolis, 1978, págs. 12-19.

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...