quinta-feira, 1 de setembro de 2016

AS CHAVES PARA O CAPÍTULO DE TRANSIÇÃO:


Alguém escreveu no comentário no meu último post: "Estamos ansiosos para a" chave "." Bem, não é apenas uma chave, mas um conjunto de chaves para toda a história do messianismo oculta de Jesus, que é fornecido em Lucas. Pelo que sabemos, Lucas foi o único autor do cristianismo primitivo considerou necessário para completar a história de vida "escondida" Jesus com a história de seus discípulos proclamam abertamente as coisas secretas dos Evangelhos, e seu trabalho dois volumes, Lucas nos fornece recursos valiosos para entender a natureza dessa mudança repentina entre os Evangelhos e Actos. O último capítulo do Evangelho não só serve como uma transição literária maravilhosa para o segundo volume, mas também como uma chave espiritual, ou um conjunto de teclas espirituais sobre a questão do "oculto e revelou Messias".
Em Lucas 24, lemos a história sobre dois discípulos que viajam ... para uma aldeia chamada Emaús , no primeiro dia da semana.Eles foram completamente perplexo com tudo o que tinha acontecido com o Mestre, e falou para o outro sobre esses eventos. Agora, ao longo do caminho, o mesmo Jesus ... veio a eles  - mas eles não reconocieron- ele. Eles falaram; Jesus respondeu-lhe quando ele perguntou-lhes sobre as últimas notícias de Jerusalém, ficaram surpresos que ele não sabe o que aconteceu, mas não reconocieron- ele. Ele começou a ensinar as Escrituras, e que eles devem lembrar seus ensinamentos, que muitas vezes lhes havia ensinado - . Mesmo assim, eles não foram capazes de reconocerle-  seus olhos foram cegados dereconhecê-lo 
Temos visto em artigos anteriores que a ideia do Messias de estar irreconhecível entre o povo de Israel, era uma ideia muito comum na mentalidade judaica. Vimos que essa maneira de se referir à vinda do Messias como ocultos e revelados , poderiam ser consideradas como representativas do século Judaísmo I. A este respeito, o episódio de Emaús só fornece uma prova adicional a esta ideia. A diferença é que Lucas mostra muito claramente como e por que eles não o reconheceram e é isso que vamos discutir hoje-.
* * *
Vamos tentar entender o que aconteceu com os olhos dos discípulos no caminho de Emaús. Lemos que seus olhos foram contidos . Em Inglês e grego, o verbo contido (frenagem impedido) é a voz passiva do verbo parar . Em essência, isso significa que o que aconteceu com os discípulos, a sua incapacidade de reconhecer Jesus, não depende deles em tudo. Alguém estavasegurando sua vista até que chegou o tempo determinado.  Assim, quando chegou o tempo determinado, esse mesmoalguém abriu os olhos e sabiam que ele era:  . Em seguida, seus olhos se abriram e eles o reconheceram  Mais uma vez aqui, como no verso 16, o texto utiliza a voz passiva, seus olhos se abriram. verbo grego  usada aqui significa " para ser completamente aberto, totalmente" e isso acontece várias vezes na Septuaginta. Uso da forma activa do verbo é notável.Por exemplo, no livro de 2 Reis 6:17, Eliseu está orando para o Senhor para abrir os olhos de seu servo, Senhor, eu oro, abrirseus olhos para que ele possa ver. E o Senhor abriu os olhos do jovem, e viu .
Em quase todos os lugares da Septuaginta onde este verbo na forma ativa, o sujeito da frase é o próprio Deus, que nos leva a uma conclusão muito importante: Deus é o único que pode abrir nossos olhos espirituais. Por exemplo, as palavras de Lucas, em o final deste capítulo: E Ele abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras  , deve ser lido como uma declaração de fé: Lucas obviamente acreditava que Jesus é Deus e que é a razão pela qual Ele tem autoridade para abri-los .De acordo com Lucas, o Senhor e Ele sozinho tem o poder de parar o entendimento e os olhos - e Ele é o único que podeabrir , desbloquear o entendimento e os olhos. Os olhos dos discípulos sobre a estrada para Emaús foram parados soberanamente apenas por Sua mão -de forma alguma poderia ter reconhecido Jesus até que ele abriu os olhos.
A este respeito, gostaria de recordar uma cena que discutido no post anterior: a cena familiar da sinagoga de Nazaré capítulo 4 do Evangelho de Lucas. Ao ler estes versos, um está sempre surpreendidos com a atmosfera tensa que enche a sinagoga quando Jesus lê o profeta Isaías. Qual é a origem de sintomas de estresse E o quê? E os olhos de todos os que estavam na sinagoga estavam fixos nele ... Então, todos lhe davam testemunho e agradavelmente maravilhado com as palavras que saem de sua boca .  em outras palavras, os corações daqueles que ouviam Jesus queimados, eram obviamente sensível à proximidade de Deus ea presença do Espírito Santo - é evidente que eles foram percebendo que aquele que estava diante deles tinha algo especial, uma autoridade extra-humana-. olhos OS de todos os que estavam na sinagoga estavam fixos nelecom um intenso desejo e expectativa para ver Nele, Aquele que em seu coração sentiu que era. I, que queria desesperadamente para obedecer à voz de seu coração e reconhecer -lo como Messias -Mesmo assim, não pudieron-. Por quê? Qual foi a diferença entre os discípulos de Emaús e companheiro de Jesus em Nazaré? Em ambos os casos os seus corações queimados - e em ambos os casos, os olhos estavam fixos em Jesus, foram realizadas de volta pelo mesmo Senhor.(Sabemos que ninguém pode parar ou abrir a vista de alguém). No entanto, aos olhos dos discípulos de Emaús estrada, em ofinal foram abertos no partir do pão (mais uma vez, pelo próprio Senhor) -enquanto os olhos do povo de Nazaré continuou frenados-.
Esta é a nossa chave para hoje - Chave Número 1 - uma chave para a compreensão da história de Israel e Jesus chave: só Deus mesmo pode parar ou abrir os olhos espirituais. Sua decisão era dela e só, no caso dos discípulos, cujos olhos Abriu -lo e que, em última instância reconheceu-o, e, no caso da sinagoga, aos olhos de pessoas permaneceu contido  , sem reconhecer -lo .
[1] Lucas 24:16
[2] Em grego, assim como em Inglês, temos a forma passiva  ( εκρατουντο ) do verbo  parada  ( Κρατεω ).
[3] Lucas 24:31
[4] Διανοιγω
[5] Lucas 24:45
[6] Lucas 4:20, 22

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...