terça-feira, 15 de março de 2016

A NOVA JERUSALÉM


APOCALIPSE 21:9-23

Temos aqui detalhes desta magnífica cidade, como foi mostrada em visão do cume de um grande e alto monte para João por um dos anjos das sete taças (Apocalipse 15:1, 17:1), à medida que de Deus descia do céu.
Tudo indica que é literalmente uma cidade, pois:
  1. Era costume no oriente médio, quando um rei entrava na capital do seu país para tomar posse do seu reino, ou um príncipe subia ao trono, dizer que ele estava casando-se com a cidade (Isaías 62:4). Ele estava sendo unido de forma íntima e permanente com o trono, a cidade e a nação. Assim a cidade chamada Nova Jerusalém será casada com o Cordeiro.
  2. Os detalhes da cidade, descritos minuciosamente, não são aspectos morais ou espirituais mas físicos: ouro, pedras preciosas, pérolas, medidas exatas.
  3. Na antigüidade, a morada de Deus entre os homens sempre tomou forma material, um tabernáculo, depois um templo, antecipando a morada eterna: uma cidade.
  4. A cidade está definida como algo separado dos seus habitantes e aqueles que nela entram, inscritos no livro da vida do Cordeiro.
  5. A declaração que a cidade não tem templo só pode ser compreendida num sentido material, físico.
  6. A distinção entre os santos e a cidade é bem clara nas passagens bíblicas que dizem como Abraão esperava uma cidade (Hebreus 11:10), como Deus prepara uma cidade para aqueles que morrem na fé sem verem cumpridas as Suas promessas (Hebreus 11:13-16).
  7. Em Hebreus 12:22 a cidade Jerusalém celestial está separada dos seus habitantes: os anjos, a igreja, os espíritos dos homens justos aperfeiçoados.
A cidade mede dois mil e duzentos quilômetros de comprimento, e igual largura e altura. Logo nos vem à mente um cubo, mas é ainda possível que seja em forma de pirâmide, o que se torna mais provável por causa do muro que tem em volta, de sessenta e cinco metros de espessura. É relacionada com Israel, pois cada uma das doze pérolas que são as portas tem o nome de uma das suas doze tribos, e também com a igreja de Cristo, pois cada um dos seus doze alicerces, ornamentados com pedras preciosas reluzentes, tem o nome de um apóstolo.
As pedras preciosas que revestem os alicerces formam um magnífico conjunto harmonioso, de imensa beleza, em cores do arco íris com diversas tonalidades e brilho:
Diamante brilhante (jaspe); azul celeste (safira); verde claro (calcedônia); verde escuro (esmeralda); vermelho claro (sardônio); vermelho escuro (sárdio); ouro esverdeado (crisólito); verde (berilo); ouro amarelado (topázio); verde marinho ((crisópraso); violeta (jacinto); púrpura (ametista).
A imensa e magnífica cidade chamada Nova Jerusalém será a habitação do Senhor, Deus Todo-Poderoso, com o Cordeiro. A cidade não necessitará de luz natural do sol ou da lua, porque a glória de Deus e a lâmpada do Cordeiro fornecerão sua luz, e não haverá noite nela.
Sendo a cidade feita de ouro puro, semelhante a vidro puro, é de se deduzir que as moradas dos seus habitantes, os redimidos, bem como as vias públicas serão deste material, portanto primando pela sua grande beleza, pureza e brilho.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...