sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O CAMINHO DA JUSTIÇA - A SANTIFICAÇÃO -




A Palavra dá-nos muitos conselhos para esta vida. Não só para aspirarmos a viver uma vida terrena digna mas, principalmente, como devemos agir hoje no nosso dia-a-dia para sermos achados dignos de um dia herdarmos o reino dos céus, a vida eterna, pelo mérito redentor de Yeshua HaMashiach. Sim, Ele é “O Caminho”, “A Verdade” e “A Vida”, e sem Ele nada podemos fazer, como Ele mesmo nos ensina em:

João 15:5 – “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto [obras de uma vida plena de fé]; porque sem mim nada podeis fazer”.

Não nos restam quaisquer dúvidas que só poderemos achar graça aos olhos do Eterno Senhor, se andarmos por fé e em obediência a todos os Seus preceitos de vida, que Ele mesmo expressa na Sua Lei/Torá e nas palavras dadas através dos Seus profetas. A graça do Altíssimo não é derramada sobre aqueles que são desobedientes e que renegam a Sua Vontade, i.e. a Sua Lei/Torá. De resto, e simplificando, quem renega a Lei/Torá está a renegar a Yeshua HaMashiach, A Lei/Torá viva, A Palavra do Pai.

Não foi isto mesmo que Yeshua disse em João 14:15 e 15:14? Sim, nós devemos andar por fé e obediência em todos os preceitos do Pai, tal como Yeshua também andou.

Yeshua ao apresentar uma das suas parábolas/analogias, desta vez sobre a separação entre os salvos e os perdidos entre os quais há uma barreira intransponível, dizia a personagem que sofria a Abraão: “Rogo-te, pois, ó pai[Abraão], que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento”.Pelas palavras de Yeshua, qual foi a suposta resposta de Abraão? “Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos”, ao que recebeu por resposta:“Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam”. A confirmação do valor da Lei/Torá vem também neste suposto diálogo: “Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”.

O relato deste grande ensinamento encontra-se em Lucas 16:19-31.

Mas, se mais exemplos de fé e de obediência quisermos, busquemos o que a carta aos Hebreus, no capítulo 11, nos diz. Este capítulo fala da fé que tem de ser o pilar da nossa vida neste mundo. Os exemplos de fiéis do passado só nos podem motivar a seguir as suas pisadas, sabendo que eles foram achados dignos pelo Altíssimo. Ao falar de todos eles, reparemos no que o autor da carta diz:

Hebreus 11:33 – “Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões…”

Eis aqui o denominador comum a todos eles: viveram pela fé nas promessas do Eterno Senhor e “praticaram a justiça”(ver o conceito de justo em Lucas 1:5-6). Que quer isto dizer, senão que viveram de acordo com a Vontade de YHWH expressa na Sua Lei/Torá? Sim, andar nos caminhos de YHWH, no Seu Conselho/Instrução é viver pela fé nas promessas do Eterno. Sim, este é o caminho da santificação/separação que o mundo não entende e que nos é apontado como essencial para um dia podermos estar com O Altíssimo:Hebreus 12:14.

Terminamos esta reflexão chamando a atenção para o critério do Eterno, mostrando-nos que a salvação é individual. Medite-se no que O Altíssimo nos diz através do Seu profeta:

Ezequiel 14:13-14, 20 – “Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim [i.e. desobedecer à Minha Lei/Torá], se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais. Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Job, eles pela sua justiça [obediência à Torá]livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS…Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça [pelo seu modo de viver justo].          

Sim, ser justo aos olhos do Eterno Elohim YHWH é andarmos, por fé, sem repreensão em todos os Seus mandamentos e preceitos, tal como nos é dito a respeito dos pais de João, o baptista.

Não nos deixemos então seduzir pelas vãs filosofias dos homens que rejeitam estas verdades fundamentais e que ensinam que agora já não é preciso guardar a Lei, quando O próprio Adonai Yeshua nos deu exemplo do contrário e pediu ao Pai para que conservasse os Seus discípulos (e todos os que viriam após eles) na Verdade:

João 17:17 – “Santifica-os na tua verdade [a Tua Lei/Torá]; a tua palavra é a verdade [a Tua Lei é a Verdade, cf. a Salmo 119:142].

Vem Adonai Yeshua vem despertar alguns cujo coração/mente só Tu conheces.

AlleluYAH

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...