quarta-feira, 3 de junho de 2015

O que fazer quando Deus fica em silêncio?

Jesus estava indo para as partes de Tiro e de Sidom juntamente com os seus discípulos. Enquanto Ele estava caminhando, uma mulher Cananéia que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Esse foi o clamor de uma mãe desesperada que havia deixado a sua filha em casa sendo atormentada por espíritos malignos. 

Talvez ela imaginasse que o seu clamor e pedido fosse prontamente atendido por Jesus. Mas não foi isso que aconteceu. O verso 23 diz que Jesus não lhe respondeu palavra. Em outras palavras o autor está dizendo que Jesus ficou em silêncio.
Porque Deus se cala quando mais precisamos d’Ele? Porque parece que em momentos tão difíceis não escutamos a voz de Deus? Porque Deus fica quieto quando mais chamamos por Ele? Quem nunca fez perguntas como essas. De fato, não é fácil entender o silêncio de Deus quando estamos sendo provados. 

Ao longo da minha vida enfrentei muitas lutas, não foi fácil chegar até aqui. Hoje eu olho para trás e digo: Graças a Deus, o vendaval passou! Mas, de todas as lutas que eu já passei, a maior, a mais intrigante, de fato, foram os momentos em que Deus ficou em silêncio comigo. O silêncio de Deus dói, machuca, prova, apavora, dar medo. É difícil aceitar o silêncio de Deus quando achamos que não haverá mais saída se Ele não nos socorrer no momento que achamos que é a última hora.

Vejamos a partir de agora o que devemos fazer quando Deus fica em silêncio:

1 - Entender que até no silêncio Ele está trabalhando.
O silêncio de Deus não significa que Ele não está agindo ao nosso favor, enquanto Ele não responde, Ele trabalha.
Se você só tem ouvido o silêncio de Deus, descanse, Ele não faz barulho enquanto trabalha. No momento certo Ele te mostrará que enquanto estava em silêncio não deixou de trabalhar por você.
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aqueles que n’Ele espera.” (Isaías 64:4)

2 – Ficar em silêncio também.
Êxodo 14 narra uma história muito interessante. Quando os israelitas estavam saindo do Egito em direção a terra prometida, Deus endureceu o coração de Faraó para que ele perseguisse o povo. Faraó aprontou o seu carro e tomou consigo o seu povo. Quando os israelitas viram os egípcios vindo atrás deles temeram muito e disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Nos versos 13 e 14 Moisés responde ao povo: Não temais, estais quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. Eu pelejarei por vós, e vós vos calareis. Podemos aprender com as palavras de Moisés que quando ficamos em silêncio Deus peleja por nós e nos dá o escape. Depois que o povo se calou, Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, as águas se partiram e os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco. Quando ficamos em silêncio diante das adversidades que estamos enfrentado, Deus cria meios, situações e circunstâncias para nos socorrer e abençoar.

3 – Ter confiança e fé que Ele está em silêncio, mas está ao nosso lado.
Quando Deus fica em silêncio, a sensação que nós temos é de que Ele está há milhares de quilômetros de nós. Mas o Senhor prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Não importa o quanto você sofra, não importa o que você passe, o Eterno nunca irá te abandonar.
“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão, quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43:2)

Se você está passando pelo silêncio de Deus não se desespere, em breve a sua vitória chegará completa. Está marcado na agenda de Deus: Dia tal Vou falar com meu filho(a). O melhor de Deus ainda está por vir.

Deus te guarde sempre!!


SHEKINÁH

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...