sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pesquisadores descobrem papiro de 1.500 anos


Pesquisadores descobrem papiro de 1.500 anos
Um papiro de 1.500 anos com relatos da Igreja Primitiva sobre a Última Ceia foi encontrado por pesquisadores da Universidade de Manchester e classificaram o documento como o mais antigo com referências ao encontro entre Jesus e seus discípulos antes da crucificação.
“Esta é uma descoberta importante e inesperada, um dos primeiros documentos encontrados que faz referência à Última Ceia”, disseram os pesquisadores.
Segundo informações da agência Europa Press, o texto completo do papiro diz: “Temam todos aqueles que reinará sobre toda a terra. Que as nações e os povos saibam que Cristo é o nosso Deus, pois ele falou e eles começaram a ser; Ele mandou e foram criados; Ele pôs tudo sob os nossos pés e se livrou da vontade de nossos inimigos. Nosso Deus preparou uma mesa no deserto sagrado e deu-lhes o maná para comer para um novo pacto: o corpo imortal do Senhor e o sangue que Cristo derramou por nós na remissão dos pecados”.
Segundo os estudiosos, o texto do papiro é uma combinação de passagens bíblicas, incluindo o Salmo 78: 23-24 e Mateus 26: 28-30, entre outros. O papiro contém uma das mais antigas referências documentadas sobre a Última Ceia e o maná.
O responsável pela pesquisa, Roberta Mazza, afirmou que estava “animada” por conta da descoberta de que o conhecimento da Bíblia era mais enraizado no Egito do século VI d. C. do que se acreditava até agora.
Na opinião de Roberta Mazza, a descoberta lança nova luz sobre o cristianismo primitivo, pois o documento foi concebido apenas 300 anos após o imperador romano Constantino se converter ao cristianismo.
A equipe de especialistas encontrou este papiro enquanto trabalhava com milhares de fragmentos de documentos inéditos históricos preservados nos cofres da biblioteca da universidade.
“Embora não sabemos quase nada sobre o proprietário do documento, apesar de que poderia ter sido um residente da aldeia Hermoupolis (el Ashmunein), é duplamente fascinante porque o fabricante sabia claramente sobre a Bíblia, mas ele cometeu um monte de erros. Poucas palavras contém erros ortográficos e outras estão na ordem errada. sugerindo que ele estava escrevendo de memória, ao invés de copiar de outro texto”, disse Mazza.

Cristã que foi perseguida na Eritreia chega ao Brasil


Cristã que foi perseguida na Eritreia chega ao Brasil
Helen foi perseguida na Eritreia, país localizado no continente africano, na região chamada Chifre da África. Ela esteve presa por mais de dois anos em um contêiner de metal, na prisão militar de Mai Serwa, por não negar sua fé em Jesus.
Presa em um campo militar em 13 de maio de 2004, pouco depois de lançar um álbum de música cristã que se tornou popular entre os jovens eritreus, a cantora Helen Berhane nunca foi formalmente acusada, condenada ou levada a julgamento. Ela apenas não atendia às exigências de assinar um documento renegando sua fé, prometendo não cantar mais, não compartilhar sua verdade em Cristo e não realizar quaisquer atividades cristãs na Eritreia. Por este motivo, ela permaneceu presa em um contêiner de metal, onde sofreu severas privações.
Após dois anos e meio de prisão, Helen foi terrivelmente espancada até ser dada como morta. Depois de uma recuperação milagrosa, ela conseguiu sair do país e hoje vive na Dinamarca, onde recebeu asilo político.
Desde maio de 2002, o governo da Eritreia só permite que existam quatro grupos religiosos oficiais e diretamente controlados pelo Estado: os adeptos ao islã, da Igreja Ortodoxa, da Igreja Luterana e da Igreja Católica. Os demais não têm permissão para se reunir ou atuar livremente no país e quando o fazem são perseguidos.
Testemunho de Helen Berhane por ela mesma
A partir desta sexta-feira (05/09), Helen Berhane estará em diversas igrejas no Brasil, para dar seu testemunho. Ela passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. Confira a agendade visitas e programe-se para ser abençoado através do testemunho de fé e perseverança de uma cristã que, mesmo submetida a condições extremas, preferiu continuar servindo e proclamando o seu amor por Jesus.

CPAD

Assembleia de Deus em Natal recebe o 100º Caped


Assembleia de Deus em Natal recebe o 100º Caped
Desde 1951, o projeto de criar uma fonte de subsídios que tornasse a Escola Dominical mais atraente e firme no seu propósito de expandir os ensinamentos de Jesus já existia na mente do pastor Antonio Gilberto.

Observando o funcionamento da Escola Dominical nos Estados Unidos e na Europa, começou a fazer anotações que contribuíram, mais tarde, para a elaboração de um importante material que serviu de base para o lançamento do Manual de Escola Dominical, o livro-texto do Caped, aprovado em 1974 pelo Conselho Administrativo da CPAD, em sua primeira reunião do ano.
Este ano o evento está tendo a sua 100ª edição, ocorrendo na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 03 e 06 de Setembro.
O culto de abertura foi realizado na noite de quarta-feira (3). Durante os quatro dias de eventos, os participantes terão acesso a estudos e palestras com temas voltados para a Educação Cristã. Entre os preletores, os pastores Antonio Gilberto, Claudionor de Andrade, Elienai Cabral, Alexandre Coelho e César Moisés; e as professoras Telma Bueno e Helena Figueiredo.
Ainda dentro da programação, na manhã desta sexta-feira (5), o pastor Antonio Gilberto, idealizador do Caped, será homenageado na Câmara Municipal da cidade de Natal. E na noite de sábado (6), haverá a Cerimônia de Formatura e Culto em Ação de Graças pelo Centésimo CAPED e Celebração do Quadragésimo Aniversário do Curso.
Confira aqui:

Psicanálise para cativar fiéis ??? PODE ISSO ???


Numa noite chuvosa de quarta-feira, desci do ônibus na rua Brigadeiro Luis Antônio, região central de São Paulo, quase em frente a uma das unidades da Igreja Universal do Reino de Deus situadas na capital paulista. No portão, uma senhora e dois jovens distribuíam exemplares da Folha Universal, periódico evangélico que circula semanalmente por todo o país há vinte e um anos. Ela estendeu o jornal e convidou-me a voltar “qualquer dia desses para conhecer a palavra de Deus”. Respondi que estava prestes a fazer isso. “Entre que o Senhor vai te abençoar, querida”, disse sorrindo. Entrei.
A Universal do Reino de Deus é a maior entre as igrejas neopentecostais existentes no Brasil. Segundo o Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela reúne mais de 1,8 milhão de fiéis espalhados por todas as regiões do país. Fundada em 1977 pelo bispo Edir Macedo num subúrbio do Rio de Janeiro, faz parte do movimento das igrejas evangélicas surgidas no final dos anos 1970, que se distanciam do pentecostalismo tradicional, principalmente porque pregam a prosperidade como via de aproximação com Deus.
Naquela quarta-feira à noite, perdi as contas de quantas vezes o pastor evocou a imagem do diabo para representar todos os males existentes na Terra. Mas num momento específico, ele decidiu falar sobre males mais concretos, muito contemporâneos, e comumente associados a tratamentos psicoterápicos, psicanalíticos ou mesmo psiquiátricos: o medo e a síndrome do pânico. “Grande parte das igrejas neopentecostais se pretende especializada no cuidado de três conhecidos ‘problemas’ humanos: a saúde, o amor e o dinheiro”, diz o psicanalista Wellington Zangari, doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e vice-coordenador do Laboratório de Psicologia Social da Religião do Instituto de Psicologia da USP. “Para alguns pastores, não importa se existem médicos, psicólogos e outros profissionais de saúde para lidar com questões de doença. Há sempre uma interpretação bíblica para oferecer e vender saúde”.
A estratégia das igrejas neopentecostais e de seus pastores, segundo Zangari, tem sido a da assimilação, reinterpretação e incorporação dos diversos discursos presentes na cultura. Inclui-se aí o discurso da psicanálise, que cada vez mais é objeto de estudo por parte dos próprios pastores evangélicos – tanto neopentecostais, quanto pentecostais (batistas, presbiterianos e metodistas).
Psicanálise no templo
Izilmar Finco é pastor batista desde 1986, quando começou a atuar como missionário em Prado, na Bahia. Hoje, Izilmar trabalha na Igreja Batista de Eldorado (IBEL), em Serra, no Espírito Santo, e é filiado à Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB). Em 1998, formou-se em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil (SPOB), criada em 1996 com a missão de popularizar e disseminar a psicanálise por todos os cantos do país. “Foi uma experiência muito enriquecedora e sou grato pela oportunidade que tive. A SPOB foi pioneira no Brasil na modalidade de formação de psicanalistas e deu a chance a muitas pessoas, assim como eu, de conhecer a psicanálise e seu valor na clínica, para ajudar as pessoas”, diz.
A psicanálise não é uma profissão regulamentada, ou seja, não existem cursos universitários especializados na prática criada por Sigmund Freud, tampouco leis que guiem especificamente seu exercício. A formação tradicional de um psicanalista passa pela graduação em Psicologia ou Medicina e pela associação a alguma sociedade psicanalítica, além da análise em si.

Na Sociedade Brasileira de Psicanálise, a primeira a ser criada na América Latina, em 1927, tal formação é oferecida somente a médicos e psicólogos registrados nos respectivos Conselhos Regionais, e a aceitação de profissionais graduados em outras áreas do conhecimento fica sob responsabilidade de uma Comissão de Ensino. Se aprovado, o pretendente deve se submeter a cinco anos de análise – com frequência mínima de quatro sessões semanais – além de realizar 160 seminários obrigatórios e atender a dois pacientes adultos ao menos quatro vezes por semana sob supervisão de um analista membro da sociedade.
Sendo livre a formação psicanalítica, entidades paralelas, como a Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, oferecem cursos livres a qualquer interessado, como o pastor Izilmar Finco. Atualmente, a Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil é a maior sociedade de psicanalistas da América Latina. Em seus 18 anos de existência, concluiu mais de cem turmas em todos os estados brasileiros e formou cerca de três mil psicanalistas. O único pré-requisito para participar dos cursos é ter um diploma de graduação, seja ele qual for. Em dois anos, depois de participar de aulas duas vezes por mês e realizar 80 sessões de análise, o aluno recebe seu diploma de psicanalista.
A procura do curso por pastores evangélicos e líderes religiosos é intensa. Para o pastor Izilmar, se um religioso deseja desenvolver um bom ministério pastoral, ele precisa acumular uma série de conhecimentos, além da teologia: “Claro que a área da psique é uma delas. O pastor precisa se conhecer bem e saber como conhecer o outro”.  Com o auxílio da psicanálise ele afirma não atribuir tudo a questões espirituais. “Uma abordagem correta do problema é o primeiro passo para ajudar a encontrar a solução e a cura.”


VIA   GRITOS  DE  ALERTA / OPERA MUNDI

A CASA CAIU NÉ PT - PP- PMDB - Ex-diretor da Petrobras envolvido em esquema delata políticos


Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras envolvido em esquemas de corrupçãoPaulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras envolvido em esquemas de corrupção
Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, preso desde junho por sua participação no superfaturamento de contratos na estatal brasileira, revelou o nome de políticos que fizeram parte do esquema. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, para se enquandrar em uma delação premiada, Costa teria dado ao Ministério Público Federal 62 nomes de políticos.

O depoimento de Paulo Roberto Costa chegou nesta semana ao Supremo Tribunal Federal e já está sendo inserido no caso. De acordo com a apuração da Folha, entre os 62 citados, estão 12 senadores, 49 deputadores federais e um governador. O Partido do Movimento Democrátido Brasileiro (PMDB), o Partido Progressista (PP) e o Partido dos Trabalhadores (PT), são as legendas envolvidas.

Paulo Roberto Costa foi diretor de distribuição da Petrobras entre 2004 e 2012. Nesse período, os políticos receberiam 3% do valor dos contratos firmados com a estatal. Com a delação premiada, Costa terá sua pena reduzida - anteriormente, com a perspectiva de superar os 30 anos de reclusão.
A decisão de colaborar com as investigações surgiu no último dia 22, após a Polícia Federal fazer buscas nas empresas de filhas, genros e um amigo de Costa, em busca de pistas que levassem a contas secretas na Suíça. Fechado o cerco, o ex-diretor resolveu falar o que sabe.

YAHOO

MALDIÇÃO COMUNISTA - Figura de Chávez vira símbolo religioso

Longe de desaparecer do imaginário coletivo venezuelano, o líder bolivariano Hugo Chávez é lembrado, seis meses após sua morte, por meio de pequenos altares montados em casas de famílias e pelo governo que transformou o falecido presidente em "comandante supremo" e interlocutor de Deus.
O falecido líder protagoniza orações e a frase "Chávez nosso" não só inicia várias rezas, mas também dá nome ao concurso do Ministério da Cultura da Venezuela para premiar o melhor poema, canção e mural dedicado ao "comandante supremo e eterno".
"Chávez nosso que estás nos céus" é, além disso, uma série de curtas de animação do canal estatal "VTV" que mostram o líder bolivariano nas nuvens, conversando com Simón Bolívar, Che Guevara e outros ídolos da esquerda venezuelana.
Lojas especializadas em venda de artigos religiosos em Caracas vendem a imagem de Chávez feita em gesso - de corpo inteiro, busto médio e pequeno - a preços que variam, segundo o tamanho, entre 80 bolívares (US$ 15) e 950 bolívares (US$ 320).
O pequeno "é o que vende mais", de acordo Yusmari, uma vendedora da loja El Cristo II, estabelecimento onde é possível conseguir todos os tamanhos de figuras de Chávez, embora aquelas em que o governante aparece sem uniforme militar já estejam esgotadas.
O Chávez de corpo inteiro e 120 centímetros de altura, vestido de militar, é escoltado por figuras de "divindades" da religião iorubá, originária da África e essência do sincretismo religioso cubano.
Sua figura é acompanhada ainda pelos representantes de cortes religiosas venezuelanas como María Lionza e os heróis da independência Simón Bolívar e Pedro Camejo, para os quais também se reza.
O funcionário da loja El Príncipe de los Arcángeles, Albert Madrid, disse à Agência Efe que começaram a vender a figura do líder por causa da insistência dos clientes.
"Começaram a pedir pouco depois da sua morte", garantiu à Efe o vendedor.
Além das lojas esotéricas, o escultor Julio Briceño prepara em uma oficina de Caracas bustos e uma escultura de três metros do governante falecido.
Em julho, Briceño ficou conhecido após a publicação de uma nota por parte de um jornal venezuelano que reproduziu o comentário que o artista fez em seu perfil no Facebook sobre a figura que prepara.
Além disso, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, escolhido por Chávez como seu sucessor, quatro meses antes de morrer, insiste quase diariamente em seus discursos no fato de que o líder da revolução venezuelana foi um tipo de novo Jesus.
No dia 13 de março, por ocasião do anúncio que o cardeal argentino Jorge Bergoglio era o novo papa, Maduro, o então presidente encarregado da Venezuela, disse que Chávez influenciou Cristo para que um sumo pontífice sul-americano fosse eleito.
Quando a morte de Chávez completou cinco meses, no dia 5 de agosto, Maduro comparou o líder com Cristo e declarou que ele também tinha tido, como missão na Terra, "proteger aqueles não possuíam nada".
"Cristo fez-se carne, fez-se nervo, fez-se verdade em Chávez", comentou Maduro em cerimônia no Quartel da Montanha, no oeste de Caracas, onde o comandante foi sepultado.


VIA  GRITOS  DE  ALERTA

UNIDADE - Presidente do Ministério de Madureira é homenageado em evento da CGADB


Bispo Manoel Ferreira foi recebido pelo Pastor José Wellington durante Escola Bíblica Nacional em Uberlândia (MG) - Câmara Municipal Mineira conferiu honraria ao Presidente da CONAMAD

Pastor Manoel Ferreira, presidente da CONAMAD é apresentado
pelo pastor José Wellington, presidente da CGADB
Um importante encontro reuniu na tarde de terça feira (3) em Uberlândia (MG), dois grandes líderes da história das Assembleias de Deus no país; o pastor José Wellington Bezerra da Costa durante a quarta edição da Escola Bíblica Nacional promovida pela Convenção Geral das Assembleias no Brasil (CGADB), recebeu o Bispo Manoel Ferreira, presidente vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus, Ministério de Madureira (CONAMAD).

Ao apresentar o companheiro, pastor José Wellington frisou a amizade, admiração e respeito que tem por ele "receber o pastor Manoel Ferreira em uma reunião da CGADB é uma grande alegria para todos nós, pois este homem de Deus foi um dos nossos presidentes e muito contribuiu para o crescimento de nossa Convenção" frisou.

Por indicação do vereador Marcio Nobre, membro da igreja na cidade e presidente da câmara municipal, pastor Manoel Ferreira recebeu do legislativo uberlandense o título de cidadão honorário de Uberlândia. Como a liderança da denominação ligada a CGADB estaria na região por ocasião da escola bíblica nacional da região sudeste, o pastor José Wellington abriu um espaço na programação para que o antigo companheiro fosse homenageado no templo que tem como presidente o pastor Álvaro Alen Sanches.

Segundo Nobre, o pastor Manoel Ferreira se tornou digno do título, pois à frente da CONAMAD, muito tem contribuído para o bem estar dos cidadãos uberlandenses através da propagação do evangelho. A placa conferida ao Presidente da CONAMAD foi entregue pelo vereador, ladeado pelo presidente da CGADB e sua esposa irmã Wanda Freire da Costa. No mesmo dia o pastor José Wellington também foi homenageado com o título.

Grato pela homenagem, pastor Manoel Ferreira expressou a alegria de mais uma vez poder estar reunido com o pastor Wellington, pastor Álvaro Sanches, presidente da AD Uberlândia e os demais companheiros e felicitou a diretoria da CGADB pela realização do evento, destacando a importância de uma escola bíblica para os obreiros das Assembleias de Deus.

QUEM É MANOEL FERREIRA
EX PRESIDENTE DA CGADB

Natural de Arapiraca, alagoas, onde nasceu em 30 de maio de 1932, ele é presidente vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus Ministério de Madureira (CONAMAD), Manoel foi consagrado a evangelista em 1960 em São Paulo e ordenado pastor em 1964 na Assembleia de Deus de Madureira pelo pastor Paulo Leivas Macalão.

Foi presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) de 1983 a 1985. Nesse período, assumiu, em julho de 1983, a presidência da Confederação das Assembleias de Deus Sulamericanas (CADSA), e em 1986, presidiu a Conferência Pentecostal Sulamericana, em São Paulo. Concorreu à presidência da CGADB novamente em 1987, mas perdeu para o pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos, eleito com 2.140 votos. Assumiu a presidência da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira em 01 de maio de 1987.

Em 1993, fundou com Edir Macedo o Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), do qual é Presidente. Em 1997, recebeu o título de bispo pela Igreja Pentecostal de Moscou, para substituir um dos doze bipos líderes daquela igreja russa, que fora apoiada pela AD de Madureira na compra e inauguração do seu primeiro templo, nos jardins da antiga KGB. O título foi reconhecido, em caráter excepcional, pela CONAMAD. Tornou-se presidente vitalício da CONAMAD em 1999.

Casado com Irene da Silva Ferreira, desde 5 de maio de 1957, teve cinco filhos (Samuel, Abner, Wagner, Magner e Vasti). É formado em Sociologia pela Faculdade Toledo Pizza de Bauru, em Teologia pela Instituto Bíblico Batista de São Paulo e pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Foi candidato a senador em 2002 e a vice-prefeito do Rio de Janeiro em 2004. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PTB.



Pastores José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB se
confraternizando com pastor Manoel Ferreira, presidente da CONAMAD
VIA   GRITOS  DE  ALERTA .

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...