segunda-feira, 14 de julho de 2014

Falece Stanley M. Horton, o maior teólogo do pentecostalismo no mundo


Falece Stanley M. Horton, o maior teólogo do pentecostalismo no mundo
Faleceu no sábado, 12 de julho de 2014, o Rev. Stanley M. Horton, 98, em Springfield (Missouri, EUA). Estudioso das Escrituras e escritor destacado, Dr. Horton era uma das principais referências da teologia pentecostal da atualidade.
De acordo com nota divulgada pela Assembleia de Deus dos Estados Unidos [1], Dr. Horton recebeu a sua formação educacional em Los Angeles City College (AA, 1935); Universidade da Califórnia-Berkeley (BS, 1937); Gordon College (agora Gordon-Conwell Theological Seminary) (M.Div, 1944.); Universidade de Harvard (STM, 1945); e Central Baptist Theological Seminary (Th.D., 1959). Ele foi Professor Emérito da Bíblia e Teologia das Assembléias de Deus Theological Seminary (AGTS), onde lecionou 1978-1991. Antes disso, atuou como presidente do Departamento Bíblia no Colégio Central da Bíblia de 1948-1978 e professor no Instituto Bíblico Metropolitano 1945-1948. 
A nota destaca ainda que o Dr. Horton era reconhecido como o primeiro-ministro da teologia pentecostal. Um renomado estudioso e escritor prolífico, ele continuou a viajar pelo mundo até os 92 anos, visitando 25 países como conferencista. Ele foi o autor de dezenas de livros - muitos dos quais foram traduzidos em vários idiomas, capítulos de livros e manuais publicados e mais de 250 artigos e resenhas de livros. 
Entre as suas obras publicadas no Brasil estão Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal (CPAD), Apocalipse (CPAD), O Que a Bíblia Diz Sobre o Espírito Santo (CPAD), Doutrinas Bíblicas: Uma Perspectiva Pentecostal (CPAD), O Avivamento Pentecostal (CPAD), dentre outras.
O Rev. Stanley Horton deixa, portanto, um grande legado para o protestantismo evangélico pentecostal, servindo-nos de exemplo de dedicação ao estudo, fervor espiritual e vida de oração.

Radicais islâmicos na Etiópia queimam templo, mas 120 pessoas aceitam Jesus


Radicais islâmicos na Etiópia queimam templo, mas 120 pessoas aceitam Jesus
O irmão Alagaw havia iniciado um ministério evangélico em sua região, e muitos conheceram ao Senhor através de sua pregação.
Isso irritou outros religiosos que conspiraram com fundamentalistas muçulmanos a fim de parar Alagaw e os cristãos que se converteram dizendo: "Essas pessoas vão destruir o nosso país, nação e religião se nós não os impedirmos de imediato".
Um grupo da igreja de Alagaw decidiu realizar um evento no estádio local. Os cristãos se reuniram cedo, mas às 10 horas da manhã uma multidão enfurecida se aproximou do estádio. Sem aviso, eles destruíram os aparelhos de som e outros instrumentos. Alguns cristãos foram à delegacia local, mas a polícia se recusou a ajudar. Durante o ataque, uma mulher grávida perdeu o bebê.
Após este incidente, outras formas de perseguição se seguiram, incluindo ataques durante os cultos. Extremistas incendiaram o prédio da igreja. Mas, apesar das dificuldades e ameaças, os cristãos permaneceram fiéis e continuaram realizando cultos, mesmo sem um edifício. Do lado de fora, em meio às cinzas, 120 pessoas decidiram entregar sua vida a Jesus.
Pedido de oração
Interceda pelos cristãos etíopes para que tenham liberdade de compartilhar a Palavra de Deus com os demais, independentemente das circunstâncias.

Estado islâmico massacra cristãos e paga para quem entregar pastores


Estado islâmico massacra cristãos e paga para quem entregar pastores
O surgimento do Estado islâmico no Oriente Médio aumentou ainda mais o perigo para os cristãos nas regiões do Iraque, Síria e sudeste da Turquia, onde as tropas radicais militarizadas estão impondo suas regras com violência. Segundo a agência espanhola e evangélica de notícias Protestante Digital, na fronteira entre a Síria e a Turquia, o Estado Islâmico está prendendo e matando cristãos e recompensando àqueles que entregarem o paradeiro de missionários que trabalham na área.
“Os queridos irmãos curdos pedem oração”, diz um missionário que trabalha naquela área em depoimento à Protestante Digital. “O Estado Islâmico está atacando-os com armas pesadas e estão invadindo as vilas para massacrar. Já anunciaram uma recompensa para quem entregar pastores evangélicos”.
Nesta cidade, cujo nome foi omitido por segurança, o missionário conta que “há uma bela igreja com muitos filhos, e os pastores foram várias vezes em casa e são muito queridos por todos nós. Ore para que Deus esteja protegendo-os”, declara.
Tal como aconteceu na cidade de Mosul, no Iraque, as minorias cristãs lançaram uma fuga desesperada. “As minorias cristãs se mudaram para as grandes cidades para proteção, mas o Estado Islâmico também está tentando obter o controle desses lugares, que ficam próximos de onde vários cristãos foram crucificados nos últimos dias”, relata o missionário.
O depoimento do missionário foi dado em 9 de julho. E de acordo com ele, a situação dos cristãos que fugiram de suas vilas ainda continua crítica. “As minorias cristãs não têm eletricidade e têm pouca comida ou água, em uma temperatura de 45 graus, mas mesmo assim permanecem na cidade, porque é muito mais seguro do que a aldeia onde estavam antes”.
Apesar da situação, o missionário conclui, afirmando: “Deus é bom! Ele responde ao clamor do Seu povo! Glorificado seja Deus! Continue orando e pedindo o poder de Deus sobre nós para pregarmos o Evangelho. Esta é a melhor ‘retaliação’ que podemos dar”, disse o missionário.

Thalles Roberto participa da Celebração da Família


A soberania espiritual que o Senhor nos deu para superar todos os obstáculos desde mundo foi mais uma vez o tema da ministração do apóstolo Estevam Hernandes neste domingo, 13 de julho, durante o culto de Celebração da Família realizado no Renascer Hall. O culto contou com a participação especial do cantor Thalles Roberto, que compareceu acompanhado da família.
Antes da ministração da Palavra, Thalles cantou vários de seus sucessos recentes e antigos, levando o povo a adorar e louvar com ele. O cantor disse que deveria ter embarcado para os Estados Unidos neste final de semana, mas seu passaporte não ficou pronto. Ele decidiu então passar o final de semana em São Paulo e pediu ao apóstolo para acompanhar os eventos da Igreja no final de semana. Thalles esteve no sábado na inauguração da nova sede da Igreja Renascer em Sorocaba e nesta noite no Renascer Hall. “Às vezes temos planos, mas Deus tem outros... Ele sabe todas as coisas! Estou muito feliz em estar aqui nesta noite!”, afirmou.
O apóstolo Estevam iniciou a ministração lendo o texto que está em 1ª Reis 19.1-9 e chamou a atenção dizendo que a grande estratégia do diabo é fazer com que não prestemos muita atenção no que ele está fazendo. “Não despreze os desígnios de Satanás. Ele se transforma em anjo de luz para que, se possível for, enganar os próprios escolhidos.”
Veja a seguir os principais trechos da ministração do apóstolo:

Estratégias de Satanás para destruir a sua soberania:
1)     Que você não tenha consciência de quem você é. Elias era um grande profeta, um homem de Deus, que orou para o céu se abrir e o céu se abriu, falou para não chover e não choveu, clamou para descer fogo dos céus e desceu fogo dos céus...  mas ele foi  roubado por Satanás naquilo que era sua fragilidade espiritual, pois se amedrontou e fugiu quando ameaçado... Somos roubados porque nos deixamos levar por uma série de mentiras malignas. Lembre-se de Romanos  8.1: “agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne mas segundo o espírito”. Você é um ungido de Deus, será que Jezabel pode tocar num ungido do Senhor? Será que algum homem pode mudar o curso daquilo que Deus tem para você? Será que uma ameaça vai prosperar contra você?  O que você está fazendo que está desprezando aquilo que Deus já fez na tua vida? (Hebreus 13.8).
Não deixe o diabo roubar sua soberania. Jezabel não vai trazer desconfortos, não vai te encher de mentiras e ameaças, porque para cada ameaça que ela levantar, Deus tem um livramento preparado para sua vida.
2)     O medo. Alguém que anda com Deus não pode ser uma pessoa desestruturada pelo medo. Nenhum homem pode tocar na sua vida, Satanás não pode te derrubar, a arma forjada contra você não vai prosperar, porque você está coberto com o sangue de Jesus (1 João 4.18). O amor lança fora o temor, o medo produz terror, o medo produz desespero, aquele que tem medo não é aperfeiçoado no amor. Satanás faz você ter uma vida espiritual como se Deus não te amasse, como se Ele não estivesse trabalhando na sua vida. Você foi chamado para a liberdade, não se submeta a jugo de escravidão! (Gálatas 5.1). Você não vai entrar no caminho do medo, não vai ser dominado e nem ser paralisado pelo medo. Não tenha medo, em nome de Jesus! Maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo (1 João 4.4).
3)     Desânimo. Elias tinha visto a glória de Deus e, de repente, aquela seta de ameaça entra no coração dele e ele se transforma. É impressionante o que o diabo faz na nossa mente. A sua alma é o campo de batalha do inimigo. Nós aprendemos a viver estimulados por  emoções carnais, não sabemos viver no espírito. Mas você não vai satisfazer os desejos carnais! Cuidado, pois o nosso coração é enganoso (Jeremias 17). Tem gente que desenvolveu a alegria de ser um coitado, tem prazer em dizer que está passando por uma luta. O diabo é quem não tem futuro, você é abençoado. Satanás está te envolvendo com um desânimo que vai acabar te levando a uma condição que você não quer por estar fazendo a vontade da sua carne. Elias estava completamente descaracterizado porque tinha perdido a sua soberania. Ele chega a desejar a morte! Existem duas palavras que você pode ouvir: a que sai da boca de Satanás e a que sai da boca de Deus. Opte por ouvir a voz de Deus!
Tenha bom ânimo, Jesus venceu o mundo!
Desenvolva a sua fé, ainda que no meio do caminho você possa ter percalços. Lembre-se sempre de João 16.33, Jesus nos alerta para as aflições do mundo, mas garante que já as venceu. Tenha bom ânimo!
Deus deu uma nova oportunidade para Elias e dará uma nova oportunidade para você. Ele enviou um anjo para socorrer Elias. O Senhor deseja que você se levante, pois Ele tem uma caminhada poderosa para você, Ele quer te usar. Deus mandou Elias se levantar, da mesma forma, Ele manda que você se levante. Saia desta caverna que você se escondeu porque Ele tem grandes coisas para realizar na sua vida.  
Saia da caverna, Deus tem um plano! Você sairá da caverna porque:
1) Você vai ungir dois reis e vai ungir o seu sucessor. Deus tem uma grande obra, então você vai voltar a ser soberano. O diabo queria, por intermédio de várias situações, acabar com a sua vida, mas o Espírito vai te levantar, vai te conduzir a caminhos superiores. Você não foi chamado para ficar em cavernas, mas para ficar em lugares altos com Jesus Cristo.
2) Há uma voz profética e ela não vai se calar. Aquele que começou a boa obra na sua vida é fiel para aperfeiçoá-la. Deus está esmagando Satanás debaixo dos seus pés. O plano de Deus na sua vida é maior.
O Espírito Santo está restituindo a sua soberania sobre todas as manipulações de Satanás. Ele está revertendo situações porque o Senhor não abandonará seu servo no deserto, mas vai o colocar nos lugares altos. Não se intimide com manifestações que querem te inibir, o seu Deus não mudou. Satanás não vai prevalecer contra a sua constituição.



Ana Paula Bessornia, redação igospel
Fotos: Gilberto Teles

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...