quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EUA dizem que Estado Islâmico é "muito mais sofisticado" que outros terroristas


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, disse nesta quinta-feira (21) que o EI (Estado Islâmico) "é muito mais sofisticado" do que qualquer outro grupo terrorista com o qual o país já teve de lidar. Em entrevista coletiva, Hagel confirmou que uma missão tentou resgatar o jornalista James Foley, decapitado pelos extremistas.
"O Estado Islâmico é muito bem financiado e um grupo muito mais sofisticado [tecnológica e militarmente] do que outros. Isso está além do que qualquer coisa que já tenhamos visto antes. São mais do que um grupo terrorista", destacou Hagel. "Eles não têm um padrão de decência, eles são uma ameaça iminente, sim, e devemos combatê-los."
O secretário de Defesa norte-americano frisou o argumento do presidente Barack Obama de que a ação militar no Iraque "não é a única solução" para acabar com o EI, chamando a atenção para que o país do Oriente Médio tenha "um governo inclusivo".
Sobre a missão secreta para resgate de Foley, revelada em reportagem do "The New York Times", Hagel lamentou o fracasso da tentativa, mas frisou que os EUA "farão o possível" para libertar os demais reféns em poder do EI –entre eles, outro jornalista americano sequestrado, Steven Joel Sotloff. "É nossa responsabilida de fazermos tudo, dentro das nossas possibilidades, para resgatar os reféns".
Além do fracasso da missão, que foi revelado pelo "Global Post", jornal em que Foley trabalhava, que os extremistas do EI pediram há dois anos US$ 132,5 milhões (quase R$ 300 milhões) em troca da libertação dele.
Foley, de 40 anos, foi sequestrado em novembro de 2012 quando se dirigia para a fronteira com a Turquia, e embora em um princípio pensava-se que estava em mãos de milícias pró-governo, mais tarde se soube que tinha sido capturado pelos jihadistas do EI na Síria. Em um vídeo divulgado pelo grupo, Foley aparece sendo decapitado. 

UOL

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...