quinta-feira, 10 de julho de 2014

Líderes cristãos do Iraque pede ajuda à União Europeia

Líderes cristãos do Iraque estiveram reunidos com representantes da União Europeia (UE) pedindo ajuda diante da fuga dos cristãos do país por conta dos ataques jihadistas.
O patriarca da Igreja Caldéia do Iraque, Luis Sako, e o bispo de Mossul, da Igreja Católica Síria, Yohann Petros Mouche, estavam juntos pedindo ajuda para preservar a minoria cristã do país.
“Esperamos que se comprometam para salvar o que pode ser salvo”, disse Sako que espera por uma “solução política” para dar fim à crise que tem tomado conta do país forçando os cristãos a fugirem para o Líbano e Turquia.
“Se nada mudar, a presença cristã será apenas simbólica devido à fuga dos cristãos para os países vizinhos, Europa e Estados Unidos”, disse Sako.
O Iraque deve ter hoje entre 400 mil a 500 mil cristãos, número inferior ao registrado em 2003 quando eram em um milhão.
“Somos uma minoria muito frágil, já que não temos exército nem milícias”, lembrou o patriarca que se preocupa com a situação local. “Os europeus têm um dever moral com o Iraque”, declarou.
Os jihadistas já ocuparam diversas cidades iraquianas, em Mossul igrejas caldeias e sírias ortodoxas foram ocupadas por insurgentes afastando os cristãos que ali moravam, em 2003 eram 35 mil deles antes da invasão americana. Com informações G1

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...