terça-feira, 10 de junho de 2014

Candidato conservador Reuven Rivlin é eleito presidente de Israel

O novo presidente de Israel, Reuven Rivlin, em foto desta segunda-feira (9) (Foto: Gali Tibbon/AFP)O parlamento israelense elegeu nesta terça-feira (10), em segunda rodada, o conservador Reuven Rivlin, do Partido Likud, como décimo presidente de Israel em substituição do chefe de Estado Shimon Peres, anunciou o presidente da câmara.
Yuli Edelstein, presidente da Knesset, anunciou que Rivlin venceu com 63 votos. Seu adversário, o centrista Meir Sheetrit, que recebeu o apoio de 53 dos 120 deputados do parlamento.
Antes, nenhum candidato havia conseguido o mínimo de 61 votos.
Rivlin, conhecido pelo caráter afável e por seu extravagante senso de humor, rejeita a criação de um Estado palestino e apoia a política de colônias nos territórios palestinos ocupados.
Advogado de profissão e com 74 anos, também é famoso por sua defesa da democracia e dos direitos civis, que lhe valeram o respeito da esquerda e, inclusive, da minoria árabe israelense.
Duas vezes presidente do Parlamento, ele substituirá Peres, que, com seu carisma e popularidade, aproveitou os sete anos de mandato para promover uma mensagem a favor da paz.
Os analistas consideram que a saída de Peres implicará uma mudança de rumo na presidência, que priorizará os assuntos internos do país e não a política internacional.
Os outros três aspirantes à presidência, o Nobel de Química Dan Shechtman, a ex-presidente do Parlamento Dalia Itzik e a ex-juíza do Tribunal Supremo Dalia Dornerm, foram eliminados na primeira votação.


G1-  VIA  GRITOS  DE  ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...