segunda-feira, 5 de maio de 2014

De quanto em quanto tempo deve ser feita a Santa Ceia na igreja?


Santa Ceia, Ceia do Senhor, Tempo, PeriodicidadeCaro leitor, a Bíblia não nos dá uma periodicidade para realizarmos a Santa Ceia. Manda apenas que a façamos, conforme vemos nesse texto: “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.” (Lc 22. 19).
De forma detalhada temos também a ordem da realização da Santa Ceia em 1 Co 11. 23-26 – Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.”
Assim, as igrejas se organizam de acordo com suas necessidades e entendimento para a realização da Ceia, pois não existe uma ordem para uma periodicidade de sua realização. Algumas igrejas a realizam em todos os cultos, outras, uma vez ao mês, e ainda outras, de três em três meses. Não vejo problema algum nisso desde que ela não deixe de ser feita, pois é uma ordenança da Palavra de Deus.
Na minha igreja, por exemplo, realizamos uma ceia por mês no culto da manhã e uma por mês no culto da noite. Fazemos assim para que todos tenham oportunidade de participar e também porque achamos que fazê-la em todos os cultos a tornaria um ato meio rotineiro, tirando assim dela um pouco daquilo que representa. O nosso pastor também leva a Ceia àqueles que, por algum motivo, não podem se deslocarem à igreja, principalmente os irmãos muito idosos.


VIA  GRITOS  DE  ALERTA / VOCÊ  PERGUNTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...