terça-feira, 29 de abril de 2014

Cientistas pesquisam medidas da Arca de Noé para saber se ela poderia flutuar

Há algumas passagens da Bíblia que intrigam os não-crentes, uma delas é a história de Noé. Como um barco construído sob orientação divina poderia ter abrigado tantos animais e salvado a raça humana do fim?
O filme “Noé” tem feito grande sucesso nos cinemas de quase todo o mundo, inclusive no Brasil, mas a história ainda deixa alguns estudiosos curiosos.
Um grupo de estudantes da Universidade de Leicester, na Inglaterra, pegou as medidas descritas na Bíblia e fez um estudo para tentar saber se era possível que um barco tão grande flutuasse.
Para isso eles estabeleceram um média entre as medidas usadas por hebreus e egípcios para tentar descobrir quanto seria exatamente um côvado. Os hebreus adotavam 44,5 centímetros e os egípcios 52,3, os estudiosos então estabeleceram que cada côvado teria 48,2 centímetros.
Feito isso eles multiplicaram pelas medidas bíblicas que eram 300 côvados de comprimento, 50 de largura e 30 de altura e chegaram a conclusão que a média da Arca de Noé era de: 144,6 metros de comprimento, 24,1 metros de largura e 24,1 metros de largura.
As medidas são parecidas com as de um navio de carga usado nos dias de hoje, então seria possível sim que a Arca de Noé flutuasse pelas águas.
O professor de engenharia naval da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ricardo Pinto, comentou sobre o assunto para a revista Veja, e ficou impressionado com as medidas.
“O fato de a arca ter essas dimensões é surpreendente, porque são os parâmetros de um navio da atualidade”, disse ele que concluiu falando que para flutuar o objeto precisa deslocar um volume de água que pese o mesmo que ele. “Esse tipo de madeira leve [madeira de gofer - descrita na Bíblia] faria com que a embarcação flutuasse facilmente”, atestou o professor.


GP

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...