quarta-feira, 31 de julho de 2013

PERIGO - 70% DOS PASTORES ESTÃO ESTRESSADOS

stress_intro1,5 mil abandonam ministério por esgotamento .Mesmo sendo a profissão mais satisfatória, este chamado ainda é muito estressante é o que aponta uma pesquisa. 
Com carga horária exautiva e muitas responsabilidades - para quem vive a realidade das grandes templos a tensão de criar um minisério sólido, sem escandalos e fiel ás sagradas escrituras. Para quem vive o pequeno ministério, o desafio de ser lider espiritual, gestor, motivar pessoas e ainda ter tempo para cuidar da familia.
O resultado são líderes cada vez mais estressados.    O Instituto Francis Schaeffer de Desenvolvimento de Liderança Eclesiástica (FASICLD – Francis A. Schaeffer Institute of Church Leadership Development) juntamente com o Instituto Fuller, inciaram em 1989 uma pesquisa com pastores americanos e o resultado foi preocupante.

 Veja mais abaixo:

1) Mil e quinhentos pastores abandonam o ministério todo mês por conta de desvios morais; esgotamento espiritual ou contendas na igreja.

2) 80% dos pastores sentem-se desqualificados para o exercício do ministério.


3) 50% deles afirmaram que se pudessem deixariam o ministério.


4) 70% dos pastores americanos lutam com a depressão.


5) Quase 40% deles afirmaram ter tido algum tipo de relacionamento extraconjugal desde que iniciaram seu ministério.


6) E 70% afirmaram que só lêem a Bíblia quando preparam seus sermões.


VIA GRITOS DE ALERTA / CREIO

Aos Irmãos Pastores, Bispos, Presbíteros, Diáconos e Teólogos


Diante de um mundo que jaz nas trevas, na mentira, na sedução e na enganação de Satanás (e também de seus seguidores - cujo principal objetivo é o lucro financeiro, a fim de que possam obter poder pelo dinheiro, e desta forma alimentar seus prazeres e apetites carnais), e também diante de uma Igreja com evidentes sinais de apostasia (significa: abandonar a fé), a quem dar crédito? Será seguro ensinarmos o que está publicado neste website? Quem é o autor destes artigos? Poderiam estes textos ser ensinados nas Igrejas e nas escolas dominicais?
Em primeiro lugar, ouçamos a Deus e ao Seu rigorosíssimo cuidado que Ele tem para com sua Palavra falada e escrita:
“Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus! A graça do Senhor Jesus seja com todos.” Apocalipse 22:18-21
Bem sabemos e também temos visto alguns que a si mesmo se declaram apóstolos de Cristo. Os exemplos não são poucos. Porém, o que dizem as Escrituras sobre os verdadeiros apóstolos?
“Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.” 2 Coríntios 12:12
Segundo as Escrituras, um apóstolo (que significa: uma pessoa enviada com uma missão especial) tem que apresentar suas credenciais do apostolado. E que credenciais são estas? Acabamos de ler: “sinais, prodígios e poderes miraculosos”.
Exatamente como no exemplo bíblico a seguir:
“No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos. Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto. Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está.” Atos dos Apóstolos 20:7-10
Eis aí um verdadeiro apóstolo segundo as Escrituras! As credencias do apostolado de Paulo foram vistas quando ele, pelo poder de Deus, ressuscitou o jovem Êutico, que havia morrido.
Basta uma rápida busca pela tv, pelas rádios ou pela internet a fim de que possamos ver apóstolos sem as credenciais bíblicas do apostolado, porém, e mesmo assim, se declarando como apóstolos, o que podemos, sem medo de errar, chamar de auto-nominação. Ninguém pode se auto-declarar apóstolo, senão pelo chamado de Deus, o mesmo que dota Seus apóstolos com as credenciais de poder e autoridade divinos.
“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,” Colossenses 1:1
“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia,” 1 Pedro 1:1
“Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia,” Gálatas 1:1,2
Vemos, pois, que apóstolos só podem ser assim chamados se devidamente separados e dotados por Deus. Mas, afinal, quem somos nós e de quem é a autoria destes textos? É ou não seguro divulgá-los?
Sinceramente, não possuímos as credenciais do apostolado, portanto não podemos ser chamados de apóstolos. Segundo, que aspiração possuímos? Buscamos algum benefício financeiro através da Igreja de Cristo? De modo nenhum! Como está escrito na primeira página deste website:
“Nossos mais sinceros agradecimentos aos irmãos que têm colaborado com este site, sobretudo com suas orações a Deus em favor deste ministério! Pois não aceitamos nenhuma forma de contribuição financeira.”
Afinal, quem somos? Somos cristãos verdadeiros e cuja orientação não parte de outro lugar senão da direção que nos é dada pelo Mestre, o Senhor Jesus Cristo, pela Luz que nos é dada pelo Espírito de Jesus.
“E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.” Atos dos Apóstolos 16:6,7
Cremos: Que Deus é Um e que há Um só Deus, o Criador. Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são o Único e o mesmo Deus.
E, evidentemente, cremos no que também está escrito:
“Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” 1 Coríntios 27,28.
Pelo pleno discernimento espiritual, cremos e temos visto e ouvido que somos chamados para colaborar com a edificação da Igreja de Cristo com o dom de mestre.
Este dom espiritual, o dom de mestre, é simplesmente o dom de ensinar sobre as Escrituras, fundamentado nas Escrituras e inspirado pelo Espírito de Deus, o mesmo que concede os dons à Igreja. Não consideramos este dom motivo de jactância, de mérito próprio, e muito menos como possível fonte de lucros. Somos mestres nas Escrituras, de fato, porém respeitando, estrita e cuidadosamente, o que está escrito:
“Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.” Senhor Jesus Cristo, Mateus 23:8
Desta forma, conferindo coisas espirituais com espirituais, em nós se cumpre, a vosso favor, o que está escrito:
“Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” 1 Coríntios 2:13-16
Já são 11 anos servindo à Igreja de Cristo por este nosso humilde ministério. Sabemos de, pelo menos, 2 pessoas que se converteram a Cristo através da leitura do que disponibilizamos neste website. E isto sem falar nas que se converteram e não nos anunciaram tão grande novidade. Incontáveis, ainda, são as mensagens que temos recebido de irmãos que se fortaleceram na fé através do nosso ministério, dentre outros que, fraternalmente, nos saúdam pelo nosso trabalho em Cristo.
Certa vez, uma amado irmão em Cristo afirmou algo tremendo:
“O Senhor Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a muitos. Porém, creio que se ele precisasse vir ao mundo a fim de salvar a um único homem, creio que ele viria mesmo assim”.
Sobre as mensagens de ataque, de difamação, injúrias, ameaças e agressões, sobre estas não falaremos agora.
Por fim, somos discípulos do Senhor Jesus Cristo que verdadeiramente crêem em Suas palavras:
“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:16-20
Por fim, sugerimos aos irmãos que procedam como os homens de Deus de Beréia, como está escrito:
“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.” Atos dos Apóstolso 17:11,12
Também já nos perguntaram: “Com que autoridade você afirma estas coisas”. Ao que, prontamente, respondemos:

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1:8
Com relação aos emails que temos recebido, alguns com questionamentos e com pedidos de ensino e de esclarecimento, admitimos que temos experimentado dificuldades em responder a todos. Porém, estamos orando e trabalhando a fim de sanar esta nossa deficiência. Nosso desejo é que o canal de contato com os irmãos esteja o mais operacional quanto possível. Perdoem-nos por esta falha. E orem por nós!
Admitimos, todavia, que possuímos uma ambição. Qual seja, produzir vídeos de estudos bíblicos e ensinar as Escrituras através de um programa de rádio. Todavia, novamente aqui enfatizamos: Se estas nossas ambições não puderem ser realizadas através de recursos próprios (sem doações ou contribuições financeiras de qualquer espécie), então renunciamos a esta nossa ambição. Queremos ser vistos pelos irmãos, percebidos e entendidos em voz audível, em alto e bom tom. A vaidade e a glória dos homens não posseum lugar em nosso coração. Estamos mortos para este mundo, mas vivos em Cristo Jesus para a vida eterna e mui desejosos de colaborar com a edificação da Igreja de Cristo. O nosso único objetivo é a edificação da Igreja, no âmbito de nosso território de atuação, cuidadosamente delimitado por Deus. Portanto, mais uma vez vos pedimos: Orem por nós!
Antes de tudo, porém, tenham cuidado com as vossas próprias vidas, com os nossos irmãos em Cristo, e lembrem-se das palavras do Mestre:
“Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna”. Senhor Jesus Cristo, Mateus 25:31-46
A súmula deste nobilíssimo trecho das Escrituras é o seguinte: Seremos julgados pelo posicionamento que tivermos, nesta vida, diante do Senhor Jesus, e também para com os irmãos de Cristo, os Cristãos. E após ter Pedro negado ao Senhor Jesus Cristo, por três vezes, estava Pedro ansioso por poder demonstrar a Deus que ele, Pedro, o amava. E a resposta lhe veio, por três vezes:
E já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre os mortos. Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas”. João 21:14-17
E eis o mandamento dado à Igreja, não ao mundo.
“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. João 13:34,35
Já quanto ao mundo, a sentença é esta:
“É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus” João 17:9
Cabe-nos, entretanto, testemunhar ao mundo a respeito do Senhor Jesus Cristo. No amor de Cristo.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”. Marcos 16:15,16
E ainda:
“Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus”. Lucas 12:8,9
Em Cristo Jesus, vos saúda este irmão,

13 MENTIRAS PREGADAS PELAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ:


            1. DIZEM QUE JESUS NÃO É DEUS
VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
JO1: 1-3 NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, (ERA A PALAVRA, JESUS ERA O LOGOS, ISTO É, A PALAVRA, QUE É MAIS DO QUE UMA EXPRESSÃO FALADA: É DEUS EM AÇÃO, CRIANDO, SE REVELANDO E SALVANDO) E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS, ELE ESTAVA NO PRINCÍPIO COM DEUS, TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR ELE, E SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ.
IS9: 6 PORQUE UM MENINO NOS NASCEU, E UM FILHO SE NOS DEU, E O GOVERNO ESTÁ SOBRE OS SEUS OMBROS, E ELE SE CHAMARÁ: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ.
IS7: 14, PORTANTO O MESMO JESUS VOS DARÁ UM SINAL: EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ, E DARÁ A LUZ A UM MENINO, E ELE SE CHAMARÁ EMANUEL (QUE TRADUZIDO QUER DIZER: DEUS CONOSCO)
COMENTÁRIO: NA BÍBLIA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, DEUS É ESCRITO COM “d” MINÚSCULO.
2. DIZEM QUE DEUS TEM 2 FILHOS: LÚCIFER (SATANÁS) E JESUS
VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
JO3: 16 DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE DEU (ENTREGOU)O SEU FILHO UNIGÊNITO(ÚNICO GERADO) PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊR, NÃO PEREÇA MAIS TENHA A VIDA ETERNA.
COMENTÁRIO: COMO É DIFERENTE ESTA DOUTRINA DA QUE APRENDEMOS NAS ESCRITURAS!
 3. SÃO CONTRA A TRANSFUSÃO DE SANGUE
VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
A BÍBLIA NÃO É CONTRA A TRANSFUSÃO DE SANGUE, JESUS DOOU TODO O SEU SANGUE PARA NOS LIVRAR DA MORTE ETERNA.
I PE1: 18-19 SABENDO QUE NÃO FOI COM COISAS CORRUPTÍVEIS, COMO PRATA OU OURO, QUE FOSTES RESGATADOS DA VOSSA VÃ MANEIRA DE VIVER QUE POR TRADIÇÃO RECEBESTES DOS PAIS, MAS COM O PRECIOSO “SANGUE” DE CRISTO, COMO DE UM CORDEIRO IMACULADO, E INCONTAMINADO.
SANGUE É VIDA, QUANDO OLHAMOS PARA  I JO3:16 PODEMOS VER JESUS NOS MANDANDO DOAR SANGUE
I JO3: 16 CONHECEMOS O AMOR NISTO: QUE ELE DEU A SUA VIDA POR NÓS, E NÓS DEVEMOS DAR A VIDA POR NOSSOS IRMÃOS.
COMENTÁRIO: A BÍBLIA É SOMENTE CONTRA INGERIR O SANGUE
DT12: 23, MAS NÃO COMAM O SANGUE, PORQUE O SANGUE É A VIDA, E VOCÊS NÃO PODERÃO COMER A VIDA COM O SANGUE.
4. DIZEM QUE O CRISTÃO NÃO PODE SE CONSIDERAR UM SALVO EM CRISTO JESUS
VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
RM1: 18 A PALAVRA DA CRUZ É LOUCURA PARA OS QUE PERECEM MAIS PARA NÓS QUE SOMOS SALVOS É O PODER DE DEUS.
5. AFIRMAM QUE A TERRA NÃO SERÁ DESTRUÍDA, TENDO POR BASE MT5: 5 QUE DIZ: BEM AVENTURADOS OS HUMILDES, PORQUE ELES HERDARÃO A TERRA E SL37:9 QUE DIZ:
POIS OS MAUS SERÃO ELIMINADOS, MAIS OS QUE ESPERAM NO SENHOR HERDARÃO A TERRA POR HERANÇA.
VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
ESTAS DUAS PASSAGENS SÃO PROFECIAS PROFERIDAS A ISRAEL, SÃO TERRAS PROMETIDAS A ABRAÃO QUE ISRAEL AINDA NÃO TOMOU POSSE, E DEUS DIZ QUE A TERRA SERÁ DADA NA ERA MILENAR (PERÍODO DE MIL ANOS EM QUE SATANÁS SERÁ PRESO, E CRISTO REINARÃO ENTRE AS NAÇÕES (AP20)
A TERRA E A PROVA DA SUA DESTRUIÇÃO:
SF1: 18 NEM O SEU OURO NEM A SUA PRATA PODERÃO LIVRÁ-LOS NO DIA DA IRA DO SENHOR. NO FOGO DO SEU ZELO O MUNDO INTEIRO SERÁ CONSUMIDO, POIS ELE DARÁ UM FIM REPENTINO A TODOS OS QUE VIVEM NA TERRA.
II PE3: 7 PELA MESMA PALAVRA O CÉU E A TERRA QUE AGORA EXISTEM ESTÃO RESERVADOS PARA O FOGO, GUARDADOS PARA O DIA DO JUÍZO E PARA A DESTRUIÇÃO DOS ÍMPIOS.
MT24: 35 OS CÉUS E A TERRA PASSARÃO, MAIS AS MINHAS PALAVRAS JAMAIS PASSARÁ.
6. DIZEM QUE O ESPÍRITO SANTO É NADA MAIS, NADA A MENOS QUE UMA FORÇA ATIVA E SE REFEREM A ELE COM LETRAS MINÚSCULAS.
VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
        ELA DIZ QUE ELE É ONIPOTENTE (PODE TODAS AS COISAS)
LC1: 37 PORQUE NÃO HÁ NADA IMPOSSÍVEL PARA DEUS
MT19: 26... TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS PARA DEUS.
SL91: 1 AQUELE QUE HABITA NOI ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO, A SOMBRA DO ONIPOTENTE DESCANSARÁ
        ELA DIZ QUE ELE É ONIPRESENTE (ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES)
SL139: 7-10 PARA AONDE FUGIREI DO TEU ESPÍRITO, OU PARA AONDE FUGIREI DA TUA FACE? SE EU SUBIR AOS CÉUS, LÁ ESTÁS; SE EU FIZER A MINHA CAMA NO SEOL, TAMBÉM LÁ ESTÁS. SE EU TOMAR AS ASAS DA ALVA E DESCER AO MAIS PROFUNDO DO ABISMO, ATÉ ALI A TUA MÃO DIREITA ME GUIARÁ E A TUA DESTRA ME SUSTERÁ.
JR23: 23-24 “SOU EU APENAS UM DEUS DE PERTO”, PERGUNTA O SENHOR,''''E NÃO TAMBÉM UM DEUS DE LONGE?”PODERÁ ALGUÉM ESCONDER-SE SEM QUE EU O VEJA”? PERGUNTA O SENHOR. “NÃO SOU EU AQUELE QUE ENCHE OS CÉUS E A TERRA”? ”“...
        ELA DIZ QUE ELE É ONISCIENTE (ELE CONHECE TODAS AS COISAS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO)
SL147: 5 GRANDE É O NOSSO SOBERANO E TREMENDO É O SEU PODER; É IMPOSSÍVEL MEDIR O SEU ENTENDIMENTO
PV15: 11 A SEPULTURA E A DESTRUIÇÃO ESTÃO ABERTAS DIANTE DO SENHOR, QUANTO MAIS OS CORAÇÕES DOS HOMENS!
IS46: 10 DESDE O INÍCIO FAÇO CONHECIDO O FIM, DESDE OS TEMPOS REMOTOS O QUE AINDA VIRÁ...
        ELA NOS FALA QUE O ESPÍRITO SANTO TEM ATRIBUTOS DE UMA PESSOA.
FORÇA NÃO SENTE NÃO SE ENTRISTECE, NÃO AMA; O ESPÍRITO SANTO SIM.


ELE FALA:
AT 10:1 ENQUANTO PEDRO AINDA ESTAVA PENSANDO NA VISÃO, O ESPÍRITO LHE DISSE: “SIMÃO TRÊS HOMENS ESTÃO PROCURANDO POR VOCÊ.”
AT13: 2 ENQUANTO ADORAVAM O SENHOR E JEJUAVAM DISSE O ESPÍRITO SANTO: “SEPARAM-ME A SAULO E A BARNABÉ PARA A OBRA QUE OS TENHO CHAMADO”.
ELE SE ENTRISTECE:
EF4: 30 NÃO ENTRISTEÇAIS O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, COM O QUAL FORAM SELADOS PARA O DIA DA REDENÇÃO.
ELE ENSINA:
JO14: 26 MAS O CONSELHEIRO, O ESPÍRITO SANTO, QUE O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME,LHES ENSINARÁ TODAS AS COISAS E VOS FARÁ LEMBRAR TUDO O QUE EU LHES DISSE.
ELE CONSOLA:
JO14: 16-17 E EU PEDIREI AO PAI, E ELE LHES DARÁ OUTRO CONSOLADOR PARA ESTAR CONVOSCO PARA SEMPRE, O ESPÍRITO DA VERDADE...
ELE INTERCEDE:
RM8: 26 DA MESMA FORMA O ESPÍRITO NOS AJUDA NA NOSSA FRAQUEZA, POIS NÃO SABEMOS COMO ORAR, MAS O PRÓPRIO ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS.
COMENTÁRIO: NÃO SABEM NADA SOBRE OS ATRIBUTOS DE DEUS
             7. DIZEM QUE JESUS NÃO MORREU EM UMA CRUZ E SIM NUMA ESTACA
            VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
            MT27: 40 E DIZIAM: ...SALVE-SE! DESÇA DA CRUZ, SE É O FILHO DE DEUS!
            JO19: 17 LEVANDO A SUA PRÓPRIA CRUZ, ELE SAIU PARA O LUGAR CHAMADO            CAVEIRA, ALI O CRUCIFICARAM, E COM ELE DOIS OUTROS, UM DE CADA LADO DE         JESUS.
            FL2: 8 ... E FOI OBEDIENTE ATÉ A MORTE E MORTE DE CRUZ!
            MT28: 5 ... NÃO TENHAIS MEDO, VOCÊS ESTÃO PROCURANDO JESUS, QUE FOI            CRUCIFICADO...
            COMENTÁRIO: A PALAVRA ESTACA SIGNIFICA: PEDAÇO DE MADEIRA PONTUDA, A     CRUZ DE CRISTO PESAVA APROXIMADAMENTE 140 kg.
             8. DIZEM QUE A SEPULTURA E O INFERNO SÃO A MESMA COISA
            AFIRMAR ISSO É CHAMAR JESUS DE MENTIROSO,
            VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
            ELES AFIRMAM QUE O INFERNO É APENAS A SEPULTURA. AS PALAVRAS SHEOL NO     HEBRAÍCO E HADES NO GREGO, SÃO TRADUZIDAS POR SEPULTURA E TAMBÉM TEM O          SENTIDO DE MUNDO DOS MORTOS. ANALISE:
            EXISTEM VÁRIOS TEXTOS QUE ENFATIZAM VIDA APÓS A MORTE:
            LC23: 43 JESUS DISSE AO LADRÃO DA CRUZ: HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO       PARAÍSO ( SEM DÚVIDAS NÃO SERIA DORMINDO!)
            LC16: 25-28 NOS MONSTRA QUE EXISTE ATIVIDADES DEPOIS DA MORTE:
            “MAS ABRAÃO LHE RESPONDEU: FILHO LEMBRE-SE DE QUE DURANTE TODA A SUA     VIDA VOCÊ RECEBEU COISAS BOAS, ENQUANTO QUE LÁZARO RECEBEU COISAS MÁS.         AGORA, PORÉM, ELE ESTÁ SENDO CONSOLADO AQUI E VOCÊ ESTÁ SENDO     ATORMENTADO. E ALÉM DISSO, ENTRE VOCÊS E NÓS HÁ UM GRANDE ABISMO, DE    FORMA QUE OS QUE DESEJAM PASSAR DO NOSSO LADO PARA O SEU, OU DO SEU LADO         PARA O NOSSO NÃO CONSEGUEM.
            “ELE RESPONDEU: ENTÃO EU TE SUPLICO PAI: MANDA LÁZARO IR Á CASA DE MEU PAI,         POIS TENHO 5 IRMÃOS. DEIXA QUE ELE OS AVISE, A FIM DE QUE ELES TAMBÉM NÃO           VENHAM PARA ESSE LUGAR DE TORMENTO.
            A BÍBLIA FALA SOBRE O CASTIGO ETERNO CONSCIENTE PARA AQUELES QUE   REJEITAREM A CRISTO NESSA VIDA
            II PD2: 17... A ESCURIDÃO DAS TREVAS LHES ESTÁ RESERVADA...
            JD13... PARA AS QUAIS ESTÃO RESERVADAS PARA SEMPRE AS MAIS DENSAS TREVA.
            COMENTÁRIO:
            A MORTE NÃO É O FIM DE TUDO E SIM O COMEÇO DE UMA ETERNIDADE COM DEUS, OU        UMA ETERNIDADE SEM DEUS.
             9. DIZEM QUE JESUS NÃO É DIGNO DE SER LOUVADO
            VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
            SL18: 3 ...O SENHOR É DIGNO DE LOUVOR...
            AP5: 13 ENTÃO OUVI TODAS AS CRIATURAS EXISTENTES NO CÉU, NA TERRA, DEBAIXO          DA TERRA E NO MAR, E TUDO O QUE NELE HÁ, QUE DIZIAM:” AQUELE QUE ESTÁ      ASSENTADO NO TRONO E AO CORDEIRO SEJAM O LOUVOR, A HONRA, A GLÓRIA E O           PODER, PARA TODO SEMPRE.”
            SL100: 4 ENTRAI POR SUAS PORTAS COM AÇÕES DE GRAÇAS, E EM SEUS ATRÍOS COM           LOUVOR; DÊEM-LHE GRAÇAS E BENDIGAM O SEU NOME.
            SL149: 1 ... LOUVEM-NO NA ASSEMBLÉIA DOS FÍEIS...
            SL150: 6 TODO SER QUE RESPIRA LOUVEM AO SENHOR! ALELUIA!
            COMENTÁRIO: PARECE QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NÃO CONHECE A BÍBLIA, NEM        AO MENOS NUNCA LERAM O LIVRO DE SALMOS.
             10. DIZEM QUE JESUS E  MIGUEL SÃO AS MESMAS PESSOAS, DIZEM QUE AS VEZES
            ELE SE APRESENTA COMO MIGUEL E ÀS VEZES SE APRESENTA COMO JESUS
            VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
            NÃO SABEM NADA DE ANGEOLOGIA (ESTUDO DOS ANJOS), A BÍBLIA NOS DIZ QUE     EXISTEM 4 CLASSES DE SERES ANGELICAIS, QUE SE CLASSIFICAM DA SEGUINTE       MANEIRA:
         ANJOS (OS ANJOS SÃO MENSAGEIROS DE DEUS)
         ARCANJOS (SÃO OS ANJOS-CHEFES)
         QUERUBINS (SÃO SERES COM ASAS E COM FORMA DE ANIMAL E DE GENTE, QUE REPRESENTA A PRESENÇA, A GRANDEZA E A MAJESTADE DE DEUS)
         SERAFINS (SÃO AQUELES QUE ARDEM EM FOGO)
MIGUEL NA BÍBLIA É CHAMADO DE ARCANJO ( OU SEJA ANJO-CHEFE), SEU NOME SIGNIFICA: QUEM É COMO DEUS?
MIGUEL É CONHECIDO NA BÍBLIA COMO UM DOS PRÍNCIPES SUPREMOS – DN10: 13
DN10: 21 PRÍNCIPES DE ISRAEL
DN12: 1 PROTETOR (DEFENSOR) DE ISRAEL
         ANJO NÃO ACEITA ADORAÇÃO, JESUS PRA SEMPRE SERÁ ADORADO.
REFERINDO-SE AO ANJO, JOÃO DIZ: AP19: 10 – ENTÃO CAÍ AOS SEUS PÉS PARA O ADORÁ-LO, MAS ELE ME DISSE: NÃO FAÇA ISSO! SOU SERVO COMO VOCÊ E COMO OS SEUS IRMÃOS QUE SE MANTÊM FÍEIS AO TESTEMUNHO DE JESUS. ADORE A DEUS!...
         SE JESUS FOSSE ANJO ELE NÃO ACEITARIA ADORAÇÃO, VEJA O A BÍBLIA NOS DIZ, REFERINDO-SE A JESUS: FL2: 9-11
POR ISSO DEUS O EXALTOU SOBREMANEIRA, E LHE DEU O NOME QUE ESTÁ ACIMA DE TODOS OS NOMES, PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO, NOS CÉUS, NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, E TODA LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI.
         ANJO NÃO TEM PODER PARA REPREENDER (ADMOESTAR COM ENERGIA, CENSURAR, ACONSELHAR)
JD9 – CONTUDO NEM MESMO O ARCANJO MIGUEL, QUANDO ESTAVA DISPUTANDO COM O DIABO ACERCA DO CORPO DE MOÍSES, OUSOU FAZER ACUSAÇÃO INJURIOSA CONTRA ELE, MAS DISSE: “O SENHOR TE REPREENDA”.
 11. DIZEM QUE JESUS NÃO VIRÁ E QUE O ARREBATAMENTO NÃO EXISTE, ENSINAR ISSO É CHAMAR JESUS DE MENTIROSO
VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
AP22: 20 AQUELES QUE DÃO TESTEMUNHO DESTAS COISAS DIZEM: EM QUE VENHO SEM DEMORA
AP3: 11 EIS QUE VENHO SEM DEMORA, GUARDA O QUE TENS PARA QUE NÍNGUEM ROUBE (TOME) A TUA COROA.
            HB10: 37 EM BREVE NUM POUCOXINHO DE TEMPO, AQUELE QUE HÁ DE VIR, VIRÁ E NÃO TARDARÁ.
            TG5: 8 ... A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA.
            MT24:30-31 ENTÃO APARECERÁ NO CÉU O SINAL DO FILHO DO HOMEM, E TODAS AS             NAÇÕES DA TERRA SE LAMENTARÃO E VERÃO O FILHO DO HOMEM VINDO NAS NUVENS     DO CÉU COM PODER E GRANDE GLÓRIA, E ELE ENVIARÁ OS SEUS ANJOS COM GRANDE    SOM DE TROMBETA, E ESTES REUNIRÃO OS SEUS ELEITOS DOS QUATROS VENTOS, DE           UMA OU DE OUTRA EXTREMIDADES DOS CÉUS.
            COMENTÁRIO: QUANDO JESUS VIER BUSCAR A SUA IGREJA, NESSE INTERIM SEREMOS         TOMADOS POR QUATRO TIPOS DE ALEGRIA, A PRIMEIRA ALEGRIA, SERÁ A ALEGRIA        DO NOIVO QUE DESCE PARA BUSCAR A SUA NOIVA.
            A SEGUNDA ALEGRIA SERÁ A ALEGRIA DAQUELES QUE SOBEM,
            A TERCEIRA ALEGRIA SERÁ A ALEGRIA DAS LUTAM QUE FICAM,
            E A QUARTA ALEGRIA, SERÁ A ALEGRIA DE ESTAR ETERNAMENTE NO CÉU DE GLÓRIA.
            COMENTÁRIO: A ESCATOGIA AFIRMA (OS ESCATOLOGICOS) QUE 118 SINAIS TÊM QUE          SE CUMPRIR PARA CRISTO VOLTAR, E SEGUNDO ELES OS 118 JÁ SE CUMPRIU ISSO SIGNIFICA QUE CRISTO ESTÁ AS PORTAS E VIRÁ EM BREVE, VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
             12. DIZEM QUE SÓ 144 MIL SERÃO REIS DA TERRA E A CONGREGAÇÃO CELESTIAL, E
            QUE ELES SERÃO RUSSELITAS ESCOLHIDOS DA SEITA DOS TEST. DE JEOVÁ.
            VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
            AP7: 1-8 NOS DÁ A RESPOSTA: ESSES 144 MIL ESTÃO SE REFERINDO AOS ISRAELITAS E        NÃO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ COMO DIZEM, REFERE-SE ÀS 12 TRIBOS DE JACÓ,    OBSERVE BEM OS VERSÍCULOS 4 E 5, “ENTÃO OUVI O NÚMERO DOS QUE FORAM        SELADOS: 144 MIL, DE TODAS AS TRIBOS DE ISRAEL.
         DE ASER 12 MIL
         DE RÚBEN 12 MIL
         DE JUDÁ 12 MIL
         DE GADE 12 MIL
         DE NAFTALI 12 MIL
         DE MANASSÉS 12 MIL
         DE SIMEÃO 12 MIL
         DE LEVI 12 MIL
         DE ISSACAR 12 MIL
         DE ZEBULOM 12 MIL
         DE JOSÉ 12 MIL
         DE BENJAMIN 12 MIL
13.  AFIRMAM QUE SOMENTE 144 MIL SERÃO SALVOS, E QUE ESTE SERÃO OS RUSSELITAS.
VEJAMOS O QUE A BÍBLIA DIZ:
(O NÚMERO DE SALVOS SÃO ÍINCONTÁVEL) AP7: 9 DEPOIS DISSO OLHEI, E DIANTE DE MIM ESTAVA UMA GRANDE MULTIDÃO QUE NÍNGUEM PODIA CONTAR, DE TODAS AS NAÇÕES, TRIBOS, POVOS, LÍNGUAS, EM PÉ DIANTE DO TRONO E DO CORDEIRO, COM VESTES BRANCAS E SEGURANDO PALMAS.
JO14: 1-3 NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS; SE NÃO FOSSE ASSIM, EU LHES TERIA DITO, VOU PREPARAR-LHES LUGAR. E SE EU FOR E LHES PREPARAR LUGAR, VOLTAREI PARA VÓS E OS LEVAREI PARA MIM, PARA QUE ONDE EU ESTIVER, ESTEJAIS VÓS TAMBÉM.
FL3: 20 A NOSSA CIDADANIA ESTÁ NOS CÉUS, DE ONDE ESPERAMOS ANSIOSMENTE O SALVADOR, O SENHOR JESUS CRISTO.
HB13: 14, POIS NÃO TEMOS AQUI UMA CIDADE PERMANENTE, MAS BUSCAMOS A QUE HÁ DE VIR.
AP19: 1 DEPOIS DISSO OUVI NOS CÉUS UMA GRANDE MULTIDÃO, QUE EXCLAMAVA: ALELUIA!...

Quem cuida daqueles que cuidam de nós?

Os pastores estão sofrendo cada vez mais por uma falta de saúde física e mental, de acordo com recentes estudos denominacionais. Dois de cada três pastores da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA) estão acima do peso ou obesos, com o número de obesos dobrando para 27% nas últimas duas décadas, de acordo com uma avaliação presbiteriana em 2008.
Dos líderes avaliados pela Mayo Clinic (Clínica Mayo) em 2008 da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA), 75% correm risco de estarem mal-nutridos e bem mais de 50% correm risco de obesidade, péssima saúde emocional e pressão alta.
“Nós acreditamos que isso é comum entre pastores de todas as denominações,” diz Brad Joern, diretor de serviços de saúde da ELCA. “O trabalho do pastor é muito estressante. E nós sabemos que há uma conexão psicológica entre o estresse prolongado e a saúde física da pessoa.”
Isso apresenta um problema caro à igreja. A ELCA, que auto-administra seu próprio convênio de saúde, fez a estimativa de que 40% dos US$175 milhões em gastos previstos para 2009 eram “evitáveis”. Em outras palavras, este valor poderia ter sido economizado se os pastores tivessem adotado um estilo de vida mais saudável, além de um bom manejo de problemas crônicos de saúde e/ou bom uso de medicina preventiva.
Os pastores da ELCA parecem possuir mais riscos de saúde do que seus congregantes, chegando a ter uma probabilidade de 10% a mais da média nas áreas de pressão alta, diabetes, colesterol e peso, de acordo com as comparações da Mayo Clinic. Além disso, eles são duas vezes mais suscetíveis a depressão (16% de probabilidade em comparação à média de 8%), apesar de apresentarem metade da probabilidade de usarem álcool ou tabaco.
De acordo com um estudo da Universidade Duke, realizado em 2007 entre 10 denominações, membros do clero são também significantemente mais propensos a se queixarem de demandas excessivas no trabalho, críticas, isolamento e estresse. A universidade, então, criou o programa Clergy Health Initiative (Iniciativa Clero Saudável), um estudo que gastará sete anos e doze milhões de dólares para avaliar a fundo a saúde dos pastores metodistas da United Methodist Church (Igreja Metodista Unida) na Carolina do Norte.
“Entrevistas com grupos de focos já revelaram que pastores da United Methodist Church carecem de acesso consistente e financeiramente viável a convênios médicos,” disse Robert Swift, diretor do Clergy Health Initiative. “E alguns pastores sentem que nunca têm tempo o suficiente para cuidarem de si mesmos.”
“Isso eventualmente se torna um problema espiritual,” disse John Herman, diretor executivo do ministério de cuidado pastoral da Evangelical Free Church of America. “Os pastores são péssimos em honrar o seu tempo de descanso. Acabamos acreditando que descansar significa que alguma coisa necessária não está sendo feita e que as pessoas estão contando conosco para fazê-la," ele completa.
“A saúde emocional é algo sobre o qual os pastores não se permitem chamar atenção,” disse James Bradford, secretário geral da Assembleia de Deus. “Não parece espiritual. Não é politicamente aceitável que o pastor tenha um tipo de diversão que restabeleça suas emoções, como um hobby, por exemplo. Se ele tiver que faltar num culto para estar numa reunião de pessoas que compartilham o mesmo hobby, isso é inaceitável para a maioria das pessoas da igreja.”
“O descuido da saúde do pastor tem consequências muito maiores do que simplesmente uma viagem ao pronto-socorro,” disse Herman. “A boa saúde do pastor é o recurso humano mais importante para se construir uma igreja saudável.”
“Falando de forma empresarial, o cuidado do CEO é uma das responsabilidades da diretoria ou conselho,” disse Bradford, “e isso raramente é bem feito. Esperamos que os pastores sejam automaticamente saudáveis e moralmente puros. Eu penso que os conselhos não precisam somente cuidar da igreja, como também cuidar conscientemente do pastor.”
“Uma mudança cultural essencial seria chegar a entender que a saúde é um compromisso de toda a comunidade,” disse Keith Meador, co-diretor do Center for Spirituality, Theology, and Health (Centro de Espiritualidade, Teologia e Saúde) da Universidade Duke. “Checar a pressão na igreja não é algo ruim. Os cristãos deveriam se proteger contra uma noção individualista da saúde pessoal que pode ser manipulada usando a espiritualidade.”
“Se nós compreendermos corretamente uma comunidade cristocêntrica que dá graças a Deus pelo pão e pelo vinho, que conotam a vida abundante, morte e ressurreição, então cuidaremos uns dos outros,” disse Meador.






 Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas

47% dos pastores evangélicos sofrem de transtornos mentais


O descuido com a saúde mental
-A solidão
-A falta de conselheiros para compartilhar seus problemas
-O ativismo ministerial
-A falta de repouso adequado (férias e folgas)
-A pressão institucional por resultados em termos de número de membros e ofertas

47% dos pastores evangélicos sofrem de transtornos mentais

Pastores à beira de um ataque de nervos", este é o título de um excelente artigo publicado na Revista Eclésia, edição 118, assinado por Uilian Uilson Santos. Seu texto se refere ao aparecimento cada vez mais freqüente, de doenças emocionais em pastores e líderes evangélicos.

Entre as principais causas do fenômeno, destacam-se:

-O descuido com a saúde mental
-A solidão
-A falta de conselheiros para compartilhar seus problemas
-O ativismo ministerial
-A falta de repouso adequado (férias e folgas)
-A pressão institucional por resultados em termos de número de membros e ofertas

Baseado numa tese de psiquiatria e religião, intitulada "a prevalência de transtornos mentais entre ministros religiosos", o artigo revela os seguintes índices:

47% dos pastores evangélicos sofrem de transtornos mentais
16% têm depressão
13% Não conseguem dormir normalmente

Conheço alguns companheiros que apesar de manifestar os sintomas dos distúrbios mentais e emocionais, teimam em manter o mesmo padrão de vida (desgraçadamente vivida).

Quem acaba no final sendo penalizada com isso, é a família do pastor ou líder, que por ser transformada em escape de suas neuroses, psicoses e demais distúrbios, sofre constantemente com seus ataques de nervos, mal humor crônico, maltratos e outros descarregos emocionais.

Fonte: Revista Eclésia

Livro de Rodovalho é o 1º. na lista de mais vendidos da Veja

CIÊNCIA E FÉ – O REENCONTRO PELA FÍSICA QUÂNTICA, do bispo Robson Rodovalho, está em primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos para a categoria não-ficção publicada na edição desta semana da revista Veja.
livroO título completa um mês de lançamento nacional no dia 3 de agosto, quando então será apresentado ao público fluminense, em noite de autógrafos no Rio de Janeiro, na livraria Saraiva do Shopping New York City (Barra da Tijuca), a partir das 19h.
Ciência e Fé são abordagens complementares em domínios diferentes; não existe conflito”.
“É com grande alegria e humildade que recebo esta notícia. Entendo esse momento como uma grande oportunidade para difundir a discussão histórica que se trava entre o científico e o divino e, ao mesmo tempo, um reconhecimento do meu trabalho”, diz Rodovalho, que se encontra em missão na Argentina.
Foram anos de estudos e reflexões até Rodovalho, que é físico formado pela Universidade de Goiás, formular e descrever a tese segundo a qual Ciência e Fé são “dois idiomas diferentes falando as mesmas verdades”. Segundo o autor, “enquanto a Ciência aponta respostas sobre como o universo funciona, a traz luz sobre o propósito da vida nesse universo; são abordagens complementares em domínios diferentes; não existe conflito”.
No livro, o leitor vai encontrar, tal qual uma viagem no tempo, o pensamento de físicos, desde os tempos anteriores ao filósofo Platão até os dias atuais, sobre a existência divina e sua participação na criação do mundo e dos homens.
Rodovalho é autor de 72 livros, com mais de 1,1 milhão de exemplares vendidos. CIÊNCIA E FÉ foi o primeiro que ele publicou por uma editora secular, a LeYa, o que levou à sua comercialização em grandes redes de livrarias, sem ficar restrita aos templos evangélicos como os demais títulos. Assim, CIÊNCIA E FÉ passou a disputar, de igual para igual com os concorrentes, um lugar na lista dos mais vendidos da revista Veja, já que esse ranking não computa venda em templos.

Serviço:

Você encontra o livro Ciência e Fé nas maiores livrarias do país e também na internet.

COMER BEM .Alguns alimentos considerados saudáveis podem enganar

Alimentos light são mais saudáveis que os normais? Alimentos livres de gordura não engordam? Margarina é melhor do que manteiga? À primeira vista pode parecer que a resposta a essas perguntas seja fácil, mas não é bem assim.

Existem muitos produtos consumidos e vendidos como mais saudáveis e menos calóricos, porém uma lida mais atenta ao rótulo pode mostrar uma realidade diferente.

Os exemplos citados acima ilustram bem o caso. Alimentos light e diet contêm menos açúcar e gordura, mas geralmente possuem mais sódio para manter o sabor. Além disso, alguns produtos podem conter o mesmo valor calórico que o original. Produtos com a expressão "zero gordura" não são livres de calorias, e é sempre bom checar as informações nutricionais para se certificar de que ele seja rico em nutrientes.

A margarina é um produto altamente processado que contém gorduras hidrogenadas, não sendo mais saudável do que a manteiga. "Ambas são calóricas e ricas em gorduras. O melhor mesmo é consumir alimentos mais saudáveis como requeijão light, queijo tipo cottage e ricota, que também são fontes de proteínas e cálcio", sugere a nutricionista Vanessa Marquezin, da Rede Nutrício de Alimento.

Os exemplos não param por aí. Trocar refrigerante por suco parece um hábito saudável, mas isso depende do tipo de suco. Aqueles de caixinha têm tanto açúcar quanto um refrigerante, e ainda apresentam muitos conservantes. "Por isso é muito importante prestar atenção no rótulo e verificar a quantidade de açúcar, mel, xarope de milho, sódio e conservantes", alerta Mariana Exel, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo (SP).


Barrinhas de cereais, granola e cereais matinais, considerados snacks saudáveis, também podem esconder algumas "pegadinhas". Algumas marcas apresentam adição de açúcar, mel, xarope de milho e até sódio, e podem conter valores calóricos bem altos. Mas então como fazer para se livrar das armadilhas? Não tem jeito, é preciso ler o rótulo.

De olho nas informações

"As informações no rótulo são valiosas para que o consumidor possa totalizar a quantidade de sódio, açúcar e gorduras ingeridos diariamente e se controle para que não faça abusos que podem conduzir a distúrbios na saúde a longo prazo", aponta Mário Maróstica, professor do Departamento de Alimentos e Nutrição da Unicamp.

Por isso, antes de comprar qualquer alimento, é importante estar atento tanto à tabela nutricional quanto à lista de ingredientes. Mas nem sempre eles são fáceis de ser compreendidos.

A tabela nutricional, por exemplo, pode esconder uma armadilha em produtos voltados para crianças. Isso porque o percentual de valores diários (% VD) – ou seja, as quantidades de nutrientes que devem consumir para se ter uma alimentação saudável – é baseado em uma dieta de 2.000 calorias. Mas crianças com menos de seis anos devem ter uma dieta de até 1.800 calorias, o que significa que as porcentagens seriam mais altas para elas.

"Alguns produtos industrializados voltados para crianças apresentam teor de sódio de cerca de 25% do valor diário, mas com base em uma dieta de 2.000 calorias, que é a dieta de um adulto. Se fizermos os cálculos para a dieta de uma criança, de até 1.800 calorias, essa porcentagem sobe para quase 30% - ou seja, a criança consome um terço da quantidade de sódio recomendada por dia em uma única refeição", alerta a pediatra Maria Aparecida Garlipp, da Maternidade de Campinas (SP).

Lista de ingredientes

A lista de ingredientes também merece atenção. Poucas pessoas sabem que eles aparecem na ordem decrescente de quantidade (ou seja, com maior quantidade vem em primeiro lugar), de acordo com legislação da Anvisa. Isso pode parecer um simples detalhe, mas faz muita diferença. Produtos que têm sódio e açúcar no início da lista possuem grandes quantidades dos mesmos e, portanto, devem ser evitados.

"No caso dos sucos, por exemplo, a descrição dos ingredientes deve estar escrita da seguinte forma: 'polpa de fruta, água, açúcar...'. Se estiver escrito: 'açúcar, água e polpa de fruta', significa que o produto é rico em açúcar e água e tem pouco nutriente", ensina a nutricionista Karen Jacob.

Também é preciso atenção a alguns ingredientes que podem passar despercebidos. Nem sempre nos damos conta de que alimentos doces contêm sódio, ou que alimentos salgados contêm açúcar, mas isso acontece com frequência.

Isso porque tanto o sal como o açúcar ajudam a acentuar o sabor do alimento. Além disso, o açúcar pode deixar a massa mais macia, e o sal ajuda na preservação. Por isso é bom sempre ler o rótulo - especialmente diabéticos e hipertensos - para não cair em uma cilada.

No livro "Food's Rule: An Eater's Manual" ("Regras da comida: um manual para os comedores", Penguin Books, 2009, ainda não disponível em português), o autor Michael Pollan alerta para produtos industrializados com listas de ingredientes muito longas. Isso porque, segundo ele, quanto mais ingredientes um produto contém, mais processado (e menos saudável) ele é.

Mocinho ou vilão?

Por outro lado, alimentos que podem parecer vilões nem sempre trazem prejuízos para a saúde. Esse é o caso dos enlatados e dos legumes congelados.


O atum em lata, por exemplo, leva óleo vegetal, sal e é cozido dentro da latinha de aço sem qualquer aditivo. Já os legumes enlatados conservam boa parte de seus nutrientes, mas é preciso preferir os cozidos a vapor e prestar atenção no rótulo para verificar a quantidade de sódio adicionado.

Legumes congelados também têm boa conservação de nutrientes e fibras. De acordo com uma pesquisa realizada pela Food and Drug Administration (FDA, órgão regulatório de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) em 2011, frutas e vegetais congelados fornecem a mesma quantidade de nutrientes e benefícios à saúde que os frescos.

"Os legumes congelados passam por um procedimento em que levam um 'choque', o que faz com que ainda preservem seus nutrientes", diz Marquezin. Mas alerta: "É importante ressaltar que frutas e legumes de época e in natura têm mais nutrientes e são mais saudáveis".


UOL

O FÍSICO QUE VIROU BISPO

yeah

Criador da igreja evangélica Sara Nossa Terra, Robson Lemos Rodovalho retoma em livro sua visão da ciência, que trocou pela fé. Já foi deputado federal, mas não reclama: “Fora do Congresso, influencio mais”
bp rodovalho revista brasileirosEm vez do tradicional livro de capa dura e papel fino, Robson Lemos Rodovalho usa um iPad para consultar a Bíblia nos cultos e programas de televisão que apresenta. Fundador e líder da igreja evangélica Sara Nossa Terra, na qual tem o título de bispo, Rodovalho garante que não é moderno apenas na aparência: “A Sara é uma igreja com conteúdo evangélico 100% adaptado à geração atual.” Para acompanhá-lo, o rebanho de estimados quatro mil pastores e 1,1 milhão de seguidores da Sara terá agora de mergulhar no mundo das partículas elementares do alemão Max Karl Planck (1858-1947), considerado o pai da Física Quântica. O motivo: Rodovalho, que se formou em Física e foi por 14 anos professor concursado da Universidade Federal de Goiás, está convencido de que o estudo dos quanta, como são chamadas as quantidades elementares, conduz à espiritualidade. Ele está prestes a lançar o livro Ciência e Fé: o Reencontro pela Física Quântica. “Jesus diz que se você fechar os olhos aqui e fizer uma oração, o seu irmão é tocado, abençoado, lá no Japão”, exemplifica. “Isso é uma propriedade da física conhecida como emparelhamento quântico ou emaranhamento. Partículas que andaram juntas interagem umas com as outras, independentemente da posição em que se encontram.”
No entender do físico que virou bispo, os universos da ciência e da fé se complementam e ajudam a compreender a existência humana. “No passado, houve uma ruptura muito grande porque houve confusão dos dogmas. Ao tentar legislar em todos os domínios, a Igreja colocou a Terra como centro do universo e entrou em conflito com Galileu (o físico e astrônomo italiano Galileu Galilei, perseguido pela Inquisição no século 17). A fé, na realidade, trabalha em um domínio metafísico diferente.” Autor de 71 livros, com mais de um milhão de exemplares vendidos, Rodovalho já citou a ciência em outras obras. Em A Energia da Vida, lançado no ano passado, ele aplica propriedades das partículas quânticas em busca de lições para o sucesso pessoal e profissional. No próximo livro, além de abordagem distinta, ele pela primeira vez publica uma obra por uma editora secular, a LeYa.
Bp Rodovalho e os fieis na Igreja Sara Nossa TerraA Sara Nossa Terra, fundada por Rodovalho, em 1992, tem sua sede no Setor Sudoeste, uma área nobre de Brasília. Entre o público laico, ficou conhecida por abrigar fiéis com visual fora dos padrões convencionais. Nos quadros da Sara, já esteve a cantora Baby do Brasil, que hoje se declara “apóstola” de sua própria igreja, o Ministério do Espírito Santo de Deus. Ao volante de um Hyundai ix35 preto, que dirige com segurança, Rodovalho conta sua trajetória a caminho de Ceilândia, a cidade-satélite com configuração social oposta à da sede da igreja em Brasília, embora apenas 26 km separem os dois lugares. Filho de mãe espírita e de um fazendeiro católico, ele conta que nasceu em Anápolis (GO) e viu a Bíblia pela primeira vez ainda criança, depois que uma nuvem de gafanhotos cortou toda a soja plantada pelo pai. “Na divisa com o vizinho, seu Agostinho, os gafanhotos simplesmente morriam”, afirma. “Minha mãe dizia que o fenômeno se devia à reza forte do vizinho. Depois da destruição na fazenda de meu pai, ela pediu a seu Agostinho que rezasse em nossa casa.”
Depois de avisar por mensagem de celular que já estava a caminho de Ceilândia, Rodovalho continua o relato. “Mais tarde, ainda em Anápolis, me aproximei de missionários presbiterianos”, diz, referindo-se aos seguidores da igreja originária da Reforma Protestante do século 16. No começo, foi uma aproximação casual, por ele ter ficado amigo do filho de um pastor. A situação mudou durante um acampamento de jovens presbiterianos à beira do rio Corumbá, quando ele tinha 19 anos: “Vi uma luz, senti uma energia transcendental e ouvi trechos da Bíblia que nunca tinha lido. Passei a noite acordado, voltei para casa. Limpei e dispensei o revólver, joguei fora a maconha e comecei a andar com Deus”.
bp Rodovalho e a igreja Sara Nossa Terra
Na Anápolis de meados dos anos 1970, muitos acreditaram que Rodovalho tinha ficado maluco, pois passou a circular com a Bíblia por todo lado. Ao mesmo tempo, rapazes e moças de sua idade começaram a se agrupar em torno dele, em “células” de oração. Organizadas em um movimento chamado Mocidade para Cristo (MPC), essas “células” se transformaram em Aliança Bíblica Universitária (ABU), quando ele entrou para a faculdade, na capital Goiânia: “Eram jovens de cabelo comprido, que andavam de moto e vinham do movimento hippie”.
Assim que se formou em Física, Rodovalho prestou concurso na mesma universidade em que estudou. Por mais de uma década, aliou as atividades acadêmicas às religiosas. Em 1992, decidiu largar a universidade: “Minha paixão maior eram as comunidades evangélicas. Elas estavam soltas, espalhadas pelo Brasil, pois à medida que se formavam, antigos membros das ‘células’ voltavam para suas cidades de origem. Decidi me mudar para Brasília e formatar a igreja, com administração centralizada, moderna”.

VIA GRITOS DE ALERTA / BISPO RODOVALHO

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...