segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Acordo nuclear entre potências e Irã é visto como 'ultraje' em Israel

As supostas negociações privadas conduzidas entre EUA e Irã, culminando no acordo interino deste domingo (24), foram recebidas em Israel com ultraje, de acordo com informações da mídia local.
O veículo israelense Canal 2 noticiou que tal diplomacia secreta foi descoberta pela Inteligência de Israel, apesar dos esforços americanos em escondê-la.
A informação contradiz as informações anteriormente divulgadas de que, segundo funcionários da administração americana, o governo do premiê Binyamin Netanyahu havia sido informado por Washington a respeito das negociações em andamento desde agosto.
Os esforços americanos foram conduzidos por William Burns, vice-secretário de Estado, e Jake Sullivan, assessor de segurança nacional para o vice-presidente Joe Biden. Eles teriam se reunido cinco vezes neste ano com figuras iranianas.
De acordo com relatos, os nomes de Burns e Sullivan foram excluídos das listas de participantes das delegações diplomáticas. Eles teriam, também, usado entradas alternativas e elevadores de serviço em hotéis.
DESGASTE
As relações diplomáticas entre Israel e os EUA foram severamente desgastadas durante as negociações nucleares com o Irã. A posição israelense fora de total repúdio à suavização das sanções contra o país persa, pela qual o premiê Netanyahu sofreu derrota política com o recente anúncio de um acordo.
Um legislador israelense afirmou hoje (25) à televisão local que o primeiro-ministro criticou a decisão dos EUA, em conversa com o presidente Barack Obama.
"O premiê deixou claro ao homem mais poderoso do mundo que, se ele quiser continuar a sê-lo, é importante mudar a política americana, porque o resultado prático de sua prática atual pode levá-lo ao mesmo fracasso que os EUA tiveram na Coreia do Norte e no Paquistão", disse Tzachi Hanegbi, do partido governista Likud.
Para Netanyahu, o acordo interino com o Irã é um "erro histórico" e tornará o mundo um lugar mais perigoso. Ele está, porém, isolado nessa posição, conforme países ocidentais louvaram os esforços diplomáticos americanos.
A questão iraniana aproximou Israel, porém, de outras potências regionais, como a Arábia Saudita e os países do Golfo, desafetos do governo iraniano.


http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1376193-acordo-nuclear-entre-potencias-e-ira-e-visto-como-ultraje-em-israel.shtml

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...