sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O PROPÓSITO DE YHWH









Muitas vezes lemos algumas passagens bíblicas…a correr, e não nos detemos tempo suficiente para meditar no seu conteúdo, na sua mensagem intemporal. Atendendo a esta “pressa” em que o mundo hoje vive, vale a pena fazer uma pequena interrupção na nossa corrida nesta vida e meditarmos nas passagens que aqui propomos, para podermos compreender qual é o propósito de YHWH para o homem.

Salmo 67:2“Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação”.

O salmista aponta duas ideias-chave:

1.    Conhecermos o “caminho” de YHWH, e
2.    A “salvação” que Ele propõe ao homem.

Mas, ao meditarmos nestas palavras, acabamos por compreender que o salmista nos fala de “o caminho” que YHWH propôs ao homem, como sendo o somatório das suas leis, mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos vertidos na Torá e nas palavras dos profetas, mas, também, o “caminho” como salvação de YAH, que é Yeshua, O Ungido de YHWH.

Curiosamente, O próprio Yeshua nos diz que Ele mesmo é esse Caminho, quando diz que Ele é O Caminho, A Verdade e A Vida (João 14:6), tudo expressões sinónimas da Lei/Torá do Pai. Por isso podemos concluir que Yeshua é a Torá viva, pois Ele mesmo a veio ensinar e colocar em prática na Sua vida como exemplo para todos nós – Salmo 40:7-11.

Estas conclusões são sustentadas igualmente por tudo o que nos é ensinado acerca da Lei/Torá de YHWH no Livro de Provérbios e nos Salmos, em particular o Salmo 119 que também fala da Torá como caminho, como verdade e como luz.

Salmo 119:105“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.

E, por último, sabemos que os que serão salvos serão os que andaram nos mandamentos do Eterno (a Sua Lei/Torá) e seguiram o Testemunho de Yeshua – e.g. Apocalipse 14:12.

Então concluímos que tanto as expressões “caminho” como “salvação” acabam por ser sinónimas estando centradas na Lei/Torá e em Yeshua a Torá viva.

Assim concluímos com a passagem de:

Hebreus 10:35-36“Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa”.

Ora vem Mar-YAH. Vem “tocar” na mente dos que Te buscam.
    

  
AlleluYAH


ORA VEM SENHOR JESUS .

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...