sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Notícia sobre papa orando com pastores em favela do Rio é falsa

Vários veículos de comunicação informaram que o papa Francisco teria feito uma oração com pastores da Assembleia de Deus em Varginha.

Durante a visita do papa Francisco ao Brasil, diversos veículos de comunicação noticiaram um acontecimento que foi descoberto ser falso. Trata-se de uma oração que o papa teria feito com pastores da Assembleia de Deus, na comunidade de Manguinhos, no Complexo de Varginha, zona norte do Rio de Janeiro. A notícia foi desmentida pelo chefe do Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (CEMP) da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), o pastor Isael de Araujo.

Os veículos informaram que o papa teria entrado em uma Assembleia de Deus no meio de sua caminhada na comunidade. Ele teria orado com pastores locais, católicos e padres de sua comitiva, no dia 25 de julho de 2013.

Isael descobriu que a notícia era falsa depois de procurar um vídeo do episódio. Através das informações obtidas dos membros e líderes da referida igreja, ele constatou que o fato não teria ocorrido. Ele obteve ainda uma gravação feita por um dos membros da congregação através de um celular, cujas imagens comprovam que a passagem do papa no local não incluiu a sua entrada na congregação e tampouco a oração com pastores.

Segundo a apuração de Isael, a Assembleia de Deus referida nas reportagens é uma congregação da Assembleia de Deus de Bonsucesso, cujo presidente é o pastor Jaime Soares, membro da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). O dirigente da congregação é o presbítero Eliel Magalhães.

Publicações como a Agência Brasil e Terra noticiaram suposto acontecimento baseadas em supostas informações de padres, incluindo o porta-voz do Vaticano, e pastores locais.

A Agência Brasil publicou a notícia intitulada: “Papa Francisco rezou com cristãos evangélicos da Assembleia de Deus, durante visita a Manguinhos”.

“Em sua caminhada pela comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte da capital fluminense, o papa Francisco parou em uma igreja evangélica da Assembleia de Deus e fez uma oração com o pastor e os cristãos protestantes, informou o padre Márcio Queiroz, que acompanhou o pontífice na visita à favela.

‘Caminhando pela comunidade, chegamos até a igreja evangélica. Eu mostrei a ele que eles estavam no templo, e ele pediu para ir até lá para cumprimentá-los. O papa falou com o pastor e com as pessoas que estavam lá, e os convidou a rezarem um Pai Nosso’", informou a publicação.

O Terra noticiou: “De fato, os evangélicos abrirão as portas de seus templos e de suas casas ao pontífice”, com a inclusão da suposta fala do pastor da Assembleia de Deus, Rogério: "Ele é diferente, se mostra mais humilde em relação aos pobres. Jesus Cristo veio à Terra para isso".

Diante do ocorrido, diversos jornalistas e blogueiros evangélicos mostraram sua indignação quanto ao que foi noticiado na mídia e criticaram a qualidade do jornalismo nacional.

Fonte: The Christian Post

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...