quarta-feira, 24 de julho de 2013

Morre importante líder da Igreja na Eritreia

Um dos anciãos fundadores da Igreja do Evangelho Pleno, Tewelde Hailom, morreu de causas naturais na Eritreia, no dia 27 de junho, com cerca de 60 anos. O pastor Tewelde sofria de câncer há vários anos. Era profundamente respeitado pelos cristãos eritreus por sua influência espiritual e por seu exemplo de resistência em meio ao sofrimento.

"De fato, é um tempo sombrio para nossas igrejas, mas nos consolamos porque ele está na presença do Senhor, a quem serviu fielmente desde jovem até o dia de sua morte. Ele era um homem bom. Peça a Deus que console os cristãos que estão de luto pela perda de um de seus pais espirituais", disse uma cristã local à Portas Abertas.

Em meados de outubro de 2009, forças de segurança da Eritreia invadiram o lar do pastor Tewelde e prenderam três pessoas. Ele não foi preso porque estava com a saúde muito debilitada por conta de uma úlcera no estômago. Entretanto, foi posto em prisão domiciliar com guardas vigiando o lado de fora de sua casa.

Nos dias seguintes, a segurança prendeu mais 11 homens e mulheres que pertenciam à Igreja do Evangelho Pleno enquanto que o pastor Tewelde era interrogado sob prisão domiciliar. Inicialmente, uma irmã fora autorizada a cuidar dele devido ao seu estado de saúde frágil, mas foi dispensada mais tarde. Ele recebia a mesma porção de alimento dos que os presos recebiam, ou seja, um pedaço de pão e uma xícara de chá, pela manhã e à noite. Segundo fontes, a comida insuficiente agravou severamente a condição física do pastor.

Não está claro quanto tempo durou a prisão domiciliar inicial, mas a Portas Abertas foi informada que, nos anos seguintes, ele foi posto em prisão domiciliar uma segunda vez.

Embora ele pudesse conseguir autorização para viajar para o exterior, devido à sua idade, a fim de receber cuidados médicos, após a prisão domiciliar ele preferiu não buscar essa opção.

O pastor Tewelde era solteiro. Embora a Portas Abertas saiba que ele tinha um irmão, não se sabe, ao todo, quantos membros de sua família ele deixou.

Pedidos de Oração

• Agradeça ao Senhor pela vida do pastor Tewelde Hailom e por sua constribuição na vida espiritual dos cristãos em uma vasta extensão da Eritreia.
• Ore pedindo consolo a todos que o conheciam, o amavam e buscavam sua liderança.

Fonte: Portas Abertas Internacional

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...