terça-feira, 11 de junho de 2013

Papa reconhece corrupção e existência de lobby gay na Cúria

O Papa reconheceu a dificuldade da reforma da Cúria Romana e a existência de um "fluxo de corrupção" e de um "lobby gay" em uma recente reunião com religiosos latino-americanos, informou a agência de notícias I.Media nesta terça-feira.

A reforma da Cúria (governo da Igreja), citada por "quase todos os cardeais" nas reuniões preparatórias do último conclave, é uma tarefa "difícil", admitiu em uma audiência concedida em 6 de junho aos líderes da Conferência Latino-americana de Religiosos (CLAR).

De acordo com um resumo da reunião que durou cerca de uma hora, publicado pelo site católico Reflexão e Libertação, o Papa acrescentou: "Na Cúria, há pessoas santas, mas também existe uma corrente da corrupção". "Fala-se de 'lobby gay', e é verdade, ele existe", reconheceu.

"Eu não posso conduzir esta reforma", disse, admitindo ser muito "desorganizado". Este será o trabalho, segundo ele, da comissão de oito cardeais nomeados por ele, que se reunirão pela primeira vez oficialmente em Roma, em outubro.

São Pedro não tinha conta em banco
Nesta terça-feira, durante a homilia de missa na paróquia de Santa Marta, Francisco afirmou que com uma Igreja rica, "a Igreja envelhece" e "não tem vida". O papa argentino, assim como já havia afirmado em outras ocasiões, voltou a falar sobre a necessidade da Igreja "assumir um testemunho de pobreza", acrescentando que "São Pedro não tinha uma conta no banco".

Em referência à passagem da Bíblia na qual Jesus pede a seus apóstolos não "procurarem ouro, prata e cobre em vossos cintos", o Francisco insistiu que "a pregação do Evangelho é algo gratuito". Além disso, o pontífice afirmou que a Igreja sempre caiu "nesta tentação" e "isto criou um pouco de confusão", um fato que fez com que "o anúncio (do Evangelho) se parecesse proselitismo".

"O anúncio do Evangelho tem que ir pelo caminho da pobreza (...) Esta pobreza nos salva de converter organizadores em empresários. Temos que continuar realizando os trabalhos da Igreja, mas com um coração de pobreza, não com o coração do investimento ou do empresário", disse Bergoglio.

Com informações das agências AFP e EFE

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...