terça-feira, 21 de maio de 2013

CHINA - Executiva chinesa é condenada à morte por fraude financeira

A executiva Lin Haiyan, 39, foi condenada à morte por um tribunal do sudeste da China, acusada de fraude financeira.

A sentença foi anunciada em meio a um crescente cerco do governo ao sistema financeiro informal do país, amplamente usado por empresários que não obtêm crédito em bancos estatais.

Lin foi condenada por "levantamento ilegal de fundos", anunciou a corte de Wenzhou, cidade conhecida pelo vibrante setor privado alimentado por uma ampla rede financeira informal.

Ela recebeu 640 milhões de yuans (R$ 208 milhões) de investidores, a maioria amigos e colegas de trabalho, com a promessa de lhes dar altos retornos e baixo risco.

O dinheiro foi canalizado para aplicações nos mercados de ações e de futuros, resultando em grandes perdas, que Lin cobria com novos investimentos --um procedimento conhecido como "pirâmide financeira".

O esquema desmoronou em 2011, quando a executiva não conseguiu mais pagar os investidores.

Segundo um juiz da Suprema Corte chinesa, de 2011 até o mês passado 1.449 pessoas haviam sido "seriamente punidas" --designação que vai de cinco anos de prisão à pena de morte-- por se envolver em crédito ilegal.

O caso da executiva sentenciada à morte ilustra os abusos do inflado sistema de crédito informal da China, conhecido como "shadow banking" (bancos das sombras, em inglês).

Pela mesma acusação, outra empresária de Wenzhou foi condenada à morte em 2012. Mas a pena foi convertida em prisão depois de uma onda de protestos na internet contra a rigidez da punição para esses delitos.

No ano passado, o governo escolheu Wenzhou para lançar um programa-piloto destinado a regular o mercado negro, após uma série de suicídios e fugas de empresários que não conseguiram honrar empréstimos.

A crescente dificuldade de pequenas e médias empresas em obter crédito estatal levou a uma explosão do sistema informal.

De acordo com o banco central chinês, os empréstimos convencionais representavam 95% do sistema financeiro em 2010; no ano passado, o número caiu para 58%. O aumento dos calotes gerou um "risco sistêmico", alertou a agência Moody's em estudo publicado neste mês.


FOLHA.COM.BR

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...