quarta-feira, 24 de abril de 2013

ALERTA - A DENGUE ESTÁ MATANDO - DENGUE , HÁBITOS SIMPLES AFASTAM O PERIGO DA DENGUE.


Dengue - Saiba como se previnir"A dengue é causada por um vírus, que é transmitido por aquele mosquitinho, quase imperceptível, chamado Aedes aegypti"

O vírus da dengue é transmitido pela picada daquele mosquitinho quase imperceptível, chamado Aedes aegypti. A fêmea é a grande responsável pela transmissão. A doença pode ser apresentada em duas formas: a clássica, que causa febre, dores na cabeça e nas articulações, e a hemorrágica, que é a forma mais grave.

Existem quatro tipos do vírus da Dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. Os sintomas são os mesmos. A diferença, porém, é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa pode contrair dengue até quatro vezes. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos casos de infecções pelo vírus da dengue se concentra em oito estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
larva-aedes-aegypti-denguePara piorar, as chuvas e a temperatura elevada contribuem para a proliferação do mosquito.
O cenário brasileiro é agravado ainda pelos aglomerados urbanos, com entulhos, casas abandonadas e milhares de possíveis criadouros de larvas do mosquito.

Tratamento:

Primeiramente o paciente deve sempre procurar um médico e evitar a auto medicação, porque pode ser perigosa, principalmente remédios à base de ácido acetilsalicílico (AAS) ou outros antinflamatórios não-esteróides (AINEs) muito usados contra a febre. Esses remédios facilitam a hemorragia e são de extremo perigo.
Os principais aconselhamentos dos médicos são:
Manter-se em repouso e beber muito líquido (sucos, água e chás sem cafeína) evitando café, refrigerantes e leite (que irritam o estômago). 
Dengue

Transmissão

“A fêmea é a responsável pela picada no ser humano. Ela mantém o vírus na saliva e o retransmite. Vale lembrar que não há transmissão pelo contato de um doente ou através de suas secreções com uma pessoa sadia, nem através de fontes de água ou alimento”

A infecção pelo vírus é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que, segundo estudos, chegou ao continente americano na época da colonização. A fêmea é a responsável pela picada no ser humano. Ela mantém o vírus na saliva e o retransmite.

Após a ingestão de sangue infectado pela fêmea, ocorre o período de incubação. Após esse período, o mosquito é capaz de transmitir o vírus. Vale lembrar que não há transmissão pelo contato de um doente ou através de suas secreções com uma pessoa sadia, nem através de fontes de água ou alimento.

Aedes Aegypti

Dengue

“O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor de café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas”

Perigoso e pequeno, o mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor de café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito transmissor da dengue tem hábito diurno, por isso, é raro picar durante à noite. Mas pode acontecer. Portanto, as medidas de proteção devem ser usadas à noite também. Todo cuidado é pouco!

As fêmeas, responsáveis pela transmissão do vírus, necessitam de sangue humano como fonte de proteína para criar seus ovos, que são depositados nas superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. Mesmo após a água secar, os ovos não morrem e surgirão ao primeiro contato com a água. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença.
Segundo estudos, uma vez infectada, a fêmea transmitirá o vírus por toda a vida, havendo a possibilidade de pelo menos parte de suas descendentes já nascerem portadoras do vírus.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...