domingo, 24 de março de 2013

VERGONHA - Novo presidente da Câmara é investigado pelo MPF e exerce mandato há 42 anos

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que exerce o mandato há 42 anos, tendo conseguido 11 eleiçõees consecutivas, foi eleito nesta segunda-feira (4.2), com 271 votos, o novo presidente da Câmara dos Deputados. Alves derrotou os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Rose de Freitas, e Chico Alencar (Psol-RJ), que tiveram 165, 47 e 11 votos, respectivamente. Houve 3 votos brancos e 16 dos 513 parlamentares não votaram.
De acordo com o vice-líder da bancada do PSB na Câmara, deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), por pouco os parlamentares não conseguiram levar a decisão para o segundo turno. "Por apenas 23 votos não conseguimos levar a eleição para ser decidida em 2º turno. O companheiro Júlio Delgado foi um guerreiro e nós, deputados da bancada do PSB, continuaremos firmes no propósito de defender os interesses do povo brasileiro. Vamos cobrar as promessas de campanha do presidente eleito", ressaltou o parlamentar.
Alves chega ao poder após ser investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por repassar R$ 357 mil para duas empresas de aluguel de veículos. Em outra denúncia, a empresa de um então assessor do deputado recebeu recursos por meio das emendas parlamentares indicadas pelo próprio Henrique Alves. A sede da empresa era simples, vigiada por um bode, segundo o jornal Folha de SP.
Com a eleição do peemedebista, o partido volta ao comando da Câmara depois de dois anos (o último presidente da Câmara do PMDB foi Michel Temer, hoje vice-presidente da República) e pela primeira vez comanda conjuntamente o Senado, que elegeu Renan Calheiros (PMDB-AL) na última sexta.
A eleição de Henrique Eduardo Alves faz parte de um acordo feito entre PT e PMDB no início de 2011, segundo o qual os dois partidos fariam um rodízio na Presidência da Câmara, cabendo ao PMDB o segundo biênio.
Além de ser responsável pelo comando da Câmara e pela articulação entre o Legislativo e os demais poderes, o presidente da Casa é a terceira autoridade mais importante do país, também podendo ocupar a Presidência da República no afastamento do presidente e do vice.
Henrique Eduardo Alves chegou à Câmara quando tinha 22 anos de idade. Foi lançado na política por seu pai, o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves, falecido em 2006. Já foi presidente das comissões de Comunicação; de Constituição e Justiça e Cidadania; de Legislação Participativa; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Ele é líder da bancada do PMDB desde 2007.
Também foram eleitos todos os candidatos oficiais indicados pelos partidos ou blocos parlamentares:
Andre Vargas (PT-PR) - 1ª Vice-Presidência - 420 votos e 77 em branco;
Fábio Faria (PSD-RN) - 2ª Vice-Presidência - 251 votos, contra 231 votos de Júlio Cesar (PSD-PI) e 15 votos em branco;
Marcio Bittar (PSDB-AC) - 1ª Secretaria - 437 votos e 60 em branco;
Simão Sessim (PP-RJ) - 2ª Secretaria - 307 votos, contra 101 de Waldir Maranhão (PP-MA), 76 de Vilson Covatti (PP-RS) e 13 em branco;
Maurício Quintella Lessa (PR-AL) - 3ª Secretaria - 449 votos e 48 em branco;
Biffi (PT-MS) - 4ª Secretaria - 416 votos e 81 em branco.
Suplentes de secretário: Gonzaga Patriota (PSB-PE), com 426 votos; Wolney Queiroz (PDT-PE), com 417 votos; Vitor Penido (DEM-MG), com 402 votos; e Takayama (PSC-PR), com 375 votos.
Como cada parlamentar não precisa votar em todos os candidatos para suplência, houve um total de 368 votos em branco para esses postos. A ordem dos suplentes é definida pelo número de votos. (Com informações da Agência Câmara)

FONTE . http://olhar-direto.jusbrasil.com.br/politica/103932423/novo-presidente-da-camara-e-investigado-pelo-mpf-e-exerce-mandato-ha-42-anos

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...