quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Papa muda lei e conclave deve ser antecipado

O Vaticano anunciou ontem que o papa Bento 16 mudou as regras que regem o conclave. O papa concede a cardeais a chance de antecipar eleições. Novo líder precisa ter 2/3 dos votos.

No documento papal chamado de “Motu Proprio”, Bento 16 concede aos cardeais a possibilidade de adiantar as eleições do novo líder da Igreja Católica. O único requisito é que todos estejam em Roma. Com o texto, Joseph Ratzinger não muda a norma que estabelece o prazo de 15 a 20 dias para a organização das eleições após a saída do pontífice. “Mas deixo ao Colégio de Cardeais a competência de antecipar o início do conclave se consta que estão presentes todos os cardeais eleitores, como também a possibilidade de atrasá-lo por motivos graves”, diz o documento.

Segundo o vice-camerlengo Luigi Celata, Bento 16 decidiu também que para eleger um novo papa será necessário “pelo menos dois terços dos votos”. Mais cedo, Bento 16 recebeu os responsáveis pela comissão de investigação do VatiLeaks, os cardeais Julián Herranz, Josef Tomko e Salvatore de Giorgi, que entregaram suas conclusões sobre o escândalo. O Vaticano assegurou que o relatório permanecerá em sigilo e só será entregue ao futuro líder da Igreja.

“O santo padre decidiu que os fatos revelados pela investigação, que só ele conhece, somente serão conhecidos pelo novo pontífice”, assegurou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

especulações/ Nos últimos dias, surgiram especulações sobre a possibilidade de que os redatores do relatório se reunissem com os cardeais eleitores antes do conclave para informá-los sobre a situação do Vaticano. O relatório sobre o VatiLeaks — vazamento de documentos secretos do Vaticano — revela lutas de poder na Santa Sé.

Fonte: Diário de São Paulo

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...