quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ÁSIA/PAQUISTÃO - Três cristãos em meio aos mortos nos atentados no Belichistão

Quetta (Agência Fides) – Indignação, luto, terror e oração: estes são os sentimentos da pequena comunidade cristã da província de Quetta, logo após a onda de ataques terroristas que somente ontem, em Quetta, problemática província do Beluchistão, deixou 92 mortos e 155 feridos.

Segundo reivindicações do grupo terrorista Lashkar-e-Jhangvi, o alvo eram as comunidades de xiitas e o grupo étnico dos hazara.
Como informa à Agência Fides pe. Inayat Gill, OMI, pró-Vigário Apostólico de Quetta, dentre os mortos de Quetta havia três cristãos que se encontravam casualmente nas redondezas dos locais das explosões. Dois eram católicos, e pe. Maqsood Nazir, dos missionários Oblatos de Maria Imaculada (OMI), pároco da igreja do Sagrado Coração, no centro da cidade, celebra hoje seus funerais.


 Logo após uma explosão, o pároco foi ao local do atentado para levar sua ajuda e assistir seis feridos. Pe. Inayat Gill explica à Fides:
 “A situação é tensa, é difícil dar explicações para estes trágicos episódios. Os motivos são vários: ódio sectário e étnico, mas não só.
Existe a máfia que quer ocupar as terras e também reivindicações políticas: a certeza é que morrem muitos civis inocentes”.
“Como cristãos – acrescenta o pró-Vigário – somos uma pequena minoria, vivemos em risco, como os outros cidadãos muçulmanos, compartilhando seu destino e sua dor.

No total, na província de Quetta existem cerca de 70 mil cristãos, dos quais 35 mil católicos. Somos uma comunidade muito vulnerável e a mais pobre. Devemos ser muito prudentes.
 Não podemos nos expor e participar ativamente nem mesmo das celebrações de três dias de luto, proclamados hoje pelas autoridades, pois corremos o risco de ser alvo de extremistas: nos acusariam de ser aliados com uma facção, no conflito étnico.
Rezaremos por todas as vítimas inocentes em nossas igrejas, continuando a dar nosso testemunho de presença pacífica, silenciosa e próxima aos pobres”.
(PA) (Agência Fides 16/1/2013)

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...