terça-feira, 9 de abril de 2013

SANTIDADE EXCELENTE


Uma palavra que a gente vai escutar muito aqui, nós próximos dias, é a palavra Excelente’   por que o nosso alvo como Igreja, é viver a “excelência’’.
         Excelente: Alta qualidade de caráter...  que é muito bom’’
         Deus é um Deus excelente! em tudo o que faz nós vemos a Sua Excelência .
     Ele desenvolveu um plano excelente para nos resgatar do caos que se tornou a vida humana depois da queda do homem, mandando o seu próprio Filho para este mundo, que nos amou de maneira excelente, a ponto de morrer de amor por nós numa cruz...
         Ele teve uma vitória excelente sobre o diabo, quando ressurgiu da morte...
         Ele ascendeu ao céu de modo excelente..., e enviou o Seu Espírito Santo Excelente para nos transformar em filhos excelentes...  Igreja Excelente !
         E, uma Igreja Excelente se desenvolve a partir de uma “Santidade Excelente’’         esse é o tema da nossa meditação.
         Eu quero convidar você a abrir sua Bíblia na (1a. Carta de Paulo aos Tessalonicenses 5.23)  é um único versículo  vamos ler juntos?  “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo’’.
         O propósito de Jesus é que sejamos santificados em tudo  nosso espírito... nossa alma... nosso corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis
         Integridade no espírito... integridade na alma... integridade no corpo...
         Irrepreensibilidade no espírito... irrepreensibilidade na alma... irrepreensibilidade no corpo...
         Quando?
         “...na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo’’
         Quando  Ele vem? Não sei        nem você, então agente não pode ficar aí esperando que Ele venha pra daí então nos tornarmos íntegros e irrepreensíveis  Quando Ele vier, Ele terá de nos encontrar íntegros e irrepreensíveis !
         Irmãos, o  Espírito Santo está na Terra há dois mil anos, com um único propósito: Preparar a Noiva de Cristo para o encontro com o Noivo.
         O Espírito Santo é o agente do “Noivo’’ que está na Terra dando os retoques finais naNoiva’’  e quando o Noivo chegar (não tenha a menor dúvida) o Espírito Santo vai  entregar a Ele no altar uma Noiva perfeita aos seus olhos!
         Agora, eu pergunto: Você tem consciência de que você é essa Noiva?... você sabe que é de você que a Bíblia está falando?                  
         Deus chama essa integridade... a irrepreensibilidade... a perfeição... de Santidade.
Eu queria ver com você  lida com essa Santidade;   vamos voltar um pouco mais no tempo... vamos voltar aos dias de Moisés, quando tudo ainda estava no começo...
Todos nós sabemos que nos Céus de Deus... no Trono da Glória Celeste, está a manifestação plena da Santidade... do Poder... da Grandeza... da Majestade... de Deus, o Todo Poderoso, mas por alguma razão, Deus desejou que houvesse um lugar na Terra de onde a santidade... o poder...  a glória e a Sua Majestade  emanariam, e entrariam em contato com os homens... tocaria os homens, e eles então seriam santificados, e  provariam na Terra a realidade de um Deus Santo... um Deus poderoso!
 
Nós lemos então, em (Êxodo 25.8), Deus dizendo: “E me farão um santuário, para que Eu possa habitar no meio deles’’.
Deus reivindica um Santuário na Terra.
Ele ordena então, que construam um Tabernáculo, aonde seria colocada a “Arca da Aliança’’ da onde Deus se manifestaria.
É interessante como Deus sempre se preocupa em se fazer conhecer  ,  é por isso que cada vez que Ele quer revelar uma coisa importante para o homem, Ele usa uma “figura’’ ,  alguma coisa que o homem conheça
E, hoje aqui, eu quero lançar mão da figura do Tabernáculo’’ pra fazer você entender o sentido espiritual daquilo que Deus queria que vivêssemos em plenitude    a “Santidade Excelente’’, porque uma vez santificados por Deus, e praticantes dessa “Santidade Excelente’’, nós seremos parte dEle mesmo, por toda a eternidade.
 
No (c.31, de Êxodo) depois de ter dado a ordem a Moisés “de construir um santuário’’  Deus manda Moisés buscar alguém comhabilidade excelente’’ para realizar aquela obra tremenda  (preste atenção há um “princípio espiritual’’ aqui).
 
(Eu queria ter tempo aqui para discorrer sobre o fato de como Deus habilita pessoas com “dons excelentes’’, e como  Ele espera que executemos os nossos dons e talentos com excelência...) 
 
Eu estou dizendo isso, porque há muitas pessoas que dizem:     “ Para fazer a obra do Senhor basta ter um coração puro... uma boa alma... e ter unção’’    >   não basta !
 
Qual o princípio?  Você tem de fazer o seu trabalho com excelência e com unção:
(olha a “equação’’ do Reino de Deus)
 Santidade = pureza e unção + trabalho bem feito’’  
 você tem de desenvolver suas habilidades... crescer no dom... aperfeiçoar seus dons e talentos  e  buscar unção de Deus, por que a obra de Deus é Santa e sobrenatural    é exigido de nós excelência   
Não vá pensando que pra Jesus qualquer coisa serve...  não é assim 

     (Êxodo 31.1-6) nos mostra claramente isso: O SENHOR Deus disse a Moisés: - Eu escolhi Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá,  e o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato.
  Escolhi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de , para trabalhar com ele. Dei também capacidade a todos os homens habilidosos para fazerem todas as seguintes coisas que eu mandei:
 
ü     a Tenda da Minha Presença, a arca da aliança e a sua tampa, todos os objetos da Tenda
 
ü     a mesa com as suas vasilhas, o candelabro de ouro puro com todo o seu equipamento, o altar de queimar incenso,
 
ü     o altar de queimar as ofertas, junto com todo o seu equipamento, a pia com o seu suporte,
 
ü     as roupas de tecido fino, as roupas sagradas que os sacerdotes Arão e os seus filhos usarão quando servirem como sacerdotes,
 
ü                o azeite de ungir e o incenso cheiroso para o Lugar Santo.
 
Todas essas coisas deverão ser feitas exatamente como eu            ordenei’’.
Você percebe como Deus é exigente... como Ele espera a nossa excelência?        
Ele pode exigir isso, porque Ele nos capacita para isso.
O profeta Jeremias, expressou o coração de Deus quando disse (Jeremias 48.10): “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!’’
Vamos voltar para o (c.26 de Êxodo)      eu quero retomar o foco do nosso assunto que é a “Santidade’’, e chamar a atenção de vocês para as bases do tabernáculo, olhando pra essafigura’’, que nos revelará aspectos extraordinários da santidade que Deus espera  (15 em diante  acompanhem comigo, eu vou ler só as partes que nos importam aqui):
 “ Farás também de madeira de acácia as tábuas para o tabernáculo, as quais serão colocadas verticalmente.
 
(17) “Cada tábua terá dois encaixes, travados um com o outro; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo’’.
 
          (19) “Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas...’’
 
(29) “Cobrirás de ouro as tábuas...’’       Levantarás o tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte’’.
 
Então, nós vemos aqui, as bases do santuário:
ü     a mesma madeira
ü     o mesmo tamanho
ü     deveriam ser colocadas em pé
ü     deveriam ser colocadas lado a lado
ü     elas tinha de ser plantadas na prata
ü     a prata estaria ligada ao ouro, que cobriria depois todo o material.
Pense nesses elementos um bocadinho, e veja se você vê semelhança disso com a “Igreja de Jesus’’?
 
         Vamos traçar rapidamente um paralelo da “Arca do Santuário’’ com aIgreja de Jesus’’, que somos nós > vamos tomar esses elementos:
         1. Madeira de Acácia        
Quantos são marceneiros aqui? 
 Conhecem, ou já ouviram falar da Acácia?
Eu não sou entendido em madeira  (pra falar a verdade eu não entendo “patavina’’ de madeira), mas estudando eu descobri uma coisa:
Na península do Sinai, existe uma madeira  não é uma grande madeira  (na verdade é a pior madeira pra ser trabalhada... ela é dura... é resistente)  nem é uma árvore, propriamente dita         é um arbusto.
Ela é própria do deserto do Sinai... dá no deserto  ela é feia... horrível  cheia de tortuosidades         cheia de nós...  assim é a Acácia!
 
Parece uma ironia, não é irmãos?
 
Ao invés de Deus mandar buscar madeira nobre pra fazer o seu santuário (Cedro do Líbano  a grande árvore... ereta...) não!   
 
   Ele manda fazer tábuas de Acácia: a madeira torta do deserto... cheia de nós...  e  Bezalel, cheio do Espírito Santo e de sabedoria e habilidade começa a trabalhar essa madeira!
Porque Deus faz o seu Santuário de Acácia?
Por uma simples razão      Para mostrar que Ele é especialista em pegar as coisas tortas e endireita-las... especialista em pegar as coisas feias, e transforma-las em belas... especialista em desfazer os nós, e aplanálos...
Aqui está a figura de cada um de nós!
Foi exatamente isso que Ele fez com as nossas vidas  Ele toma o vil... o natural... o profano e transforma em santo...      Ele toma os estragos que satanás fez na humanidade e restaura à Sua perfeição!
Nós estamos num deserto... nós nascemos num deserto... somos próprios do deserto  fomos gerados na terra... brotamos da terra.
Nós somos cheios de tortuosidades (o pecado fez isso com o nosso caráter)  estamos cheios de nós  uns mais do que os outros, mas todos temos nós.
Então, Jesus se faz carne, Ele se tornou essa Acácia, e Ele um dia morreu como Acácia.
Ele se deixou cortar pela raiz, porque toda Acácia que queira se tornar “santuário’’ precisa ser cortada da sua raiz  de origem.
Este é o trabalho do Espírito Santo: Corta as Acácias  (porque qualquer um que se disponha a ser Santuário deverá perder o contato com a velha vida do deserto).
Quando nós viemos à Cristo Jesus      isto foi possível, porque o Espírito Santo passou o machado pela raiz... seccionou-nos da fonte do pecado...  isto foi um tremendo milagre!
Mas, deixa eu dizer uma coisa: Se isso foi a única coisa que aconteceu na nossa vida, nós estamos apenas caídos no deserto!
Ninguém foi salvo para esquentar bancos de Igrejas... para ser platéia assistindo os acontecimentos de Deus na história...  Ele nos separou com o propósito de sermos santuários!
Então a “Salvação’’ não é tudo.
Depois de ser cortado, a obra continua:  de repente, descobrimos que a nossa alma está cheia de nós... que a nossa personalidade está torta demais...
É quando Deus convoca os Bezalels’’...   Ele separa para Si, homens e mulheres, a quem Ele capacita com dons e habilidades, e os enchem do Seu Espírito... da Sua Unção e lhes dá a tremenda tarefa de recolher e trabalhar todas as Acácias que morreram.
São mensageiros que estão calçados com “... a preparação do Evangelho da Paz”  que usam “...o capacete da Salvação’’ e que trazem nas mãos a “Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus’’,  eles percorrem a Terra marcando as Acácias que se dispuseram a morrer, e agora ele vão trabalhar: todos os galhos terão de ser podados... todos os nós terão de ser arrancados... todas as tortuosidades terão de ser eliminadas... aplanadas 
Quantas vezes nós dizemos: “Eu morri...’’, mas na hora em que osBezalels’’ (que são os pastores... os líderes... que o Espírito Santo unge pra essa tarefa), começam a cortar os nós  (aqueles nós feios)      quando eles colocam os discípulos na gargadeira.. na desempenadeira...  (já viu aquilo?)  alguns gemem... protestam... reclamam...       mas tem de ser assim > se já morreu, então deixa completar a obra.
Sabe porque querido?
Porque o ouro não pode ser colocado até que a Acácia se transforme em tábua plana... que possa receber sobre si, “ouro divino”.
Esse é o processo da crucificação da nossa carne.
A outra coisa é que:
2. No Santuário todas as tábuas estão iguais:
ü     o mesmo tamanho
ü     deveriam ser colocadas em pé
ü     deveriam ser colocadas lado a lado
Todas iguais.
As que tinham 500 nós... as que tinham 100 ou 1000 nós .
 todas deveriam estar igualmente colocadas em pé, e deveriam ser colocadas uma do lado da outra.
 Que imagem linda nós temos aqui, representando a “Unidade do Corpo de Cristo’’! 
 nenhuma é mais alta do que a outra... nenhuma é mais grossa, ou mais fina     , todas se encaixam perfeitamente formando o santuário .
 É a fotografia daIgreja Excelente’’!  e no meio do Santuário, a Glória de Deus habita!
Esse é o trabalho que quebra o orgulho... que quebra a vaidade, dentro da Igreja.
Na “Igreja Excelente’’ ninguém se julga melhor do que o outro. As vezes você olha para você e pensa: “Bom eu só tenho 2 nós, aquele irmão tem 20... aquele outro tem 100..”  mas quem tira os seus nós é o mesmo Espírito que tirou, e tirará o dos outros  e quando o ouro for jogado em cima, ninguém saberá que um dia houve 1 nó sequer na vida de alguém  Aleluia!   todos trabalhados pela graça de Deus! 
    
Igreja, Deus olha para nós, na medida que Ele nos vê em pé... lado a lado... ombro a ombro... todos trabalhando com interatividade visando um único fim comum  “A Transformação de vidas em apaixonados seguidores de Cristo’’  um completando o outro na formação do grande santuário...      Deus vai derramando “Ouro Divino’’  a Sua glória em nosso caráter...
O que você diz disso?
E, finalmente se diz, que:
3. As tábuas estão plantadas na prata, e a prata está ligada ao ouro, que cobriria depois todo o material.
Que revelação temos aqui?
Teologicamente a Prata diz respeito a nossa Redenção. E a Prata está plantada no Ouro, porque o Ouro é Jesus      foi Ele quem pagou o preço da nossa redenção.
Nós desejamos ardentemente ver sobre nós intensamente a Glória de Deus... todos nós aqui desejamos a “Santidade Excelente” > ninguém aqui deseja outra coisa, ou duvida dessa possibilidade > a questão é: quanto tempo ainda vai durar para vermos uma maior intensidade disso no nosso meio?
Isso não depende de Jesus  depende da minha disposição em me deixar tratar, a ponto da minha vida estar adequada par o santuário...     quanto mais nos submetermos às mãos dos “artífices” colocados por Deus para nos moldar  (dos pastores... dos líderes... daqueles que nos guiam... daqueles que nos discipulam...)  mais de pressa as marcas das Mãos de Deus trazendo o Ouro sobre nós, serão vistas em nosso caráter >  tornando-nos
inquestionavelmente santos e excelente!
Hoje você é convidado a dizer corajosamente:
 “Espírito Santo, tira cada tortuosidade da minha vida... se for preciso usar a gargadeira... a desempenadeira... usa a desempenadeira, mas que eu endireite , eu quero ser um tábua em pé, e perfeita no teu santuário’’
Não tenha medo do Espírito de Deus, nem medo daqueles homens e mulheres que Ele levanta para trabalhar a sua vida .
 Ele não quer tirar nada da sua vida que valha a pena  Ele só quer tirar da sua vida aquilo que enfeia a sua vida .
 Ele só vai eliminar da sua vida aquilo que é torto... não tenha medo!
Se você quer passar por esse tratamento de Deus, diga:
 “Senhor ainda que a minha carne gema, o meu coração se submete , Eu sei que Tu me amas... Eu sei que és Sábio... eu sei que o Teu propósito é divino e eterno > eu me submeto à tua correção... eu me submeto à Tua disciplina... eu me desfaço das minhas tortuosidades... eu me desfaço das minhas asperezas... daqueles hábitos e pensamentos que fazem parte da minha vida, mas que são impedimento para a Tua obra, na minha vida e através da minha vida...
Eu vou confiar na Tua graça e misericórdia
VIA  GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...