segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

INVEJA - PORQUE PESSOAS INVEJAM OUTRAS EM VEZ DE PROCURAR FAZER O MELHOR ?


A inveja e a maldade caminham
lado a lado; pois a pessoa que
sofre desse mal não se dá por
satisfeita enquanto não consegue
prejudicar quem está progredindo
Texto Áureo
    O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos  (Pr 14:30).

Verdade Prática
    O cristão verdadeiro não se deixa levar pela inveja[1] e não age com maldade.

Leitura Bíblica em Classe
    1ª João 2:9-15 - Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 10Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. 11Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 12Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. 13Pais, 
escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.14Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 15Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.  

Esse sentimento maléfico
destrói a pessoa por dentro,
fazendo transparecer por
fora sua personalidade
maligna; não há como se
esconder por muito tempo:
a qualquer momento, o
invejoso não se aguenta e
acaba se revelando com
suas atitudes
Introdução

  •          A inveja, quase que inevitavelmente, gera a maldade: esse tipo de sentimento jamais deveria existir na vida de um crente.
  •          Tudo o que prejudica o próximo ou a si próprio afasta o homem de Deus; aonde existe atitudes malignas, o Espírito Santo não habita.
  •          Não é muito fácil identificar um invejoso porque nem sempre ele demonstra ter inveja, mas através de alguns mínimos detalhes é possível perceber os sintomas dessa terrível “doença”, pois um invejoso costuma agir das seguintes maneiras:
a)      Fala com falsidade: só é teu amigo na tua frente;
b)      Elogia exageradamente: tenta disfarçar para não transparecer o que ele fala de você pelas costas;
c)       Faz duras críticas sem provas: não importa se está certo ou errado, ele quer te derrubar;
d)      Imita as suas atitudes: não tem identidade própria;
e)      Faz várias tentativas de te fazer desistir: raramente te incentiva a realizar os seus sonhos, quase sempre te aconselha a não se arriscar;
f)       Coloca defeito em tudo: a frustração de não conseguir ser igual, não lhe permite admitir a tua superioridade;
g)      Acha que as coisas dele são sempre melhores: possui um terrível sentimento de orgulho que o faz valorizar apenas o que pertence a ele;
h)      Se diz melhor em tudo: ele nunca assume seus erros, mas enxerga falhas nos outros até onde elas não existem;
i)        Adora dar conselhos: fala muito e ouve pouco. Não sabe nada, mas quer sempre dar a sua opinião sobre tudo;
j)        Se afasta repentinamente: quando não te supera e nem te derruba, faz o favor de deixar de ser teu “amigo”.

  •          Há crentes tão imaturos que invejam até o ímpio em suas maldades, sendo que nosso único desejo deve estar nas coisas que edificam [Pr 23:17 - Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, sê no temor do Senhor todo o dia.].

A inveja foi o que derrubou
Satanás e os seus anjos; e é
esse sentimento que ele usa
para derrubar aqueles que
- de forma consciente ou
não - o seguem fazendo a
sua vontade
I – A inveja no princípio do mundo
1. Inveja, um sentimento maléfico

  •          O significado da palavra inveja também pode ser definido como cobiça; cobiçar é desejar algo a ponto de poder chegar até mesmo a cometer atos indevidos para consegui-lo.
  •          Quem tem esse sentimento reflete a personalidade de Satanás, pois conforme vemos em Isaías 14:12-20, ele desejou ser semelhante a Deus;
  •          De acordo com o que está escrito em Gênesis 3:1-5, foi exatamente isso que ele fez com: a induziu a desejar ser igual a Deus, levando-a a comer o fruto da árvore do conhecimento.
  •          O sentimento de inveja é sinal de carnalidade; crentes espirituais se alegram e não se entristecem com o sucesso alheio [1ª Co 3:3 - porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?].

2. Maldade, uma ação maligna

  •          Pessoas más são capazes de praticar qualquer tipo de crueldade em nome de sua ganância.
  •          Conforme aprendemos em Provérbios 11:20, a maldade é abominação ao Senhor.
  •          Há vários exemplos na Bíblia de como a maldade foi punida com a morte; esse foi o caso do rei Saul, dos filhos de Eli, de Hamã[2], da rainha Jezabel[3], de Judas, de Ananias e Safira e de muitos outros.
  •          A inveja é tão terrível que pode ser comparada com as piores maldades [Pr 27:4 - Cruel é o furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja?].

Os sentimentos de um
"derrotado" podem por
a perder a realização de
projetos de uma equipe
inteira; por isso, temos
que ser sempre vigilantes
e estar espiritualmente
prontos para não cairmos
em ciladas diabólicas
3. A inveja leva à maldade

  •          O invejoso é uma pessoa infeliz que em vez de simplesmente lutar pela sua felicidade, perde seu tempo e sua paz tentando provocar a infelicidade dos outros porque não suporta se sentir inferior.
  •          Quase sempre, os atos de maldade são causados pelo maldito sentimento de inveja.
  •          A inveja levou Caim a matar Abel, os irmão de José a venderem-no como escravo, os sacerdotes a planejarem a prisão e a morte de Jesus e, até hoje, atua no meio da Igreja matando - ou tentando matar - a fé do povo de Deus.
  •          Esse tipo de sentimento pode levar a pessoa à total destruição; para escapar de suas consequências devemos sempre fazer o bem, pois essa é a vontade de Deus para continuar nos abençoando mais e mais [Sl 37:1-3 - Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. 2Porque cedo serão ceifados como a erva e murcharão como a verdura. 3Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.].

A inveja desperta a cobiça que
provoca a maldade que leva à
destruição; e essa destruição
sempre acaba sendo muito mais
prejudicial a quem a comete do
que à sua própria vítima
II – A inveja e sua consequência
1. Na vida de Caim

  •          Caim não tinha motivos para matar Abel, ele simplesmente o invejou pelo seu sacrifício ter alcançado graça aos olhos de Deus;
  •          Para fazer inimigos não precisamos dar motivos, basta sermos fiéis cumprindo a vontade do Senhor que sempre haverão críticos insatisfeitos tentando nos derrubar;
  •          Se em vez de olhar para o sacrifício bem sucedido de seu irmão, ele tivesse se preocupado com a sua própria adoração ao Senhor, não teria se tornado um assassino e sofrido as consequências que lhe sobrevieram em decorrência disso;
  •          Há muitos crentes que sofrem porque deixam de olhar para Jesus e passam a desperdiçar seu tempo se preocupando com o que seu irmão está fazendo.
  •          Caim era o primogênito, talvez isso o fizesse achar que merecia mais reconhecimento do que Abel; mas para o Senhor não existem preferidos, Ele procura verdadeiros adoradores;
  •          Em Gênesis 4:7, vemos que Deus alertou Caim sobre o perigo do instinto pecaminoso que crescia em seu coração por ter se sentido rejeitado; mas a ira em seu coração era tão grande que ele não deu ouvidos à orientação divina que lhe recomendou que fizesse o bem.
  •          Os atos de maldade provocados pela cobiça - a qual é decorrente da inveja -, transformam a pessoa em vítima de suas próprias ciladas levando-a à condenação [Pr 1:18,19 - E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e a sua própria vida espreitam. 19Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem.].

A maldade dos irmãos de José
causaram um imenso sofrimento
ao seu pai, mas nem isso os
sensibilizou a dizer a verdade;
pessoas movidas pela inveja
estão com o coração tão
apodrecido pelo pecado que não
conseguem mais sentir nem
mesmo a dor daqueles que os
amam
2. Na vida dos irmãos de José

  •          Jacó era um homem idoso que amava José, seu filho caçula, de uma forma especial; a Bíblia não relata, mas imaginamos que esse jovem tivesse algo diferente em seu comportamento que o fizesse merecer uma atenção especial de seu pai;
  •          Como filho de Deus, você quer ter uma atenção especial? Então seja diferente e adore-o de uma forma especial!
  •          Esse “tratamento vip” que ele recebia certamente incomodava seus irmãos, mas assim como Caim, em vez de melhorarem suas atitudes, se deixaram corroer pelo maligno espírito da inveja e procuraram um meio de destruí-lo.
  •          Complicando mais ainda a situação, Jacó deu a ele uma túnica[4]colorida que o diferenciava dos demais e, como se não bastasse, talvez ingenuamente, José lhes contou dois sonhos que o exaltavam perante eles;
  •          No que se refere a conflitos familiares, aprendemos duas coisas importantes aqui: não tratar os filhos com diferença e jamais dizer algo que possa fazer nossos entes queridos se sentirem inferiores, pois aqueles que não tiverem estrutura espiritual se deixarão levar por sentimentos diabólicos; mas não nos esqueçamos também que o que aconteceu nesse caso estava dentro dos propósitos divinos, assim também como pode acontecer conosco.
  •          Dominados pela fúria causada pela inveja, pretendiam matá-lo, mas decidiram vendê-lo como escravo ao Egito; mas foi lá que o Senhor o exaltou colocando-o como governador dessa nação, preparando-o para salvar o povo, inclusive sua família e seus irmão que o odiavam, durante um longo período de fome. Nesse caso, a inveja foi vencida pelo amor, a misericórdia e o perdão.
  •          Os que não se arrependerem das maldades praticadas pela inveja terão um triste fim, porque, apesar de sua grande misericórdia, Deus é justo e permite que o mal se volte contra aquele que o praticou [Pr 5:22,23 - Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e, com as cordas do seu pecado, será detido. 23Ele morrerá, porque sem correção andou, e, pelo excesso da sua loucura, andará errado.].

Mínimos detalhes têm provocado
grandes quedas espirituais; mas a
raiz do problema não está no ato da
inveja propriamente, mas sim bem
antes dela acontecer, quando a
pessoa não adquiriu o costume de
orar, meditar, vigiar, se consagrar e
aprender a amar
3. Na vida do crente

  •          A inveja é um pecado que mata espiritualmente, pois ela provoca a fúria levando sua vítima a cometer outros atos pecaminosos que a fazem afundar cada vez mais no lamaçal da perdição.
  •          Conforme aprendemos em Romanos 12:15, devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram: isso é amor; mas, uma pessoa dominada pela inveja não consegue amar, porque o amor provém de Deus e em seu doente coração habita o maligno.
  •          Vergonhosamente, disputas ministeriais são constantes em nosso meio: há uma grande concorrência para ver quem canta, rege, prega, ensina, sabe, evangeliza, ora e até se consagra mais ou melhor; e, diante disso, esses “maratonistas espirituais” se esquecem que o chamado e o dom são de Deus e que o lugar que Ele nos deu ninguém pode tomar, basta trabalharmos com zelo!
  •          Os que não entendem isso vivem frustrados e amargurados e não percebem que além de estarem prejudicando a si próprios, ainda estão dando ponto para Satanás.
  •          No coração do cristão que ama não há espaço para a inveja, a cobiça ou a maldade; se algum desses sentimento floresce dentro de ti, tome cuidado, pois está faltando o amor de Deus em teu interior [1ª Co 13:4,5 - A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade[5], não se ensoberbece, 5não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;]?

O maior erro de muitas famílias é o
fato de procurarem ajuda
espiritual apenas depois que os
problemas acontecem; os cristãos
precisam entender que o seu lar
deve ser habitado não somente por
pessoas, mas também pelo Espírito
Santo de Deus
III – A destruição advinda da maldade
1. No âmbito[6] familiar

  •          Muitas famílias estão hoje desagregadas pela inveja: são irmãos, pais e filhos que não se falam há anos, ou que, apesar de viverem juntos, mas não têm paz e harmonia dentro da própria casa; e o pior disso tudo é que quando morre um de seus membros, para quem fica, o que resta é a dor do remorso por não ter perdido perdão a tempo.
  •          Um lar dividido não consegue prevalecer; essa é a razão pela qual muitas famílias estão desmoronando e se destruindo aos poucos.
  •          A família cristã deve ser exemplo para os ímpios a sua volta, que moral teremos para evangelizar ou aconselhar famílias desestruturadas se o nosso próprio lar for um verdadeiro campo de batalhas aonde todos se confrontam por se julgarem, ou quererem ser, uns melhores do que os outros?
  •          Zelar pela família é uma obrigação daqueles que professam a fé em Cristo; dizer que serve ao Senhor e não honrar aqueles que têm o seu próprio sangue é um pecado que o torna pior do que ímpios [1ª Tm 5:8 -Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.].

Os invejosos sempre se preocupam
mais com o sucesso alheio do
que com o seu próprio fracasso;
mesmo em questões materiais,
essas pragas precisam ser
combatidas espiritualmente
2. No trabalho

  •          O local de trabalho é um dos ambientes mais propícios para a manifestação dos invejosos de plantão; se lidar com alguns crentes na igreja já não é uma tarefa fácil, imagine então em lugares aonde ninguém conhece - ou não faz questão de respeitar - os mandamentos bíblicos ou mesmo as regras de ética para o convívio humano.
  •          Profissionalmente, a inveja é uma prova de incompetência e incapacidade, pois quem se garante naquilo que faz não se preocupa com o crescimento do seu próximo.
  •          A ganância pelo crescimento transforma pessoas honestas em criminosas e também crentes em pecadores; devemos cuidar para não vendermos nossa alma em troca de status e promoções que nada mais renderão do que algumas amizades falsas e uns trocados a mais no pagamento.
  •          Nossas atividades seculares devem ser suficientes apenas para satisfazerem nossas provisões; o que tem tirado muitas pessoas da presença do Senhor é o desejo de obter cada vez mais além daquilo que realmente necessita [Ec 6:7 - Todo trabalho do homem é para a sua boca, e, contudo, nunca se satisfaz a sua cobiça.].

Os crentes contenciosos - normalmente
chamados de contendeiros - são
aqueles cujo seu prazer não está no
crescimento da Obra de Deus, mas sim
no seu próprio bem-estar; para
combater esse tipo de inimigo, o
Senhor nos deu duas armas: Bíblia na
mão e joelho no chão!
3. Na igreja

  •          Muitos púlpitos têm se tornado palco de confrontos entre pregadores e cantores que colocam Jesus em segundo plano e trabalham para obter a honra e exaltar a glória de si próprios.
  •          Esse tipo de inveja provoca escândalos que dificultam a pregação do Evangelho, mas os falsos crentes sempre acabam sendo desmascarados por aquEle que tudo sabe e não consente com a injustiça.
  •          As perseguições que enfrentamos entre os nossos próprios irmãos podem ser amargas, mas ainda não se podem comparar às perseguições enfrentadas por muitos que entregaram - e ainda entregam - sua vida por amor a Cristo; por isso, não murmure, mas enfrente cada situação com paciência, amor e carinho, sabendo que os seus problemas são a forma que Deus escolheu para te exaltar.
  •          O segredo do sucesso ministerial não está na briga por cargos, mas sim na busca espiritual com sinceridade e amor pelas almas que necessitam ser resgatadas [Tg 4:2 - Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.].

A mente maligna de um invejoso
só é capaz de maquinar o mal;
mas nem por isso temos o direito
de odiá-lo, pois ele não é feliz com
isso e precisa de ajuda! Ame o
invejoso, porque, por mais que ele
te odeie, no fundo, ele está é
implorando por sua ajuda!
Conclusão

  •          Crentes verdadeiramente edificados pelo Espírito Santo têmmaturidade[7] suficiente para não se deixarem levar por levianos sentimentos malignos como a inveja.
  •          Uma das causas da inveja é quando o crente deixa de olhar para o Senhor Jesus Cristo e passa a olhar para o homem e tudo o que está a sua volta.
  •          Olhar para Cristo significa entender o seu chamado e se dispor a cumprir a vontade daquEle que o chamou, tendo a plena confiança de que o que foi entregue a você ninguém pode tirar, e que aquilo que pertence a seu irmão deve ser encarado como motivo de glorificar a Deus e não de alimentar sentimentos que exaltam os instintos de maldade colocados por Satanás.
  •          O amor é o resumo de toda a nossa obrigação perante Deus, mas, carnalmente, somos constantemente tentados a descumprir esse mandamento; por isso, devemos, a cada momento, examinar a nós mesmos, vigiando para que nunca deixemos de andar em Espírito, ou seja: de agir de acordo com a vontade do Pai [Gl 5:14-17 - Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 15Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. 16Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. 17Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.].
VIA  GRITOS  DE ALERTA  /  INF. http://ebvirtual.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...