sábado, 24 de novembro de 2012

APÓSTATAS



Como é que uma pessoa deve precaver-se contra a possibilidade de entrar em apostasia? A carnalidade é o terreno onde a apostasia cresce. Se a nossa vida não for controlada pelo Espírito Santo, estamos inevitàvelmente a ser controlados pela carne (a velha natureza humana) e seremos Cristãos marginais. A estagnação espiritual instala-se em nós, porque a carne não crucificada bloqueia qualquer forma de crescimento: “Porque a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito contra a carne; e estes são contrários um ao outro, de forma que nós não fazemos as coisas que desejamos” (Galatas 5:17).
Os galatas eram uma congregação que tinha começado bem, mas que subsequentemente apostatou para um estado de carnalidade, em  que confiavam na carne (Galatas 3:1-3). Os coríntios tinham caido em situação semelhante (1 Coríntios 3:1-3). A solução para este problema é muito clara: “Caminhai no Espírito e não cumprireis o desejo da carne” (Galatas 5:16).
Porque é que é tão perigoso para o apóstata viver sob o domínio da carne? “Se  tu viveres de acordo com a carne, morrerás; mas, se pelo Espírito condenares os atos do corpo, viverás” (Romanos 8:13). A Bíblia Ampliada diz: “Se viverdes de acordo com os ditames da carne, certamente morrereis. Mas se pelo poder do Espírito Santo habitualmente mortificardes os maus atos sugeridos pelo corpo, vivereis genuina e realmente para sempre”. Há apenas uma vida digna de ser vivida, que é a vida de crescente santidade dirigida pelo Espírito. Tal vida exige o abandono da velha natureza, que tem por fim rebaixar-nos ao nível do nosso passado pecador.
“Isto Eu digo portanto, e testemunho no Senhor… no que respeita à vossa antiga conduta, que vos livreis do homem antigo, que cresce corrupto de acordo com  os desejos enganadores, que sejais renovados no espírito da vossa mente, e que vestais o novo homem, que foi criado de acordo com Deus em retidão e verdadeira santidade” (Efésios 4:217,22-24; também Romanos 12:1-2).
Os Cristãos que se não negarem a si mesmos (a velha natureza) e não carregarem a sua cruz, pela qual o mundo foi para eles crucificado, e eles para o mundo, não podem ser verdadeiros discípulos do Senhor Jesus (Lucas 14:27; Galatas 6:14). Por causa da sua falta de dedicação, tais crentes são candidatos à apostasia. Cuidai daquelas coisas que estão a causar problemas nas vossas vidas: Abandonai-as, adotando ao mesmo tempo mais completamente a nova vida em Cristo Jesus (Colossenses 3:1-17).
Servi o Senhor com todo o coração, e nunca olheis ou volteis atrás depois de terdes posto a mão na charrua (Lucas 9:62).  Estai sempre atentos contra a decepção espiritual. Este foi o primeiro aviso do Senhor Jesus ao falar no Monte das Oliveiras: “Atentai que ninguém vos engane” (Mateus 24:4).
Nós somos muitas vezes avisados que, no fim dos tempos, a decepção espiritual será a causa de apostasia em larga escala entre crentes. Muitas igrejas e indivíduos vão ser influenciados e até completamente dominados por um espírito de decepção, iniciado pelo diabo como “anjo da luz”, que  vai pretender ser um mensageiro de Deus para dar a grupos Cristãos novas ideias, uma visão do domínio do mundo, e sinais e maravilhas poderosas (Mateus 24:24; 2 Coríntios 11:3-4, 13-15; 2 Tessalonicenses 2:3,9-10; 1 Timóteo 4:1; 2 Timóteo 4:3-4).

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...