segunda-feira, 15 de outubro de 2012

QUANDO ERRAMOS .

“Não bombardeiem de críticas às pessoas quando elas cometem um erro, a menos que queiram receber o mesmo tratamento. Não pisem nos que estão por baixo, a situação pode se inverter. Tratem todos com bondade, e a vida será muito melhor. Entreguem a vida! Vocês a receberão de volta, e não só isso, o retorno será cheio de recompensa e de bênçãos. Dar é o caminho, não ganhar. Generosidade produz generosidade” (Lc 6:37-38).


Quero nesta reflexão falar sobre a atitude que devemos ter diante do erro.
 
 
Todos nós somos passíveis de erros, e Deus nos ensina que devemos ter uma atitude de aceitação e não reprovação.
 
Quando erramos naturalmente nos sentimos envergonhados e cheios de culpa, e com toda certeza não precisamos que ninguém venha colocar sobre nós um peso além do que já existe.
 
É natural falarmos além do que devíamos, mas não é essa atitude que Deus deseja que tenhamos.
 Portanto, diante do erro alheio pense muito antes de criticar, julgar e condenar, porque a palavra diz que receberemos o mesmo tratamento que damos aos outros.
Não devemos pisar nos que estão por baixo, pois essa não é nossa função. Temos que servir de suporte para que o outro possa se levantar.
 
Não somos melhores do que ninguém, pois todos nós pecamos e a diferença está no fato de entendermos e aceitarmos essa condição para que diante do erro possamos agir com humildade e amor.
 
 O texto acima diz que devemos agir com bondade porque a situação pode se inverter.
E se a situação se inverter receberemos o mesmo tratamento que demos ao nosso próximo. Além de agirmos com bondade, devemos dar vida ao nosso próximo.
 E ao ler o texto questionei o que seria dar a vida.
 Entendi que quando damos o nosso melhor ao próximo após seu erro, estamos na realidade levando ele para Jesus. Jesus disse:
 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). Nossa atitude deve levar nosso próximo a Jesus, pois somente assim receberemos a vida quando errarmos.
 A mudança, a cura e tudo que precisamos após uma escolha errada, nós só alcançamos em Jesus.
Por isso, é necessário levarmos nosso próximo a Ele, para que Jesus faça o milagre necessário.
O texto diz que além de recebermos a vida teremos recompensas e bênçãos. Deus se agrada de todos que agem com o amor genuíno.
Somos chamados para agirmos com misericórdia e graça, porque é assim que Deus age conosco. Tenho experimentado esse tipo de comportamento.
 Meus amigos e conselheiros agem pautados no que este texto diz.
Eles me dão vida, são bondosos e generosos diante dos meus erros. Acredito que tenho aprendido muito, e meu desejo é seguir o exemplo que eles têm me dado.
O texto nos ensina a sermos misericordiosos, bondosos e generosos, e principalmente nos alerta que vamos receber aquilo que damos.
Portanto, é necessário meditarmos nesse texto e analisar qual comportamento temos tido diante do erro cometido por nosso próximo, para que possamos mudar nossa conduta e torná-la aceitável diante de Deus.
 
Diante de fatos que cometemos , que causam dor nas pessoas , primeiro devemos pedir perdão e depois começar uma nova carreira.
QUE DEUS NOS PERDOE PELAS FALHAS E NOS ENSINE A NÃO MAIS FICAR FALANDO MAL DOS ERROS DOS OUTROS ,POIS SOMOS FALHOS TAMBÉM .
 
 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...