quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Haddad critica envolvimento das igrejas em campanha

Candidato do PT fez campanha no Jardim Ângela, na Zona Sul.
Líderes evangélicos fizeram críticas a Haddad nesta última semana.


haddad (Foto: Letícia Macedo/G1)Haddad percorreu ruas do Jardim Ângela em
carreata (Foto: Letícia Macedo/G1)
O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, criticou o que chamou de “instrumentalização das igrejas” durante a campanha eleitoral, nesta quinta-feira (4), no Jardim Ângela, na Zona Sul da capital. Nos últimos dias, Haddad foi alvo de críticas da parte das igrejas evangélicas Universal do Reino de Deus e Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
Nesta quarta-feira (3), o bispo Edir Macedo, da Universal, publicou em seu blog um texto, em formato de carta com título “Desabafo da Revolta”. A mensagem lista cinco motivos para não votar em Haddad e cinco para votar em Celso Russomanno (PRB). O presidente do PRB e atual coordenador da campanha de Russomanno, Marcos Pereira, é pastor licenciado da Igreja Universal. Na segunda-feira (1º), o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, anunciou o apoio a José Serra (PSDB) e alegou ser contra a presença do “autor do kit gay” no segundo turno.
“Penso que é um equívoco que as igrejas sejam instrumentalizadas a favor de um partido e menos ainda em favor de um candidato”, afirmou antes de sair em carreata pelas ruas da Zona Sul. “Acho que igreja é igreja e política é política. Misturar as duas coisas, onde isso aconteceu, não deu certo. Pode pegar qualquer lugar do mundo. Onde a religião e a política se confundem traz um sentimento ruim para a população, cresce a intolerância, crescem os conflitos desnecessariamente”, continuou.
Para Haddad, o Estado tem que “defender a liberdade religiosa e combater a intolerância religiosa”. “Quando começam esses ingredientes, autoridades eclesiásticas se envolvendo dessa maneira, eu penso que nós podemos vir a lamentar, porque não vai ser bom para a democracia.”  Ainda na quarta-feira, o candidato disse que enviaria uma resposta para ser publicada no blog de Edir Macedo. Até essa manhã, a carta não havia sido enviada, segundo o candidato do PT.
Segundo turnoUm dia depois em que pesquisa do Datafolha o coloca em terceiro lugar, atrás de Russomanno e José Serra, Haddad disse estar “confiante” de que estará no segundo turno.
“O PT é um partido de chegada. Nós vamos crescer na reta final. Estou confiante que nós vamos [para o segundo turno], porque a periferia está respondendo, os bairros estão respondendo”, declarou.
Questionado se Gabriel Chalita (PMDB) seria uma “pedra no sapato” por receber, segundo as pesquisas, votos de Russomanno que poderiam ajudá-lo a chegar ao segundo turno, Haddad negou. “De jeito nenhum. Tem um pessoal que está deixando o Russomanno e não aceita o Serra. Ele captura uma parte importante desses votos”, afirmou.
O candidato, no entanto, preferiu não antecipar quais serão os candidatos com quem ele poderá eventualmente buscar apoio caso vá para o segundo turno. “Eu não estou fazendo esse tipo de cálculo ainda. Meu desejo é reproduzir o arco de alianças que nós temos no plano federal, porque é um governo que tem 80% de aprovação. Gostaria de ter esse conjunto de atores apoiando nossa candidatura no segundo turno para trazer para São Paulo o êxito da administração federal.”
Propostas
Durante a visita ao Jardim Ângela, o candidato lembrou suas propostas para a Zona Sul. Na área de transporte, ele pretende intensificar o diálogo com o governo do estado para trazer o Metrô ao bairro com recursos da Prefeitura e duplicar vias importantes como M'Boi Mirim, Belmira Marinho, Estrada do Alvarenga, além de estender a Avenida Carlos Caldeira. O objetivo seria a construção de corredores de ônibus mais confortáveis.
Na área de saúde, Haddad afirmou que irá construir um hospital em Parelheiros. Ele ainda prometeu a criação de um centro cultural e de creches.

MensalãoEle também preferiu não comentar a coincidência do julgamento de líderes do PT, como José Dirceu e José Genoíno, no caso do mensalão acontecer na semana anterior às eleições municipais. “Se eu disser que estou acompanhando, eu estou mentindo. Não estou tendo tempo nem para respirar.”

G1/GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...