segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DEVEMOS RESTAURAR A CIDADE DE DEUS .

“As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quisleu, no vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão” (Ne 1:1-10).
Quero falar nesta reflexão sobre a restauração de Jerusalém. Estarei usando vários textos do livro de Neemias. Mas, primeiramente vou contar um pouco da realidade em que ele vivia. Jerusalém estava toda destruída, com os muros cheios de brechas e os portões em cinzas. O povo de Israel havia passado setenta anos no cativeiro babilônico, e a cidade estava devastada e não havia muitos moradores. Neemias se levantou para restaurar Jerusalém, mesmo sabendo que a situação era de total destruição. Portanto, quero que você olhe para sua vida neste momento e avalie sua situação. Não sei qual a realidade que você está vivendo, mas posso dizer com toda certeza que Deus pode restaurar Jerusalém, e esta não é mais uma cidade, mas sua vida e de toda sua casa. O primeiro ponto a ser destacado foi à atitude de Neemias em relação à notícia que recebeu sobre seu povo. O texto diz: “E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.Neemias se entristeceu amargamente e chorou durante vários dias. Ele clamou a Deus pelos pecados de seu povo, por seus próprios e de sua família. Portanto, essa deve ser a nossa atitude diante da realidade que estamos vivendo. Devemos chorar, clamar a Deus e reconhecer nossos pecados e de toda nossa casa. Em segundo lugar destaco o nossa sinceridade com Deus. O texto diz: “Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando à cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo? E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus, e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique” (Ne 2:1-5). Esse texto nos revela que temos que chegar diante de Deus com sinceridade e dizer a Ele o que precisamos. Deus nos pergunta: Que me pedes agora? Deus sabe do que precisamos, mas é necessário dizermos por que somente assim iremos nos relacionar com Ele. Deus te pergunta neste dia: O queres que eu te faça? Ele se importa e quer mudar sua realidade. O terceiro ponto nos ensina a encarar a realidade que estamos vivendo. O texto diz: “Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio” (Ne 2:17). Essa atitude de Neemias nos ensina a encarar a realidade que estamos vivendo com sinceridade. Não adianta fugirmos e muito menos negarmos, pois para que Jerusalém seja restaurada é necessário admitirmos como nossas vidas estão. Não há mudança sem sinceridade. Temos que ser sinceros conosco e com Deus. O quarto ponto e um dos mais importantes, fala sobre nos protegermos durante o processo de restauração. A palavra diz: “Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo, e ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento. Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles” (Ne 4:6-9).O processo de restauração traz dor, cansaço, e nosso inimigo usa todas as situações para nos atacar. Portanto, enquanto estamos sendo restaurados é necessário vigiarmos e perseverarmos na luta contra tudo que se levanta para nos destruir. Nosso inimigo é astuto e com toda certeza não vai desistir. O quinto ponto a ser destacado é a nossa resposta em meio a essa perseguição. O texto bíblico diz: “Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco? E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi” (Ne 6:1-4). Como eu disse anteriormente, nosso inimigo não vai desistir, mas podemos resistir a Satanás com a seguinte resposta: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?Assim como Neemias, devemos dizer a nosso inimigo que estamos ocupados com uma grande obra, a restauração de nossas vidas e de nossa casa, e que não temos tempo para perder com suas mensagens. Todas as vezes que ouvimos as mensagens enviadas por Satanás à obra para. E esse é o desejo dele, interromper com o trabalho de Deus em nossas vidas. Quero finalizar destacando a recompensa que receberemos por perseverarmos para que nossas vidas e de nossa família sejam restauradas. Vou utilizar dois textos para que possamos ter a certeza de que vale a pena perseverar. O primeiro texto diz: “E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra” (Ne 6:16). A primeira recompensa será a exaltação de Deus. Todos que estão ao nosso redor verão que Deus agiu em nossas vidas. E Deus nos exaltará diante de todos. Não há maior exaltação que essa, Deus nos honrando e concretizando em nossas vidas o que parecia ser impossível. A segunda recompensa está no seguinte texto: “Então o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os magistrados e o povo, para registrar as genealogias; e achei o livro da genealogia dos que subiram primeiro e nele estava escrito o seguinte: Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro dos exilados, que transportara Nabucodonosor, rei de babilônia; e voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua cidade” (Ne 7:5-6). Essa passagem fala de um livro escrito por mãos humanas. Mas quero dizer que aqueles que se colocarem na presença de Deus clamando por seu agir terão seus nomes escritos no Livro da Vida. Essa é a maior recompensa, ter nosso nome escrito por Deus no Livro da Vida. Portanto, quero dizer que o processo de restauração vale a pena. Deus será exaltado através de nossas vidas e toda nossa casa será alcançada. A restauração inicia em nós, mas alcança todos que estão ao nosso redor. Deus quer restaurar Jerusalém, mas para isso precisamos nos colocar diante de sua presença com sinceridade e desejo de mudança. Neemias nos ensinou alguns passos que nos levarão a vitória. Deus fará a parte Dele, mas com toda certeza teremos que fazer a nossa.
Fique na paz.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...