quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CHEGA DE TRAIÇÃO


Tiago 1.4
 

 Uma canção norte-americana de anos atrás, tinha um refrão que, traduzido, dizia o seguinte: "Tentar amar dois não é fácil".
Esta frase resume a mensagem desta noite...

Provavelmente você já ouviu a expressão "ficar em cima do muro" - ficar em cima do muro é quando alguém não se posiciona nem para um lado nem para o outro, tentando ficar nos dois lados ao mesmo tempo.
A pessoa que está tendo um caso extraconjugal, mantendo uma casa e uma família, é alguém "em cima do muro"... isso é adultério... isso é infidelidade.

É uma posição altamente perigosa, porque a falta de definição pode destruir completamente a família... o cônjuge se cansa da traição e aí vem o divórcio.

Não é possível manter dois amores ao mesmo.

Irmãos, a Bíblia usa a analogia do adultério para descrever a nossa infidelidade espiritual para com o Senhor.
Todos sabemos que a esposa tem o direito de cobrar do marido: exclusividade, fidelidade, afeição... o marido também tem o direito de cobrar isso da esposa.

Agora, veja o que o Senhor fala sobre os crentes que O estão traindo... nós lemos em Tg 4.4: "Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus".

Jesus tem o direito de cobrar o nosso amor - ora, morreu por nós! ...mas não somente isso, Ele também faz questão de ser o nosso único amor. Você percebeu?

Nesse verso Jesus chama os crentes que O traem de "gente infiel"... nas outras versões da Bíblia está escrito: "adúlteros".

O Senhor chama de adúlteros as pessoas que dizem no domingo: "Eu só quero te amar... eu só quero ver a tua face... quero te dar o meu coração...", mas quando chega a manhã de segunda-feira, correm de volta para o seu amante que se chama, lemos aqui, "o mundo".
O que o Senhor diz é isto: "Você está tentando me enganar com a sua freqüência dominical ...você vem para o prédio da igreja todos os domingos, como se entre nós tudo estivesse bem ...porém, sei que você está me traindo durante a semana!"

Mesmo que toda hora você fale: "Amém, louvado seja o Senhor", Jesus diz: "nos temos um problema sério para ser resolvido".

Jesus está dizendo: "Você me diz uma coisa no domingo, mas me deixa lá, plantado no banco, enquanto vai fazer as suas coisas durante a semana... você se esquece de que posso ver onde você está indo e o que está fazendo... fazendo coisas que Eu não faria... indo a lugares para onde Eu não iria... e dizendo coisas que Eu não diria... no entanto, aos domingos você sempre volta para casa e me diz que é bom estar aqui!"
Essa é a mesma situação de um homem que diz: "Minha mulher e eu nos damos muito bem em casa" - mas ele quase não aparece em casa para ver a esposa... quando aparece, chega e pergunta: "E aí, quais são as novidades?" E a mulher responde: "A única novidade por aqui é que você apareceu!"

Essa também é a reclamação do Senhor...
Ele diz: "Você tem intimidade com o mundo... Eu não preciso que você me engane com palavras "eu te amo"... sei que você tem uma amante chamada mundo, e que a visita todos os dias... então não tente me enganar aparecendo no domingo e dizendo: "Jesus e eu estamos muito bem".

Você deve saber disto: Jesus reage à traição... Ele não Se satisfaz com um compromisso só aos domingos.

Mas há, por aí à fora e nem muito longe daqui, muitos crentes que estão em cima do muro... com uma perna pendurada do lado do Reino de Deus e com a outra no reino deste mundo.
Assim, é muito fácil pra eles... quando está na hora de se estar no reino de Deus, então colocam as duas pernas no reino... e quando está na hora de se estar com seus amigos, eles colocam as pernas para o lado do mundo... vivem trocando de lugar, passando de um lado para o outro...

Deus não se agrada disso.... Deus não tolera amantes. Ele diz: "Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus".

Então, no v.4, o que lemos é algo muito sério, quando Deus chama o Seu povo de adúltero.
Você pode estranhar e dizer: "Hummm! Deus está sendo tão duro!" ...mas o v.5 explica a razão: como qualquer marido ou esposa, Deus é ciumento - um ciúme, obviamente, não doentio, mas zeloso...

Deus é zeloso... Ele não quer dividir você com o mundo!

Mas a infidelidade espiritual acontece quando existe a tentativa de amar os dois ao mesmo tempo, depois de você já ter assumido compromisso com um.
Quando o crente entrou nas águas no dia do seu batismo, ele estava dizendo: "Comprometo a minha vida com o Senhor Jesus... então, quando sair dessa água, quando eu me levantar, vou me levantar para andar com Ele numa nova vida, numa vida totalmente dedica a Ele".

Mas se você dá atenção para Ele uma ou duas vezes por semana, e começa a desejar as coisas do mundo, os prazeres do mundo... então você terá problemas...

O v.1 até menciona "as lutas e as brigas". E Tiago questiona: "De onde [elas] vêm?" E, mais adiante, responde: "Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês".
Uma das formas de você saber se está traindo Jesus com o mundo, é quando existe muita confusão, conflito e tormentas em sua vida.

Se por causa dos seus desejos... dos desejos que você tem, dos prazeres que você quer satisfazer, você busca o mundo, você busca os recursos do mundo... o jeito do mundo conseguir as coisas... como coloquei, isto é adultério espiritual, isso é infidelidade para com Deus...

Aqui no v.2, lemos que a maneira do crente ter as coisas é pedindo a Deus e não lutando e brigando, como o mundo faz.
Tiago diz nesse: "Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las [veja a maneira do mundo conseguir as coisas...]. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam[essa a maneira do mundo, pisar nos outros, puxar o tapete dos outros...]. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus".

A maneira de nós crentes obtermos coisas é pedindo a Deus.

Fazer de maneira diferente, Tiago diz no v.4, é nos tornarmos inimigos de Deus: "Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus".
Ser amigo do mundo... será que é trabalhar junto de pessoas pecadoras? ...será que é fazer negócio com elas ou morar na mesma rua que elas?

Não... ser amigo do mundo é se conformar com ele, se ajustar a ele, se amoldar a ele... coisa que somos advertidos em Rm 12.2: "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo...".

Então, que fique claro: Tiago não está dizendo "não participe do mundo". Ele está recomendando: "Não se conforme com o mundo"... não se relacione com o mundo de uma forma que Jesus não possa participar.
Muitos crentes perguntam: Agora que sou crente, o que é que posso e não posso fazer?

Existe uma resposta muito simples para esta pergunta... você deve perguntar a você mesmo: "Posso levar Jesus comigo?" ...ou será que você precisará dizer: "Jesus, fique aqui do lado de fora que eu volto já!"?
Irmão, se você não pode levar Jesus, porque Ele não pode ir aonde você vai, ou não pode olhar para o você vai fazer, está na hora de você mudar os seus hábitos.

Se a toda hora você precisa deixar o seu amor em casa, existe algo errado. Jesus quer você só para Ele.

Você sabe o que acontece quando se tem um caso de amor com Jesus, com exclusividade?
Veja o v.6, o resultado é mais graça: "Porém a graça que Deus dá é ainda mais forte... dá graça aos humildes."

A graça é Deus fazendo por você aquilo que você não pode fazer por sua própria conta.

Pode estar certo: há sempre um momento na vida em que você precisará da graça de Deus.

Mas se seu relacionamento com o Senhor não estiver correto, esta graça poderá estar ausente... você vai querer que Jesus esteja lá, mas Ele dirá: "Não vou estar com você enquanto estiver me traindo".

O v.6 mostra que, se você for orgulhoso, Deus vai trabalhar contra você.
O que é ser orgulhoso? ...é você pensar que é o máximo, o dono da situação... que não precisa de ninguém, o mundo é que precisa de você...

Então Deus dirá: "Muito bem, uma vez que o mundo precisa de você, n]ao trabalhar a seu favor... quero ver como você se sai sem Mim".

Não importa quem você seja, vai chegar uma hora em que vai precisar de uma graça da parte de Deus... você vai precisar de Deus para fazer algo que não pode fazer por si mesmo.

Agora, se Deus vai ou não conceder graça, isso será determinado pela fidelidade de seu relacionamento de amor com Jesus.

E como você pode ter certeza de contar com a graça de Deus?
O v.7 nos responde: "obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês".

Isso se parece uma moeda, tem dois lados: a obediência a Deus e a resistência ao diabo.
Submissão é um termo militar... um soldado raso não dita o que um general deve fazer... assim somos nós para com Deus, devemos dizer: "Senhor, o que o Senhor quiser que eu faça, eu vou fazer".

Resistir ao diabo significa simplesmente dizer não a ele. O diabo não vai ficar sentado e olhando você obedecer a Deus. Satanás não vai dizer: "Desculpe-me, você resolveu obedecer a Deus, então é melhor eu deixa-lo em paz". Não! ...quanto mais você obedece, mais o diabo tentará destruí-lo... mas esse verso diz que chega um momento em que o diabo corre de você.

Mas como podemos obedecer a Deus, obedecer sempre?
Lemos no v.8: "Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês". Isso fala de relacionamento.

Muitas vezes o Senhor diz: "Aproxime-se de Mim... você está tendo um caso com o mundo... mas aproxime-se de Mim e eu responderei da maneira certa. Achegue-se a Mim e eu me achegarei a você".

Como você se achega ou se aproxima mais de Deus? ...a resposta está nesse v.8: ...lavando as mãos - isto significa, acertar a vida, não continuar fazendo as coisas que fazia antes... não ficar mais em cima do muro, ora de um lado, ora do outro...

A Palavra de Deus diz mais: "Limpem o coração".
O que alguém que está em cima do muro e traindo a Deus precisa falar para o Senhor?

Você deve falar... o que sair, vai limpando o coração...

O v.9 recomenda que é melhor parar de rir e começar a chorar: "Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza".
Você pode até dizer: "Mas, não sinto vontade chorar"... então é bom que você force o choro...

Se você está traindo Jesus, você não do que se alegrar... é melhor você chorar agora do que chorar mais tarde.

Mas por que? ...você descobre no v.10: "Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra".

Conclusão
Você deve tentar fazer isso agora, acreditando que funciona.
Curve-se perante à autoridade de Jesus, esforce-se para amá-lo como seu primeiro e único amor.

Então, Ele exaltará você no seu tempo e na sua hora e será glorioso em sua vida!
Pr Walter Pacheco da Silveira, 15.13.06 - Fonte: Tony Evans, "De Volta Ao Primeiro Amor" -Vida.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...