quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CARÁTER: OU VOCÊ TEM OU NÃO TEM!



 


"Eu Tenho um Sonho" (em inglês: "I Have a Dream") é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista político estadunidense  Martin Luther King , no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros  e brancos  no futuro.

O discurso foi realizado no dia 28 de agosto  de 1963  nos degraus do Lincoln Memorial  em Washington, D.C.  como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade

Um pequeno trecho desse discurso é para mim muito significativo e fala de algo que faz – de fato – toda a diferença entre as pessoas: o Caráter!


Em um dado momento de sua fala, Martin L. King diz:


“Eu tenho o sonho de ver um dia meus quatro filhos vivendo numa nação em que não sejam julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo seu caráter."



Confúcio (nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse) também dizia que,


“quando encontramos pessoas de valor, devemos pensar em como podemos ser iguais a elas; e quando encontramos pessoas sem caráter, devemos nos voltar para o nosso interior e examinar o que se passa lá dentro”.


Nenhuma qualidade humana é mais admirada e exaltada do que a hombridade e a retidão, deixando para um segundo plano o desejo de progredir materialmente, que também alimenta os sonhos de todo e qualquer ser humano.


Todavia, querer fazer conquistas com a perda da honra, menos do que uma vitória, é uma derrota moral que não há dinheiro que compre, quando falamos de homens de caráter.


A honra, por incrível que pareça aos que dela carecem, vale mais do que todo o ouro do mundo. Não há dinheiro que pague a felicidade de saber que os amigos, parentes e conhecidos, sabem, com certeza, que somos pessoas de bem.


E mais importante, ainda, quando nossos filhos reconhecem isso em nós.


É extremamente compensador gozar tal conceito, mesmo que ao custo de grandes sacrifícios e/ou abrindo mão do que gostaríamos de ter ou usufruir.


É do caráter que colhemos os melhores resultados morais, financeiros e econômicos. 


Ora, se como diz a psicologia, o caráter é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pelo modo habitual e constante de agir, peculiar a cada indivíduo; podemos afirmar que o nosso caráter é resultado de nossa conduta, boa ou má.


Algumas vezes, o bom caráter é o resultado de uma herança familiar, mas, muito mais freqüentemente, é a conseqüência e a determinação de lutar contra si mesmo, na busca de uma vida digna e exemplar.


Como disse Helen Keller,


“o caráter não pode ser desenvolvido na calma e tranqüilidade. Somente através da experiência de tentativas e sofrimentos a alma consegue ser fortalecida, a visão clareada, a ambição inspirada e o sucesso alcançado”.


Algumas vezes Deus nos coloca frente à frente com pessoas sem caráter e elas nos fazem sofrer – é verdade.


Mas, o importante é perceber que mais do que nos punir, Deus nos presenteia com uma (grande) oportunidade de aprender, mais uma vez...


Finalizando, gostaria de citar a querida Clarice Lispector:


Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz. E então, só aí poderás me julgar. Cada um tem a sua própria história. Não compare a sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar ...



FONTE. http://vieirajuliana.blogspot.com.br/2011/12/carater-ou-voce-tem-ou-nao-tem.html

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...