quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pará receberá novos serviços de transplante de órgãos

Transplante de fígado deverá ser implantado até início de 2013, diz Sespa.

Estado recebrá quatro unidades de captação e doação de órgãos.


Transplantes de órgãos crescem 54% no Paraná, durante primeiro semestre de 2012 (Foto: Divulgação/AE Notícias)Planos devem aumentar o números de doações no
Pará (Foto: Divulgação/AE Notícias)
O serviço de transplante de fígado será implantado no Pará até o começo de 2013. A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sespa) nesta quinta-feira (27), data que marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos.
Segundo a secretaria, também será ampliado o serviço de transplante de rim no estado, ação que pretende atender aos 868 pacientes que estão na fila de espera pelo órgão. A secretaria avalia ainda a remotada as cirurgias de transplante de coração no estado.
Programa vai aumentar rede de doação, captação e transplantes de órgãos
Para aumentar a rede de doação, captação e transplantes de órgãos no Pará, serão implantadas quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Uma delas será instalada em Redenção, para atuar nas regiões Sul e Sudeste; outra em Santarém, na região Oeste; e duas na Região Metropolitana de Belém.
A coordenadora da Central de transplantes, Ana Beltrão, explicou que todos os órgãos captados no Pará serão destinados aos pacientes daqui, e só serão disponibilizados para outros estados quando não houver receptor compatível, o que, segundo ela, é difícil de acontecer, devido ao número de pacientes na fila de espera. “Em relação a fila de espera, há critérios específicos para indicação do receptor. Dois deles são a urgência do caso e a compatibilidade entre doador e receptor”, detalha a coordenadora, que informou ainda que 796 pessoas aguardam pelo transplante de córnea.

G1/GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...