quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A POLÍTICA NO BRAZIL - Políticos de Campinas viram 'ninjas' em protesto contra campanha ilegal



Movimento 'Sujo sua cara' ganhou particularidade nas mãos de ilustrador.
Placas colocadas em local irregular foram grafitadas e expostas na internet.


Cavalete colocado em local proibido é alvo de protesto em Campinas (Foto: Arquivo pessoal)Cavalete de vereador colocado em local proibido é alvo de protesto do "Ninja" (Foto: Arquivo pessoal)
O movimento “Você suja minha cidade, eu sujo sua cara”, que nasceu em Porto Alegre e atingiu abrangência nacional pela internet, conquistou adeptos em Campinas no protesto contra a disposição de placas e cavaletes de candidatos, que não cumprem a legislação. A proposta é grafitar os cartazes satirizando o candidato que permitiu a propaganda ilegal. Na versão local, o movimento ganhou uma marca própria e vários políticos foram transformados em ninjas pelos manifestantes.
Na página oficial do movimento no Facebook, pelo menos cinco cavaletes de candidatos de Campinas já foram postados. Destes, dois são de vereadores candidatos à reeleição e um do atual prefeito. Alguns internautas relataram ter “sequestrado” o anúncio para descaracterizá-lo com tinta e depois exibir o conteúdo na internet. A maioria reclama que os pleiteantes têm descumprido a lei que obriga a retirada dos cavaletes depois das 22h.
Cavalete colocado em local proibido é alvo de protesto em Campinas (Foto: Reprodução)Cavalete do prefeito Pedro Serafim foi "sequestrado" e descaracterizado com tinta  (Foto: Reprodução)
O Ninja
O dono da ideia, um ilustrador de 26 anos, que prefere não revelar sua identidade e assume o codinome de "Ninja", conta que a ideia surgiu por acaso. Ele diz que resolveu fazer o protesto pelas ruas de Campinas sem conhecer o movimento "Sujo sua cara". Só depois, descobriu a página na internet e começou a enviar suas "artes".
“Saí de madrugada para ver se tinha político desrespeitando o horário. Até agora já fiz uns seis ou sete ninjas. A ideia é fazer uma intervenção pelo grafite e dar um tapa na cara desses políticos sem vergonha”, conta o Ninja.

Ele diz que a ideia de caracterizar os infratores de Campinas como espiões nipônicos veio da necessidade de criar uma caracterização que seja rápida de fazer. “Tinha que ser algo rápido porque eu faço na rua e tem muito político bico sujo. Além disso, os ninjas são ligeiros como esses porcarias de políticos são com o nosso dinheiro”, falou.
O criador do movimento “Sujo sua cara” chegou a sugerir, na página do protesto na internet, que fosse criada uma seção só dos ninjas campineiros.
Cavalete colocado em local proibido é alvo de protesto em Campinas (Foto: Reprodução)Cavalete colocado em local proibido é alvo de protesto em Campinas (Foto: Reprodução)
Variações
Além das intervenções com a marca registrada do ilustrador ninja, houve quem protestasse com os famosos bigodinhos e o prefeito de Campinas ganhou, em um dos casos, brincos, costeletas e cavanhaque.
Cavalete colocado em local proibido é alvo de protesto em Campinas (Foto: Reprodução)Cavalete colocado em local proibido é alvo de protesto em Campinas (Foto: Reprodução)
Cavalete colocado em local proibido é alvo de protesto em Campinas (Foto: Reprodução)Cavalete colocado em local proibido é alvo de protesto em Campinas (Foto: Reprodução
O que dizem os candidatos
O G1 pediu um posicionamento à assessoria de campanha do prefeito Pedro Serafim (PDT), que disse considerar “esse tipo de gente que quer fazer Justiça com as próprias mãos uns selvagens”. O assessor do prefeito, Edmilson Dantas, disse ainda que, em casos de irregularidade, quem deve tomar providências é a Justiça Eleitoral.
O candidato a prefeito Marcio Pochmann (PT) informou que "no aspecto jurídico, estamos fazendo propaganda nos locais permitidos pela legislação. Até o momento não tivemos multa nesse sentido".
O vereador Doutor Sebastião (PMDB) disse que não permite em hipótese alguma que sua equipe de campanha coloque cavaletes em local proibido. Para ele, alguém mudou a placa alvo do protesto de local para gerar este tipo de manifestação. Sobre o movimento, o parlamentar disse aprovar a atitude nos casos de irregularidades.
O também vereador Campos Filho (DEM) disse que utiliza poucos cavaletes na campanha e que orienta a equipe a cumprir as determinações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Sobre o movimento, ele afirmou que a intervenção do tribunal já é suficiente no sentido de coibir as irregularidades.
O candidato Arnaldo Salvetti (PMDB) disse que tem sofrido furtos de cavaletes e que os autores é que colocam os cavaletes em local proibido. Ele disse que já registrou boletim de ocorrência e orienta a coordenação de campanha a cumprir a legislação.

FONTE.G1/GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...