segunda-feira, 30 de julho de 2012

MILHARES DE CRISTÃOS FOGEM DA SÍRIA


Alguns analistas militares e grupos de direitos humanos dizem que a guerra civil na Síria vai acabar em breve - mas essa previsão não chega para evitar que os cristãos sírios fujam da violência no país.
O jornalista e analista dos direitos humanos holandês Martin Janssen relata desde a Jordânia que os cristãos estão fugindo da Síria em números recorde. Jansen diz que os refugiados cristãos fugiram primeiramente por causa de um ultimato.
"Um êxodo de cristãos está tendo lugar na Síria ocidental," - afirmou Janssen, prosseguindo: "A população cristã já abandonou a cidade de Qusayr, perto de Homs, a seguir a um ultimato emitido pelo chefe militar da oposição armada, Abdel Salam Harba. "
"É isso que as fontes locais revelaram à agência noticiosa do Vaticano Fides, indicando que desde que o conflito se iniciou, somente cerca de mil dos 10.000 fiéis é que ficaram, e esses veem-se agora forçados a fugir imediatamente," - disse Janssen.
Janssen disse que as mesquitas da cidade têm reiterado o ultimato para que os cristãos saiam.
"Algumas das mesquitas da cidade têm emitido novamente a mensagem anunciada dos minaretes: 'Os cristãos têm de deixar Qusayr dentro de seis dias, terminando na sexta-feira.' O ultimato expirou portanto no dia 8 de Junho e espalhou o medo no meio da população cristã."
O porta-voz da missão "Portas Abertas" dos EUA, Jerry Dykstra, confirma o desejo dos cristãos de fugirem à violência, mas diz que há poucos lugares para onde eles podem ir.
"Embora os cristãos e os líderes na Síria não desejem nem queiram sair, mesmo assim a pergunta mantém-se: 'O que é que o mundo livre está a fazer para preparar-se para esse êxodo?'
"Quem irá receber os cristãos sírios?" - pergunta Dykstra, acrescentando: "Uma fonte síria diz que as igrejas na Síria sabem muito bem o que aconteceu aos cristãos iraquianos.
Eles não foram bem recebidos em muitos países, por isso temos medo que o mesmo venha a acontecer aos refugiados sírios, e isso seria um desastre," - afirmou Dykstra, citando uma fonte síria.
Dykstra diz que a pressão para fugir vem em muitas formas:
"Protestos, assaltos, bombas, roubos (e) raptos são tudo parte da vida diária na Síria," - disse Dykstra, e prosseguiu: "Os quase dez por cento de cristãos da população síria teme o futuro, muito estão a pensar em abandonar o país.
Os cristãos na Síria interrogam-se sobre o que irá acontecer com a sua vida diária quando um novo governo tomar o poder," - continuou Dyksra. "Este futuro incerto e desconhecido pode levar a um êxodo dos cristãos da Síria (tal como aconteceu com os cristãos iraquianos), e é isso que esperam os líderes das Igrejas sírias."
Oremos pelos cristãos na Síria.
Shalom!

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...