sábado, 7 de julho de 2012

IRÃO CONTORNA BLOQUEIO EUROPEU À EXPORTAÇÃO DO SEU PETRÓLEO

O Irãn prepara-se para "contornar" o bloqueio imposto internacionalmente para a exportação do seu petróleo, tendo conseguido um acordo feito entre a "união dos exportadores", o banco central do Irãn e o ministério do petróleo, dessa forma conseguindo o seu petróleo por outros meios, uma vez que a proibição da União Europeia para a efectivação de seguros dos navios tanques que carreguem petróleo iraniano.
Segundo as informações vindas do Dubai, o Irão chegou a acordo com refinarias europeias para vender algum do seu petróleo através de um consórcio privado, numa medida tendente a contornar as sanções que visam colocar pressão sobre o Irãn para parar o seu disputado programa nuclear.
A União Europeia pôs em vigor no dia 1 de Julho sanções à importação, compra ou transporte de petróleo iraniano, sendo que o regime de Teerão verá as suas exportações petrolíferas cair mais de 50% neste mês, em comparação com o mesmo período do ano passado, provocando um prejuízo de biliões de dólares nas receitas.
"Têm havido discussões com refinarias europeias, e chegou-se até a um acordo final," - disse Hassan Khosrojerdi, o cabeça da união dos exportadores.
"Segundo este acordo, está planeado que 20 por cento das exportações de petróleo iraniano seja através deste consórcio privado."
E acrescentou: "É provável que devido às restrições internacionais tenhamos de dar menos privilégios ou descontos a alguns dos compradores do nosso petróleo."
Khosrojerdi não mencionou quais as refinarias envolvidas ou como elas irão receber o petróleo. Questionado sobre quais os passos que serão dados para contornar a proibição aos seguros para o transporte marítimo, ele respondeu apenas o seguinte: "Com o acordo de algumas refinarias europeias, este problema foi completamente resolvido."
O ministério do petróleo do Irão autorizou a exportação privada de petróleo em Maio passado.
Antes do embargo da União Europeia, o Irão vendia cerca de um quinto do seu petróleo para a Europa. As sanções da Europa comunitária aos seguros prejudicaram seriamente as vendas do petróleo inclusivamente à Ásia e ao Japão, um dos principais compradores do petróleo iraniano, que em Julho não irá importar nenhum petróleo do Irãn.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...