sábado, 2 de junho de 2012

Livros Poéticos e Sabedoria - Conclusão da Introdução

       
Citações no Testamento Novo.
Blog de reflexaobiblica :REFLEXÃO BIBLICA, Livros Poéticos e Sabedoria - Conclusão da IntroduçãoÉ provável que nem todos tenham conhecimento de que o livro do AT mais citado no NT seja o livro de Salmos. É nesta importante literatura poética que muitos escritores neotestamentários encontram as referências messiânicas que identificam Jesus Cristo como aquele que por tantos séculos estava sendo aguardado pelos crentes veterotestamentários.
Estas abundantes citações dos chamados livros poéticos e/ou de sabedoria é um forte testemunho de sua canonicidade e historicidade.

(a) É significativo que os escritores inspirados do NT nunca citam os livros Apócrifos, mas citam extensivamente os Salmos (mais do que qualquer outro livro do AT!).
(b) também há citações dos livros de Jó e Provérbios.
(c) A falta de citações no NT de Eclesiastes e Cantares podem ser explicados pelo fato que eles são livros mais curtos, e que houve menos ocasião para citá-los devido a natureza especifica de seus conteúdos.

A Relação dos Livros Poéticos e Suas Características

LIVROCARACTERÍSTICA
Bênção no Sofrer
SalmosLouvor através da Oração
ProvérbiosPrudência através da Instrução
EclesiastesA Realidade à luz da Vaidade
Cântico dos CânticosFelicidade através da União

Os Períodos da Poesia e Sabedoria no Velho Testamento
Enquanto a poesia hebréia se desenvolve ao longo da sua história, podemos notar ao menos três períodos primários desta literatura poética e sapiencial:
I. O Período Patriarcal - Jó (aprox. 2000 A.C.)
II. O Período Davídico - Salmos (aprox. 1000 A.C.)
III. O Período Salomônico (aprox. 950 A.C.)
A. Cantares - o amor de um homem e/ou mulher jovem
B. Provérbios - a sabedoria de um homem e/ou mulher de meia-idade
C. Eclesiastes - o desgosto de um homem e/ou mulher velho
CRISTO NOS LIVROS PÓETICOS E SABEDORIA

Como temos visto, Cristo, o Messias, é o coração de toda a Bíblia. Deste modo, antes de examinarmos cada um destes livros poéticos, é bom termos uma perspectiva da Cristologia deles. Relativo a este aspecto escreve Geisler:“Considerando que a fundação para Cristo foi posta na Lei e a preparação de Cristo foi construída nos livros Históricos, os livros Poéticos revelam a aspiração por Cristo nos corações das pessoas. Elas aspiraram uma vida plenamente realizada em Cristo tanto de um modo explícito como implícito, conscientemente e inconscientemente. A lista seguinte servirá como uma guia global às aspirações Cristocentricas - encontradas nos livros poéticos”:

LIVRO
CRISTOLOGIA
Aspiração pela mediação de Cristo
SalmosAspiração por comunhão com Cristo
ProvérbioAspiração pela sabedoria de Cristo
EclesiastesAspiração por plena satisfação em Cristo
CantaresAspiração por uma união com Cristo

Rev. Ivan Pereira Guedes

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...