domingo, 6 de maio de 2012

CONFIAR EM DEUS , OU SE PERDER NO NADA.

É bom demais quando Deus fala aos nossos corações .
E nesses dias , meditando no livro de 2° Cronicas 20 , versículos 10 e 11 - Agora, pois, eis que os filhos de Amom, e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste passar a Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram,- Eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.
Me ví , diante de uma situação onde muitos desistiriam , mesmo tendo visto e participado de grandes demostrações do poder sobre natural de Deus.
Deus havia feito maravilhas , mas diante das primeiras dificuldades fora do Egito o povo reclamou.
Quando Deus diz para você fazer algo , creia apenas ,pois Ele assume todos os riscos em seu favor.
Deus  é Deus de uma só palavra.

A Travessia do Mar Vermelho

Deus não permitiu que o povo seguisse a rota direta ao longo da costa do Mediterrâneo para Canaã, conhecido como "o caminho dos filisteus" (que seria uma viagem de poucas semanas).
Tal rota era fortemente guardada por soldados egípcios. O povo era pacífico, acostumado a uma vida servil, ou pastoril. Tinham com eles suas famílias e o seu gado. Seria fácil desanimarem ao ver a oposição de exércitos inimigos e debandar de volta à relativa tranquilidade do Egito.
Se Deus não nos leva diretamente ao nosso objetivo, não devemos desanimar: Ele sabe melhor o que existe pelo caminho, e podemos seguí-lo confiantes em Sua sabedoria.
Tendo saído de Ramessés e ido para Sucote (40 kms.), continuaram indo para o sul até Etã (32 kms.). Em seguida, viraram para o norte e foram até Baal-Zefom (Baal-do-Norte - 40 kms.), voltando quase em linha paralela ao caminho pelo qual tinham vindo, rodeando perto do mar Vermelho. Isto Deus fez para confundir o faraó, que pensaria que eles estavam desorientados, perdidos no deserto.
Apesar das centenas de anos decorridos desde a morte de José,

CREIA NAS PROMESSAS , MESMO DIANTE DE EVIDÊNCIAS CONTRARIAS.
Moisés não se esqueceu da promessa antes dele morrer (Gênesis 50:25), e levou seus ossos nesta viagem.

O povo ia em ordem, todos bem organizados, cada um em seu lugar dentro da multidão.
Para guiar o povo, o SENHOR ia adiante deles, visível como uma coluna de núvem de dia, e coluna de fogo à noite, alumiando-os, para que pudessem andar de dia e de noite. Também temos a sua Palavra que nos alumia o caminho da vida, disponível a qualquer hora.


Este povo tinha o que nenhum outro povo jamais teve: a Glória, a presença visível de Deus (Romanos 9:4). Nem mesmo à igreja foi isto dado na terra. Deus nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (Efésios 1:3). Eles aguardavam a vinda de Cristo, para nós ela é um evento histórico, no passado. Não precisamos da presença visível de Deus para andar pela fé.


É óbvio que a manobra estranha desta multidão pelo deserto serviu para fazer Faraó e seus oficiais refletirem no prejuízo que iriam sofrer por terem deixado seus servos ir embora, e tomar a decisão de ir atrás deles para forçá-los a voltar. Tudo isto estava nos planos de Deus: Ele iria definitivamente mostrar aos egípcios que Ele é o SENHOR.

NÃO SE ASSUSTE DIANTE DOS ATAQUES DOS INFERNOS , DEUS É CONTIGO .
O faraó aprontou seu carro, seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com seus capitães.


 Cada carro levava dois guerreiros: um para conduzí-lo e outro para usar as armas que levava, uma espécie de tanque primitivo. Ele se compunha de um chassis de madeira ou couro sobre duas rodas, puxado por cavalos. Era uma força poderosa para usar contra um povo desarmado, a maior parte do qual era composto de mulheres, velhos e crianças. O faraó não tinha dúvidas quanto ao sucesso da sua ofensiva.
Com seu equipamento veloz, o faraó e seu exército facilmente alcançaram os israelitas, defronte de Baal-Zefom. Vendo-se apertados entre o exército do faraó e o Mar Vermelho, os israelitas pensaram que iam morrer no deserto e foram reclamar amargamente a Moisés. Com sarcasmo eles mencionaram os sepulcros no Egito, pois os egípcios eram notórios por sua obsessão com túmulos.


NÃO DESISTA , QUANDO DEUS FALA VAI , ELE ASSINA EM BAIXO . APENAS  CONFIE.








Quando estavam debaixo da dura servidão no Egito, os israelitas haviam clamado por livramento (Êxodo 2:23). O SENHOR atendera ao seu clamor e os tirara da servidão. Mas, assim que se sentiram em perigo, temeram a morte e reclamaram de Moisés dizendo que preferiam a servidão.

Eles nada podiam fazer por si mesmos, e não tinham esperança sem o socorro divino.
É a situação de toda a humanidade, pois o mundo é um lugar sem esperança: um grande cemitério, pois a maioria pensa que esse é o seu fim (Romanos 5:12).

Tendo presenciado a forte mão de Deus em seu livramento, seria de esperar que teriam suficiente fé nEle para não se desesperarem desta forma. Esta foi a primeira entre muitas ocasiões em que este povo reclamou contra Moisés e contra o SENHOR por terem sido tirados da servidão do Egito. É um exemplo para nós, a fim de que aprendamos a confiar no poder de Deus: sabendo o que Ele fez no passado, podemos enfrentar as crises desta vida com confiança, sem medo e reclamações.
Opovo estava enfurecido e desesperado, mas Moisés os animou a esperar e ver como o SENHOR iria fazer o livramento para eles. Profeticamente, Moisés anunciou que este povo nunca mais veria os egípcios depois de seu livramento.

Talvez não sejamos perseguidos por um exército, mas às vezes nos sentimos cercados pelo mal, num beco sem saída. Sigamos o conselho de Moisés: não devemos temer, mas confiar no livramento que certamente o SENHOR nos concederá.


O SENHOR disse a Moisés para acabar com esse clamor, e tocar o povo para a frente. A oração tem um lugar importante em nossas vidas, mas devemos também agir com os meios ao nosso alcance.


 Às vezes sabemos o que é necessário fazer, mas adiamos com a desculpa que estamos pedindo maior direção de Deus.


Parecia não haver para onde ir, mas o SENHOR mandou o povo seguir, e prometeu abrir um caminho para eles pelo mar.

O Anjo de Deus saiu da frente deles com a coluna de núvem e se colocou atrás, entre eles e os egípcios, dando luz aos israelitas através da noite, e escuridão com densa neblina para os egípcios de forma que não podiam aproximar-se.
Com a obediência de Moisés e do povo, o Criador dos céus e da terra provou o Seu domínio sobre o que havia criado: fez soprar um forte vento oriental que, não somente abriu um caminho através do mar até a outra margem, mas secou o fundo de forma que todos os israelitas o atravessaram a pé enxuto.
O exército egípcio eventualmente descobriu o que se passava, e partiu em perseguição, indo até o meio do mar. Mas o SENHOR, de madrugada (entre as duas horas da manhã e o nascer do sol) lhes emperrou as rodas dos carros (talvez atolando-os), e tiveram que ir devagar, com dificuldade. Quando estavam desistindo da perseguição o SENHOR mandou que Moisés estendesse sua mão sobre o mar, e o mar se fechou sobre os egípcios, ao romper da manhã, morrendo todos os cavalarianos do exército egípcio.
Israel, no começo da sua viagem para a terra prometida, viu assim o poder de Deus, não somente remindo os seus primogênitos mediante o sangue do cordeiro, mas livrando-os do poder dos egípcios mediante o Seu poder.
 Isto nos fala da redenção que temos da pena do pecado mediante o sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus, e o livramento do poder do pecado que está ao nosso alcance mediante o Seu poder supremo, ao seguirmos o Seu caminho.
Moisés e os homens israelitas, em sua alegria, compuzeram o primeiro hino que encontramos na Bíblia, e, segundo os estudiosos, o primeiro registrado em todo o mundo.

 Eles então cantaram em louvor ao SENHOR com acompanhamento de música e danças por todas as mulheres (lideradas por Miriam [que se traduz Maria], irmã de Moisés, com seus noventa e tantos anos).

VIA GRITOS DE ALERTA

3 comentários:

Marisa Lobo disse...

Parabéns pelo artigo, eu vivo isso bispo, ou acredito em Deus ou desisto, Deus é maravilhoso. Lindoooo

Marisa Lobo disse...

Eu vivo isso, bispo parabéns pelo artigo.

JESUS É O SENHOR disse...

A PAZ DO SENHOR!

É COMO JESUS DISSE "SE CRERES VRÁS A GLÓRIA DE DEUS".

MARIO CESAR

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...