quarta-feira, 10 de setembro de 2014

SOCORRO DEUS , EU TÔ CANSADO .

 Muitas pessoas tem vivido dias em que não sentem prazer em mais nada .
Vivem como se fossem obrigados a viver em um mundo chato e cruél.
Esse sintoma chamamos de cansaço . Esta condição pode ser temporária ou permanente. O cansaço pode ser definido como escassez de energia para a vida. Uma pessoa cansada recebe uma carga de energia insuficiente para as demandas da sua vida. O cansaço pode ser físico, emocional e espiritual ou físico, emocional e espiritual ao mesmo tempo.
No cansaço físico, há uma sobrecarga sobre o corpo, maior que este pode suportar. Esta sobrecarga pode vir por excesso de trabalho, pelo esforço para se viver a velocidade imposta pelo meio (profissional ou cultural) ou por uma doença limitadora.
O cansaço pode ser, sobretudo, emocional, com causas diversas, como transtorno psíquico, perfeccionismo, auto-estima baixa, sentimento de rejeição, raivas guardadas, senso de inadequação, eventos dolorosos inesperados, relacionamentos diariamente desgastantes. Suas conseqüências são dramáticas.
Há também o cansaço espiritual. Muitas vezes, o cansaço espiritual está na gênese do cansaço emocional. Outras vezes, o cansaço espiritual é uma decorrência do cansaço emocional, que impede uma boa visão de quem Deus é e de quem somos nós.
Uma pessoa espiritualmente cansada se sente castigada por Deus. Em função de sua visão errada de Deus, o cansado pensa que esta  sendo castigado por Deus. Se as coisas estão como estão, é porque fez algo que desagradou a Deus e agora está recebendo a recompensa.
O cansado está sempre varrendo a sua vida em busca de culpas, algumas que jamais encontrará. É como se os "amigos" de Jó ainda lhe sussurrassem culpas ao ouvido. Há muitos cristãos cuja revelação de Deus terminou no Antigo Testamento.
 O cansado está cansado e tem na ponta da língua um texto de Hebreus, que cita dois textos do Antigo Testamento (Provérbios 3.10,11; Deuteronômio 8.5).
 Ao cansado falta coragem para afirmar que Deus não existe, mas a sua condição leva-lhe a achar que Deus está distante dele.
O cansado ora, mas não acha que sua oração passou do teto. Ele pede, mas não verá a resposta de Deus.
 O cansado canta, meio desanimado, porque não acha que Deus habita no meio dos louvores (Salmo 22.3 – ARA).
O cansado até trabalha para o Senhor, mas não crê que o que faz promova alguma diferença.
 O cansado olha para a prosperidade dos ímpios, lê que o destino deles é o mesmo da palha que o vento dispersa, mas não encontra consolo nessas palavras.
O cansado olha para os lados e só vê adversidade.
 O cansado olha para si mesmo e se vê fraco para enfrentar os adversários. Se não desistiu de lutar, o cansado está próximo de o fazer.
O cansado perdeu a alegria da salvação, com o ânimo que dá; o poder da cruz ficou no passado; a força da ressurreição perdeu o futuro. O medo é tão forte que a morte parece ser a única possibilidade (Salmos 6.5b). Vindo ela, acabará o sofrimento, a espera. Uma pessoa espiritualmente cansada não tem perspectiva para a vida.
O cansaço é o sintoma; há algo mais profundo. Se é físico, demanda uma disposição. Se é emocional, demanda uma atitude. Se é espiritual, demanda uma escolha.

O cansaço emocional é muito difícil de ser tratado porque o primeiro passo, que é reconhecer a dificuldade em toda a sua extensão, é muito difícil de ser dado. Se sofremos de algum transtorno psíquico, nosso primeiro passo é reconhecer a nossa enfermidade, sim, enfermidade, com este nome, e buscar um profissional para que haja um diagnóstico e um tratamento. Depois nos caberá continuar com os cuidados prescritos, sejam eles por meio de psicoterapia ou de remédios a serem tomados regularmente.
Sem esses cuidados, até o toque suave de uma brisa nos deixa cansados. Imagine um ataque... Há dores que o remédio não cura, mas há sofrimentos a que o remédio pode pôr fim, e, às vezes, sem nenhum efeito colateral.
Se somos perfeccionistas, lembremos que o perfeccionismo mata. Aqueles que levaram Jesus à cruz faziam parte dos perfeccionistas, que não podiam tolerar alguém que andasse com imperfeitos mendigos e imperfeitas prostitutas e que, ainda por cima, não guardava o sábado. Sejamos críticos dos nossos atos e pensamentos, mas num tom que gere culpa e arrependimento, e não apenas culpa. Se somos daqueles que nos cansamos de tanto nos agitar, memorizemos este versículo, repetindo-o sempre para nós mesmos:
“Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus!
Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco;
o Deus de Jacó é a nossa torre segura”.
(Salmos 46.10,11).

O soldado cansado

Não há entre nós falta de evidências de que os bons crentes estão sofrendo de algum tipo de fadiga espiritual. Em nossa comunhão A difícil tarefa para quem não se sente amado é saber que, mesmo não se sentindo, é amado por Deus.


Ele não entregaria seu Filho para morrer por alguém a quem não amasse. É até possível que você tenha sido rejeitado, até mesmo desde o ventre. Você não pode mudar isso, mas você pode amar você mesmo, você pode se deixar amar por outras pessoas, você pode se deixar amar por Deus. Vale a pena crer como o profeta Miquéias: "Quem é comparável a ti, oh, Deus, que perdoas o pecado e (...) tens prazer em mostrar amor" (Miquéias 7.18). A vida vale a pena.

Pare de fazer as coisas para os outros, a fim de ser reconhecido por eles. Não há nenhuma garantia que amarão você como você os ama. Nada garante que sua "dedicação" a eles vai lhes alterar o jeito de ser. Eles dão o que são. E você é alguém a quem Deus ama.
O inabalável amor de Deus não nos protege de eventos tristes e que nos atingem dolorosamente.
O inabdicável amor de Deus não nos poupa do divórcio.
O inalterável amor de Deus não nos poupa de todos os acidentes de carro ou de avião.
O incomparável amor de Deus não nos poupa de ter um filho que se desvia para o álcool ou para a droga, ou para a preguiça.
 O incontrolável amor de Deus não nos poupa da doença, a nossa ou de uma pessoa querida.
O ilimitável amor de Deus não nos poupa do desemprego.
O imbatível amor de Deus não nos poupa de frustrações.
O imensurável amor de Deus não nos poupa de ficar cansados.
Nunca podemos nos esquecer que o imponderável amor de Deus não nos exime de nossas responsabilidades. O divórcio é uma produção humana do casal ou de um deles, seja por infidelidade, crueldade ou leviandade.
 O inexcedível amor de Deus não se assenta ao volante de um veículo, o nosso ou daquele que cruza conosco.
 O incorruptível amor de Deus não tira a responsabilidade de quem se afunda no vício.
O indeclinável amor de Deus não dirige empresas que empregam e desempregam, nem preenche currículos.
 O inegável amor de Deus não evita que tenhamos parentes-serpentes ou amigos-escorpiões.
O inesquecível amor de Deus não impede que tenhamos relacionamentos desgastantes.
O inexaurível amor de Deus não nos supre sempre de boas companhias, bons amores ou boas amizades. E tudo isso nos cansa.
No entanto, o infalível amor de Deus estará conosco na vida conjugal para que não haja divórcio, mas, se houver, também estará conosco, havendo arrependimento e confissão.
O infindável amor de Deus, que está sempre vigilante, nos poupa de muitos acidentes, segundo a sua soberania e misericórdia, embora não escreva manchetes para ficarmos sabendo como e quando aconteceu.
 O inquebrantável amor de Deus está pronto a receber o filho pródigo, por mais dependente que esteja do que não deveria estar, e apoiar a família que espera pela volta do filho que partiu para longe.
O invencível amor de Deus percorre conosco o labirinto do sucesso profissional, para nos orientar.
O invulnerável amor de Deus nos livra dos venenos que amigos e parentes nos lançam goela adentro. O irretocável amor de Deus nos ensina a viver com as pessoas como elas são, com sabedoria divina, com paciência divina, com perdão divino.
O irreversível amor de Deus nos faz companhia quando nos faltam as de carne e osso.
Saber que somos amados por Deus, que acorda cedo conosco, dorme tarde conosco, corre conosco, nos dá ânimo para enfrentar as lutas de nossas vidas.
Somos amados por Deus e isso basta para a nossa felicidade .



VIA GRITOS DE ALERTA

Um comentário:

Das Irmãs - Boutique Evangélica disse...

Realmente nos embaraçamos com tantos afazeres, e nos cansamos tanto fisicamente, quanto espiritualmente, é tempo de dar um basta e si envolver com os projetos espirituais, porque com Jesus temos um descanso certo, Ele nos trás a verdadeira liberdade, a liberdade de espírito! Deus abençoe pastor por esse post, tenho certeza que abençoará a vida de muitos!

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...