sexta-feira, 23 de março de 2012

QUANDO DEUS SE CALA.

Qual o sentimento que te toca se por um acaso lêssemos a pagina em branco da bíblia?
O fato de que exista paginas em branco na bíblia, não significa que não exista nada ali.
Conhecemos esta página como período intertestamentário. Período esse que transita da Lei para a Graça e que antecede a vinda do Senhor Jesus. Nesse período Deus se calou.
Foi nesse período que Israel mais deveria ouvir Deus apesar dele não proferir uma palavra sequer.
se movendo em favor de seu povo.
No inicio desses 400 anos, Jerusalém foi dominada por Alexandre o grande. E este permitiu aos judeus que continuasse a ler e seguir suas leis. Ainda lhes concedeu isenção de impostos durante os anos sabáticos e quando fundou Alexandria no Egito (331 a.c), animou aos judeus a se estabelecerem ali e dando a eles privilégios que havia dado aos gregos.
Para um povo que havia sofrido tanto em outros cativeiros isso parecia a resposta de todas as orações. O fato de mesmo em cativeiro não necessitarem abandonar seus costumes, sua fé e ainda não pagar impostos nos anos que faziam suas tradicionais festas. E era ainda melhor ter privilégios em outro pais como se fossem nascidos ali. Deus estava se movendo mesmo estando em silencio.
Israel foi tomada por Ptolomeu I que também tratou muito bem ao povo de Israel mantendo os privilégios dados por Alexandre, e ainda dando-lhes mais privilégios como o de fortificar os muros ao redor de Israel e construir um deposito de águas para a cidade trazendo assim um tempo de muita prosperidade a Israel.
E nesse período que muitos judeus já haviam se estabelecido em Alexandria que acabaram traduzindo o Pentateuco para o grego. Essa foi a oportunidade perfeita para os gentios começarem a conhecer a Deus.
Foi então que no ano 198 a.c Israel foi dominada pelos Sírios. Tudo ia bem até alguns sírios se estranharem com alguns sacerdotes judeus. Para vingar-se dos judeus, marcharam contra eles, saquearam o templo, cancelarão os direitos que o povo judeu tinha de seus sacrifícios diários, e ainda colocaram dentro do templo a imagem do deus Júpiter bem em cima do altar de incenso dos judeus. Obrigaram os judeus a comerem carne de porco, o que era contra a lei judaica, e ainda ofereceram holocaustos em seu altar como sinal de desprezo a consciência religiosa dos judeus. Este período representa uma época negra para o povo de Israel.

Porque Deus se cala?

1) A primeira resposta quem nos da é a psicologia; (J.-D. Nasio).
“Dentre todas as manifestações humanas, o silêncio continua sendo a que, de maneira muito pura, melhor exprime a estrutura densa e compacta, sem ruído nem palavras, de nosso inconsciente próprio” Ou seja o silencio de alguém pode levar a outras pessoas a uma reflexão.
Mateus 27.12 nos diz que enquanto Jesus era acusado de coisas que não havia feito JESUS NADA RESPONDEU.
O silencio de Deus era a forma Dele fazer seu povo refletir sobre sua ingratidão apesar de tudo o que Deus havia feito até então.

2) Segundo a psicologia também, o silencio é a melhor forma de repreender a uma criança mimada.Quando uma criança começa a fazer birras e exigir certos mimos, a melhor maneira de se tratar é ignorá-la.
Deus estava tratando através de seu silencio das birras e mimos de seu povo.



3) O silencio é um sinal de respeito já que geralmente nos calamos em velórios, audiências públicas, cultos religiosos, concertos musicais, vestibulares, ou durante a execução do Hino Nacional, o silêncio é sinal de respeito e sintonia espiritual. Deus respeitava a decisão de seu povo em decidir manter-se longe Dele, porem como Ele não poderia ficar sem fazer nada a respeito.
4) O silencio também pode ser a forma de alguém se preparar para alguma ação extraordinária. Quando nos calamos temos mais tempo para ouvir e analisar o que podemos absorver o que for útil para nós.
5) O silencio revela uma profunda sabedoria : Eclesiastes 9:17. Provérbios 11:12.
6) Mas a maior função do silencio de Deus com o povo judeu, foi sem duvidas gerar nesse povo uma fome intensa por Ele.
Desde Abraão até Malaquias, Deus sempre se manifestou de maneiras visíveis, quer seja com sinais, ou até mesmo falando aos seus profetas. Deus sempre esteve por perto. E ainda assim o povo sempre contrariava ou duvidava da vontade de Deus. O silencio de Deus termina quando envia seu único filho com o propósito de nos aproximar novamente a Ele. Deus se cala por 400 anos gerando em seu povo uma vontade ardente de se aproximar dele.
O fato de Deus estar calado não significa que Ele não esta se movendo. É no silencio de Deus que ele prepara seus maiores e melhores feitos.

VIA GRITOS DE ALERTA.
Jovens Fortes

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...