domingo, 4 de março de 2012

ASC 7 COISAS QUE O DEUS ABOMINA

 Provérbio 6:16-19
 

Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que Ele abomina: (17) olhos altivos,

Língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente; (18) coração que maquina projetos

Iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; (19) testemunha falsa que profere

Mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.


Este estudo há de servir como alerta para nós. Não incorramos em praticar qualquer destas coisas tão abomináveis para o nosso Deus. Lembremos de Pv 15:3 “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”.


Há uma promessa no livro de Provérbios que quero lembrar com os irmãos, antes de estudarmos o que O aborrece: Pv 16:7 “Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele”.


DEUS DETESTA OLHOS ALTIVOS.

Como os olhos são as janelas da alma, eles transmitem o que está em nossos corações. Um coração cheio de arrogância, prepotência e soberba se mostrará no tipo de olhar da pessoa.


Há alguns textos nos Evangelhos que contam dos olhares de Jesus, de como Ele transparecia seus sentimentos pelo olhar: Mc 10:21 “E Jesus, olhando para ele, o amou, e lhe disse: uma coisa te falta...” (ao jovem rico); Mc 3:5 “E olhando em redor para eles com indignação, condoendo-se da dureza dos seus corações, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele a estendeu, e lhe foi restabelecida.” (na sinagora, onde as pessoas o observavam para ver se “pecaria” curando um homem num sábado).


Pv 21:4 “Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado”.

Pv 30:12 e 13 “Há gente que é pura aos seus próprios olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia. Há gente cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima.”


Pv 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda”


DEUS DETESTA A LINGUÁ MENTIROSA

Quando pensamos em mentira, automaticamente lembramos do “pai da mentira”, Satanás. Foi o próprio Jesus que assim declarou: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44).


Há diversos provérbios que alertam para os malefícios da mentira, do mexerico e da difamação:


Pv 18:8 “As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas”.

Pv 18:21 “A morte e a vida estão no poder da língua...”


Pv 16:27 “O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente”.


Pv 20:19 “O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios”.


Pv 21:6 “Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte”.

Pv 21:23 “O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma”.


Pv 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite”.


DEUS DETESTA MÃOS QUE DERRAMA SANGUE INOCENTE.

O Senhor detesta a violência, o homicídio. O primeiro homicídio relatado na Bíblia foi o de Abel, em Gn 4:8-10: “Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: não sei; sou eu o guarda do meu irmão? E disse Deus: que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim deste a terra”.


O espírito de violência está disseminado pelo mundo. Numa rápida olhada pelo jornal deste sábado vi diversos relatos de violência: no Maranhão, já são 21 meninos e adolescentes assassinados desde 1991 com os mesmos requintes de perversidade, sendo que nestes últimos dias foram 2 casos; no interior do Estado um adolescente de 16 anos assassinou um ex ministro e sua esposa, idosos, porque o homem se recusou a emprestar o carro para ele, que era filho do caseiro da fazenda; há um relato de um filho que matou o pai numa briga e diversos outros. A violência está banalizada.


DEUS DETESTA CORAÇÃO MÁ.

No caso de Caim, o Senhor o advertiu de que seu coração estava contaminado pela maquinação do mal (“se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar” Gn 4:7).


Tiago explica o processo do pecado: Tg 1:13 “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. (14) Cada um, porém, pé tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupscência; (15) então a concupscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado sendo consumado, gera a morte”.

Em Pv 6:12 a 15, a Palavra de Deus descreve o “homem vil e iníquo”: “anda com a perversidade na boca, (13) pisca os olhos, faz sinais com os pés, e acena com os dedos; (14) perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. (15) Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado sem que haja cura”.


Pv 11:20 “Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite”.


DEUS DETESTA PÉZ QUE CORREM PRO LADO DO MAL.

É preciso pedir a Deus, sempre, sabedoria. Precipitações, impaciência, ingenuidade, fraqueza, tentações, ciladas do Maligno... bem podem nos levar a “correr para o mal”.


A Bíblia tem um alerta para nós: Pv 19:2 “Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho”.


Por isso temos a necessidade dos conselheiros: Pv 15:22 “Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem”.



DEUS DETESTA TESTEMUNHA FALSA

Em Atos 6 temos o relato de como Estevão teve que enfrentar acusações de falsas testemunhas: “e apresentaram falsas testemunhas que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras contra este santo lugar e contra a lei; porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu” (At 6:13 e 14).


No julgamento de Jesus os judeus do Sinédrio usaram o mesmo precedente contra o Senhor (Mt 26:59ss).


Talvez o caso de falsas testemunhas mais escandaloso de todos os tempos se encontre em Mateus 28:11-15, no caso do suborno dos guardas do sepulcro de Jesus, para que testemunhassem uma versão mentirosa, do roubo do corpo enquanto eles dormiram.


Pv 19:5 “A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará” (no verso 9 esta palavra é repetida!).


DEUS DETESTA SEMEADORES DE CONTENDA

O homem vil e perverso de Pv 16:27-30 : “O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente. (28) O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos. (29) O homem violento alicia o seu vizinho e guia-o por um caminho que não é bom. (30) Quando fecha os olhos fá-lo para maquinar perversidades; quando morde os lábios, efetua o mal”.


Pv. 26:20 “Faltando lenha, apaga-se o fogo; e não havendo difamador, cessa a contenda. (21) Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. (25) Quando te suplicar com a voz suave, não o creias; porque sete abominações há no seu coração. (26) Ainda que o seu ódio se encubra com dissimulação, na congregação será revelada a sua malícia”.


Pv 17:9 “O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afasta amigos íntimos”.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...