sábado, 18 de fevereiro de 2012

O ENGANADOR



João 8.44


Introdução

Nesta manhã quero lhe falar sobre a estratégia que Satanás usa para arruinar a sua vida cristã e (se possível) destruir você.

Minha intenção é ajudá-lo a detectar e derrotar a estratégia de Satanás contra a sua vida.


Então, esse é um tema profundamente sério para todo o crente... Satanás é estratégico, ele quer frustrar todos os planos de Deus para a sua vida... e, não se surpreenda se ele fizer todo o possível para evitar que você se beneficie com este estudo... mas ele não alcançará êxito, em nome de Jesus. Amém?!


Porém, tome o devido cuidado... você poderá ser distraído... você poderá tornar-se crítico e não gostar desse assunto... então, sugiro que você peça ao Senhor que o ajude e o proteja enquanto estiver estudando a Palavra de Deus nesta manhã.


Nós vamos orar...


Na Bíblia, lemos em Jo 8.44, informações sobre quem é Satanás... a Escritura revela ser ele mentiroso e pai da mentira.

Numa nota de rodapé da Bíblia de Estudo Pentecostal, está esta lembrança: "A mentira é uma destacada característica do diabo". Ele é enganador.


E como enganador, Satanás tem um alvo muito especial em mira. Sabe qual é? ...a sua mente - sua mente é alvo do Enganador.


Leia comigo 2Co 11.3 e confira isto:

Quando Satanás desejou fazer com que o primeiro homem (Adão) e a primeira mulher (Eva) pecassem, ele começou atacando a mente deles.


Por que Satanás desejaria atacar a sua mente? ...é porque a sua mente faz parte da imagem de Deus através da qual Deus se comunica com você e revela pra você qual é a vontade que Ele tem para a sua vida.


Infelizmente, muitos crentes não dão importância à mente... mas é através da mente que podemos receber revelação de Deus... é através da mente que...


Mas, então, se Satanás consegue fazer você acreditar em uma mentira, então ele pode iniciar em sua vida um processo pra levar você ao pecado.


Sempre que Satanás conseguir fazer com que você acredite numa mentira, então ele também conseguirá que você peque.

O pastor norte-americano Rick Warren, escreveu em seu livro, que aliás, você faria bem você comprar amanhã de manhã, bem cedo... o livro Poder Para Ser Vitorioso. O pastor Rick Warren escreveu: "O pecado sempre começa na mente".


Por isso que Satanás ataca sua mente... e é por isso também, que você deve aprender a proteger a sua mente dos ataques do Enganador.


Na carta de Paulo aos filipenses, temos um precioso ensinamento sobre proteção da mente, é uma receita.

Lemos em 4.8: "...irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas".


A Palavra de Deus ensina pra nós: se algo não for verdadeiro, se não for nobre, se não for correto, se não for puro, não permita que entre para a sua mente.


Porque a sua mente é muito preciosa - nela você recebe revelação de Deus, conhecimento de Deus, verdade de Deus.


E o apóstolo Paulo escreveu aos Rm 12.2, que quando a nossa mente é renovada (e ela é renovada pelas verdades de Deus, pela Palavra de Deus), então, você pode "...experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Isto é tão fascinante, que a revista Superinteressante na edição de Dez/2001, reportou: "Como um órgão com a consistência de um pudim é capaz de criar pensamentos, memória, medo, prazer e toda a complexidade que distingue o homem de outras espécies?"


A ciência tem descoberto coisas fantásticas sobre a mente... ela é como um supercomputador, que pode armazenar fatos e impressões, e até emoções, e se lembrar deles anos mais tarde... vamos ao passado por meio da memória, e chegamos ao futuro por meio da imaginação...


Nossa mente é capaz de fazer o que 500 toneladas de equipamentos eletrônicos não podem fazer!


E Satanás conhece o tremendo poder de nossa mente e por isso, ele tenta, ele procura capturá-la.

E sabe qual é a arma, usada por Satanás, para capturar a nossa mente? ...a arma dele são as mentiras.


Vimos em Jo 8.44, que ele é enganador! ... ele é mentiroso. O diabo mente para os seus próprios demônios!


E lógico, ele nunca diz: "Isto que estou dizendo é uma mentira". Ele não faz isto... como enganador que é, Satanás sempre mascara suas mentiras como sendo a verdade de Deus.


E por qual propósito Satanás faz isto? ...o alvo dele é a sua mente, e a arma dele são as mentiras, mas, qual é o propósito dele?

O propósito de Satanás, em atacar a sua mente, é fazer você ignorar a vontade de Deus.


A vontade de Deus, já lemos na Bíblia, é "boa, agradável e perfeita" (Rm 12.2)... e Jesus revelou que obedecer a vontade de Deus dá prazer, causa satisfação à nossa vida.


Jesus declarou, lemos em Jo 4.34: "A minha comida - disse Jesus - é fazer a vontade daquele que me enviou". Fazer a vontade de Deus é tão prazeroso quanto um prato de comida... cumprir a vontade de Deus satisfaz nossa vida!


Mas, se Satanás puder fazer você ignorar a vontade de Deus, essa satisfação será roubada da sua vida.

Se Satanás conseguir que você ignore a vontade de Deus, você vai tomar decisões erradas, você vai se envolver em atividades pecaminosas, você vai viver um tipo errado de vida.


Mas, louvado seja o Senhor, você tem uma defesa!

O alvo de Satanás é a sua mente? ...a arma de Satanás é as mentiras? ...o propósito dele é fazer você ignorar a vontade de Deus?


Mas, Amado(a), a Palavra de Deus é a sua defesa... apenas a Palavra de Deus pode revelar e derrotar as mentiras do diabo.

Foi essa arma que Jesus usou quando foi tentado por Satanás no deserto. Lemos no evangelho de Mateus 4, que Jesus se defendia e atacava, dizendo: "As Escrituras Sagradas afirmam" e passava a mencionar o que dizia a Palavra de Deus, e por fim, lemos isto: "Então, o diabo foi embora..." (v.11).


Foi assim: para derrotar Satanás, Jesus não usou o Seu poder divino... Ele usou a mesma arma que está a nossa disposição hoje: a Palavra de Deus.

Tem havido muitas pessoas que estão acreditando na mentira de Satanás... uma proposta de trabalho é feita, e, aparentemente pode até "parecer correta", mas se ela não estiver baseada na verdade da Palavra de Deus, não vai ser bênção para você.


Um casamento pode parecer "a coisa certa" do ponto de vista humano, mas se choca com os princípios da Palavra de Deus, está errado.


De vez em quando, nós pastores, temos visto negócios falirem e casamentos não durarem, porque não foram feitos de acordo com a vontade de Deus... alguém acreditou na mentira de Satanás.


Conclusão

Aprenda, pois, isto: Satanás é enganador...

O alvo dele é a sua mente... a arma dele é a mentira... o propósito dele é fazer você ignorar a vontade de Deus.


E contra isto, a sua única defesa, amado irmão, é a Palavra de Deus.


Há quatro coisas que você precisa fazer com a Palavra de Deus:

Primeiro, você tem de conhecer a Palavra de Deus... você deve estudar a Bíblia - o estudo da Bíblia não é um luxo; é uma necessidade pra você.


Segundo, você tem de memorizar a Palavra de Deus...a memorização de versículos não é coisa só para crianças na classe dominical - adultos precisam da Palavra de Deus mais do que as crianças (se você não sabe de um método de memorização da Bíblia, eu posso fornecer um para você).


Terceiro, você tem de meditar sobre a Palavra de Deus, tem de digerir aquilo que lê nela.

As pessoas em minha célula tem usado uma caderneta, onde, diariamente, anotam três coisas quando lêem a Bíblia: O que a passagem ensina sobre Deus; o que a passagem ensina sobre a vida cristã; e o que a passagem ensina sobre o que Deus quer que a pessoa faça.


E em quarto lugar, você tem de usar a Palavra de Deus na luta contra o diabo... tem de fazer conforme Jesus fez: Quando Jesus enfrentou Satanás no deserto, Ele usou a Palavra dizendo: "está escrito" e citou a Palavra de Deus.


Ministração

Terá havido em sua vida um momento no qual você pensou que estava fazendo a coisa certa, mas que somente trouxe tristeza e amargura... porque tudo não passou de um engano?

Do ponto de vista humano, parecia ser a coisa correta, vender a casa... comprar o carro... noivar-se com aquela pessoa... aceitar aquela proposta?


...porém, mais tarde, você percebeu que havia caído num engano... percebeu que o que parecia ser bom aos olhos naturais, era falso, era mentira, mentira de Satanás?


A lição que você pode tirar de tudo que aconteceu é que, naquela época, Satanás conseguiu levar você a ignorar a vontade de Deus, porque você não soube usar da Palavra de Deus para se defender...


Você não era sério com a Palavra de Deus... você não estava muito comprometido com a Palavra de Deus...


Hoje, Deus mostra a necessidade de você se firmar na Palavra a fim de detectar e derrotar a estratégia de Satanás em sua vida.


Você também pode ter sua dor, tristeza ou amargura, estancada hoje, mediante uma ação especial do Espírito Santo em sua vida.... há uma unção de cura interior a ser liberada sobre sua vida...

VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...