segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SER LIDER NÃO É MANDAR , É SERVIR .


O objetivo desse manual de treinamento não é levantar discussão sobre liderança , mas sim, reforçar a necessidade de que os líderes  recebam treinamento e oportunidades para atuar nas congregações. A partir da estratégia básica proposta , cresce muito a necessidade de despertar e treinar novos líderes, envolvendo-os em funções específicas, de acordo com as cinco áreas de ação da Igreja.

Nesse sentido o manual do líder de grupos quer oferecer alguns subsídios para o despertamento e treinamento de líderes de grupos e departamentos, e também, chamar atenção para algumas oportunidades no exercício de liderança.

2 - Como Jesus vê o líder Selecionamos dois textos bíblicos que mostram Jesus treinando líderes, seus próprios discípulos. Não são textos que falam especificamente de liderança, mas textos que mostram como Jesus aproveita situações do dia a dia do seu ministério para incutir em seus discípulos alguns princípios, alguns conceitos que seriam vitais na sua liderança, presente e futura, na Igreja.

2.1 - Mateus 20.20-28:
a) Liderar não significa ocupar postos importantes (v 21)
b) Liderar não significa dominar, ser maior, ser servido (v 25)
c) Liderar significa servir (vv 26-28)

2.2 - Lucas 22.24-27
a) O líder cristão não busca aplausos (v 25)
b) O líder cristão serve (v 26)
c) A grandeza e a importância estão no servir.


Em resumo: Liderança é uma humilde atitude de serviço! Jesus vê o líder como alguém que serve!


3 - Filosofia de Liderança Cristã

O texto que segue foi elaborado a partir de afirmações extraídas do livro Como Se Forma Um Líder Cristão, de Ted W. Engstrom.

A pergunta diretiva é: Como formar líderes e envolvê-los no trabalho da igreja?

3.1 - O que é um líder?
- Nicholas Murray Butler disse: "Há três tipos de pessoas no mundo - as que não sabem o que está a acontecer, as que observam o que está a acontecer e as que fazem com que as coisas aconteçam". Estes são os líderes!
- Líderes são aqueles que mexem com os outros. Que mexem com a cabeça e o coração dos outros.
- Líderes são aqueles que influenciam o pensamento e a atitude das pessoas, não em torno de si mesmos, mas em direção a um objetivo, a uma meta claramente definidos.

3.2 - O que é um líder cristão?
- Não é aquele que faz todo o trabalho na igreja. Não é aquele que diz como o trabalho deve ser feito. Mas é aquele que envolve as pessoas no trabalho.
- É aquele que influencia o pensamento, as palavras e as atitudes das pessoas de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo.
- É aquele que por suas palavras, atitudes e exemplo de vida influencia, desperta, encoraja, envolve e orienta a vida e o serviço cristão dos outros.

3.3 - Como identificar um líder cristão?
- A estrutura funcional de uma igreja (congregação) é muito importante na identificação dos líderes. Se a vida de uma igreja apenas gira em torno do culto, a reunião do grande grupo, é muito provável que os líderes permaneçam escondidos.
- Por outro lado, é no pequeno grupo que o líder desponta. É lá que ele tem a oportunidade de falar, de fazer orações publicamente, de conhecer melhor as necessidades e programas da igreja e participar. É no pequeno grupo que ele recebe as primeiras tarefas. Também é no pequeno grupo que ele se sente mais encorajado para agir .
- Ajudar as pessoas a descobrir seus dons é outro passo importante neste processo de identificar os líderes dentro da igreja.
- Prestar atenção aos diversos tipos de liderança.

3.4 - Como se forma um líder cristão?
- Liderança também é um dom de Deus (1 Co 12.4,11).
- O líder não se forma em grandes cursos ou treinamentos de finais de semana. Estes cursos e treinamentos são ótimos para despertar, motivar, encorajar e ampliar a visão dos líderes. (Normalmente, os que participam de cursos e treinamentos já exercem algum tipo de liderança na igreja).
- O líder cristão é formado no dia a dia da vida da igreja, mediante:

a) Associação. O grande exemplo foi Jesus. Ele decidiu "andar com seus discípulos". Ele não apenas ensinou leis, regras, dogmas, mas os discípulos assimilaram tudo o que ouviram dele e tudo o que viram no seu modo de agir. Líderes cristãos são formados na medida em que ouvem, na medida em que observam a ação de outros e na medida em que recebem oportunidades para agir.

b) Delegação. Em muitos casos, há cristãos que têm o dom de liderança. No entanto, falta-lhes a iniciativa no exercício de algum tipo de liderança. Eles precisam receber a delegação de tarefas. Alguém precisa dizer-lhes onde, como e quando atuar. Jesus também "chamou doze e passou a enviá-los de dois em dois..."(Mc 6.7).


A delegação contém quatro idéias básicas:
1º - Transferência de trabalho
2º - Transferência de autoridade
3º - Aceitação da responsabilidade
4º - Acompanhamento e prestação de contas.

c) Formação e informação: Formar líderes precisa ser visto como um processo. E este é um processo que não termina. Ele se renova. Este processo de formação de líderes precisa acontecer na congregação, com objetivos e metas claramente definidos. Cursos e treinamentos distritais também são muito importantes, mas estes precisam ser completados por um programa de formação de líderes em cada congregação.

Muitos líderes não despontam, por falta de informações, por desconhecerem os objetivos
da Igreja Cristã e de sua congregação. Muitos não sabem o que fazer na igreja. Cristãos bem informados se envolvem com mais determinação.

d) Treinamento prático: Não se forma líderes sem o treinamento prático. O novo líder aprende fazendo, apoiado e amparado por alguém.

3.5 - Que líderes(coordenadores) necessita hoje?

a) - Líderes de grupos menores.
- Coordenadores de departamentos (não só presidentes de reuniões).

b) - Líderes que atuam segundo as cinco funções da Igreja:
- Líderes no ensino (Escola Dominical, instrução, grupos de estudo bíblico...)
- Líderes no serviço social (coordenadores).
- Líderes na evangelização (que possam evangelizar e treinar outros).
- Líderes na comunhão (que reúnem e aproximam os cristãos)
- Líderes na adoração (música, cultos, Portas Abertas)

c) - Líderes que atuam segundo os dons que receberam de Deus (Rm 12.6-8).

3.6 - Características do líder cristão:
a) Humildade e espírito de serviço (não apenas comandante).
b) Responsabilidade (que se possa confiar nele)
c) Sinceridade (transparente, leal, honesto)
d) Coragem (pronto para correr riscos)
e) Visão (que saiba olhar para frente; que saiba planejar)
f) Atitude (que seja coerente)
g) Entusiasmo ( para motivar e transmitir vida)

3.7 - Visão do líder cristão:
- Conduze-te de tal maneira que te tornes dispensável!


VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...